6º Passo - Prontificar-se

Trabalhando a boa vontade e comprometimento



Após os 5 primeiros passos, se os trabalhamos com minúcia e boa vontade, estamos agora aptos a desenvolver e por em prática essencialmente alguma humildade. Somos capazes de ver a nós mesmos, mais claramente.



6º Passo "Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter."




Este, é um dos passos que não "funciona" de forma imediata, ou seja, nada vai acontecer de uma hora pra outra, como num estalar de dedos. É um longo processo, que frequentemente pode durar toda uma vida. Estar completamente pronto, é atingir um estado espiritual onde nós estamos não só conscientes de nossos defeitos, mas cansados deles, e confiantes de que o Deus da nossa compreensão removerá o que for preciso.

Ao iniciar este processo, alguns destes nossos defeitos, são tão claros e gritantes, que aparece uma reação imediata diante deles, pela qual queremos que eles sumam, hoje mesmo. Estamos vendo-os pela primeira vez em toda a sua "glória", mas, ao passar esta primeira reação, na verdade estamos prestes a encarar nossos "medos" e inseguranças, diante da "falta" desses defeitos em nossas vidas. Alguns, nem bem defeitos chegam a ser, mais parecendo técnicas de sobrevivência, construídas ao longo de toda uma vida, construção esta, norteada pela adicção.

"A adicção para alguns, criou uma espécie de imagem, e pensamos que nos tornamos com o tempo, "pessoas bacanas apesar de...", e se nos tornarmo-nos agora "cidadãos respeitáveis", ou pessoas "normais", não vamos saber como conviver com isso. É aquela história: "Existem partes de mim, que ainda gosto como são...", ou, "sou assim mesmo...é o meu jeito de fazer as coisas". Vem inevitavelmente certo medo, e insegurança diante daquilo que é novo para nós, daquilo que até agora, desconhecíamos. Isso é normal. Importante salientar, que, todos nós somos pessoas "normais". A adicção não torna as pessoas anormais, a adicção, ou dependência química é uma doença, tratável, e se estagnada, o portador pode viver uma vida plena e completa, melhor até quem sabe, do que aqueles que não possuem a doença.

Nossos defeitos, ou falhas de caráter, em sua maioria não surgiram do dia pra noite, em grande parte estas falhas já existiam antes mesmo do uso de substâncias propriamente dito, pois que temos que lembrar que, o uso de drogas, é somente a ponta do iceberg, é a bem dizer, uma consequência da doença, e não o principal dela.

Somos ainda inseguros? Ainda tentamos provar aos outros o quanto somos melhores? Usamos de subterfúgios e pequenas mentiras? Ainda somos desonestos? Não nos colocamos na situação do outro, entendendo que todos tem necessidades? Estes são alguns exemplos óbvios de comportamentos e por que não "sentimentos" que estão enraizados em nós...


A droga agora, deixou de ser o "problema", pois, paramos de usar. Iniciamos o processo dos passos, e começamos a limpeza interna, o foco agora então, inevitavelmente aponta para nós mesmos. Nesse momento é necessário deixar que esta luz, revele quem somos de verdade, e que nossa confiança no Poder Superior, alimente a boa vontade em querer caminhar para aquilo que gostaríamos de nos tornar, pessoas melhores.

Precisamos manter a confiança e a esperança que o processo de recuperação funciona, mesmo no caso dos defeitos mais enraizados.

Que Deus removesse...

O sexto passo deixa claro que somente um poder maior do que nós mesmos, pode remover nossos defeitos de caráter, isso requer um nível de compreensão tal acerca deste passo, que nos permita efetivamente levar a bom termo uma rendição verdadeira.

A primeira coisa que fazemos, como foi dito anteriormente, e decidir  que não queremos mais nossos defeitos de caráter. Infelizmente, isso se torna tão inútil, quanto nossas tentativas fracassadas de controlar nossa doença. Podemos até ter sucesso durante algum tempo, mas iremos constatar, que alguns destes defeitos são parte de nós, e estaremos sujeitos a repetir nossos piores defeitos, em situações estressantes.

O trabalho do sexto passo então, é muito parecido com o trabalho dos dois primeiros passos. Requer uma RENDIÇÃO, um olhar no sentido de que, fomos DERROTADOS por uma força interna, que só nos trouxe dor e degradação. Precisamos assim, aceitar o fato de que não podemos remover por nós mesmos, nossas própria imperfeições, e nos prepara então para pedir, no sétimo passo, que o Deus de nossa compreensão remova-as para nós.

Nossos defeitos

Porque temos certas atitudes? É culpa de alguém? Quando foi que nos sentimos assim pela primeira vez? Porque? Como? Onde?. Há um cuidado essencial, em evitar a obsessão neste passo, pois esta nos levará a perder o foco real do sexto passo. O objetivo, é aumentar  a CONSCIÊNCIA a respeito das nossas falhas e defeitos de caráter, para nos prontificarmos inteiramente a tê-los removidos, e não analisar sua origem ou causa.

Veja um exemplo, temos necessidades, todo ser humano as tem. Por exemplo, precisamos de amor. Nossos defeitos entram em ação então, na maneira como buscamos este amor, e esta é a chave. tendo consciência de quem realmente nos tornamos, teremos consciência para analisar se nossas ações estõa sendo norteadas por antigos defeitos de caráter, ou seja, forçamos situações usando meios e mecanismos falhos e deturpados, ou realmente estamos agindo naturalmente e de maneira normal em uma situação?

Uma medida prática, é por exemplo, ao verificar os defeitos, saber qual o principio espiritual oposto a ele, e fazer uma comparação em nossas ações.

Princípios Espirituais

Agora de fato, podemos perceber claramente nossas imperfeições, no cotidiano de nossas vidas. Podem existir momentos, em que nossa consciência enfraquece, e deixamos de vigiar nossos atos nas mais variadas situações. Para aqueles que estão pela primeira vez experimentando o trabalho com o sexto passo, pode parecer que realmente teremos que, muitas vezes, despender uma energia enorme para não deixar que as circunstâncias nos levem a velhos hábitos, comportamentos, e falhas. Mas, a confiança e a PERSEVERANÇA nos fará, a cada dia de esforço, e a cada situação SUPERADA, deixar as coisas cada vez mais leves, com o passar do tempo. Quando nos posicionamos como "fortes", eis que estaremos fracos...ao sempre lembrar de nossas fraquezas, seremos "fortes. Ao contrário do que possa parecer, a dependência de um Poder Superior em nossas vidas, e o firme propósito de mudança com confiança e perseverança, nos tornarão cada vez mais livres.
6º Passo - Prontificar-se
Palavra Chave deste Passo - Ação Necessária

6º Passo - Prontificar-se
Imprescindível
6º Passo - Prontificar-se
Posicionamento
Estamos em busca, de uma melhora gradual, mas constante, e não uma perfeição instantânea.

O princípio espiritual da BOA VONTADE, indica que estamos dispostos a uma mudança, e nos esforçaremos para isso. Se fomos desonestos, vamos nos esforçar em busca da honestidade, seja em palavras, atos, pensamentos, ações, ou atitudes.

Veja um exemplo de algo que pode corroer a recuperação neste passo: Temos a consciência de que, em determinado momento, não estamos sendo totalmente honestos, mas, essa desonestidade, não terá grandes consequências, e ficamos tentados a deixar como está e seguir em frente. Esse tipo de situação, que parece pequena, é a que vai realmente por a perder o trabalho deste passo. Não existe meia honestidade, meia-verdade, ou meia-mentira. 

Existe diferença entre mentir, e ou calar. Por exemplo, não precisamos falar do nosso passado em uma entrevista de emprego, se o entrevistador não perguntar, isso não é omitir, ou mentir, apenas, o entrevistador não perguntou. Se algum dia vier a perguntar, a honestidade de fato diz então, que se for o caso, se responda as perguntas com franqueza, e serenidade, confiando no Poder Superior. Isso é CONFIANÇA e AUTO-ACEITAÇÃO.
6º Passo - Prontificar-se
Atitude

6º Passo - Prontificar-se
Traduz-se em leveza
6º Passo - Prontificar-se
Sempre necessária
ACEITAMOS nosso passado, mas nos posicionamos com COMPROMETIMENTO para modificar o presente. O grau de boa vontade que teremos que desenvolver neste passo, requer um grau correspondente de fé e confiança. Devemos acreditar que nosso Poder Superior, vai trabalhar em nossas vidas, no tempo certo, na medida do nosso esforço, e da maneira que precisamos.

Não seremos perfeitos hoje, nem nunca. Mas temos a consciência das nossas falhas, e a natureza delas, e agora com nossa melhor boa vontade prontificamo-nos INTEIRAMENTE  e não em partes, a permitir que Deus trabalha em nossas vidas, por meio desta boa vontade.

Só por hoje, isso funciona.

Mais 24 Hrs

Fonte de Consultas - Guia para Trabalhar os Passos de NA
Share:

Um comentário:

  1. Tenho muitos defeitos de caráter, e acredito que talvez nunca vou poder apagar isso na minha vida , mais estou procurando entregar ao PS todos eles .

    ResponderExcluir

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador