Fumantes do sexo masculino são três vezes mais propensos a perder cromossomos Y, mostra pesquisa

Fumantes do sexo masculino são três vezes mais propensos a perder cromossomos Y, mostra pesquisa
Homens que fumam são três vezes mais propensos a perder seus cromossomos Y que os não fumantes. A conclusão é da pesquisa da Universidade de Uppsala, na cidade de Uppsala, na Suécia, publicada pela revista americana “Science”. Uma vez que a perda desses cromossomos está associada a um maior risco de idosos do sexo masculino terem câncer, a descoberta pode ajudar a explicar o motivo de homens desenvolverem tumores e morrerem da doença em maiores proporções que mulheres e também o motivo de o fumo parece ser um fator de risco maior para eles que elas.

Os cientistas analisaram dados de mais de seis mil homens, levando em conta idade, hábitos de exercício, níveis de colesterol, nível educacional e outros fatores de saúde e de comportamento. Eles descobriram que é mais comum que o cromossomo Y, importante para a determinação do sexo e produção do esperma, desapareça das células sanguíneas fumantes em comparação aos homens que nunca fumaram. Esse efeito depende do nível de dependência do usuário. Alguns homens que pararam de fumar, por exemplo, chegaram a recuperar cromossomos Y. Uma das explicações para isso é a de que a perda de cromossomos Y seja um processo dinâmico e reversível.

Ainda não está claro se a perda dos cromossomos Y é a causa do desenvolvimento do câncer ou se é um indicador de danos gerais causados nos cromossomos por causa do tabagismo. No entanto, indica que o hábito de fumar é um fator de risco evitável para a perda de cromossomos Y.

O estudo lembra que o tabagismo matou cerca de cem milhões de pessoas ao longo do século XX e deve matar um bilhão no século XXI. Apesar de o câncer de pulmão ser o principal tipo de tumor associado ao tabagismo, fumar é um fator de risco para outros tipos da doença, fora do aparelho respiratório, que são mais comuns em homens que em mulheres.


Fonte - O Globo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador