O Ministério da Justiça lançou, nesta segunda-feira (24), a campanha de carnaval Bebeu Perdeu, com foco no enfrentamento ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
Cinco vídeos já estão disponíveis no canal do YouTube JusticaGovBr. Além de circularem nas redes sociais, eles serão exibidos nas salas de cinema da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também foram preparados outdoors e painéis para os aeroportos nas principais cidades com carnaval nesses estados.
A campanha foi feita com base em uma pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad/MJ) ao Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Segundo o secretário da Senad, Vitore Maximiano, o estudo mostrou, em 2010, que 60,5% dos jovens estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2 e 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, já consumiram álcool.
Desse total, 41,5% são do sexo masculino e 43,5% feminino; 15,4% estão na faixa etária de 10 a 12 anos, 43,6% entre 13 a 15 anos; 65,3% de 16 a 18 anos e 63,3% com 19 anos ou mais.
O 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas foi realizado em 2010 entre estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino nas 27 capitais brasileiras. A amostra final em cada capital variou entre 348 e 2.310 estudantes de escolas públicas, e 115 e 1.763 estudantes de escolas particulares, totalizando 50.890 alunos distribuídos em cerca de 900 escolas de todo o país.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o uso do álcool na adolescência é um ponto extremamente delicado, e fez um apelo aos comerciantes que vendem bebidas alcoólicas durante as festas. "Fazemos um apelo social aos comerciantes, aos órgãos de controle social e aos adolescentes, que acreditem que o carnaval e a vida podem ser curtidas sem o uso do álcool”.
O Ligue 132, antigo VivaVoz 132, oferece atendimento gratuito de orientação e informações sobre os riscos do uso de drogas e seus efeitos no organismo. O serviço faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, iniciativa do governo federal para o enfrentamento de drogas.
Para acessar o 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas, clique aqui.
Fonte - Ministério da Justiça