3º Passo - Decidimos

3º Passo - Decidimos

3º Passo de Narcóticos Anônimos: "Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos."
 
Na evolução da recuperação pessoal, este é o 3º, dos três primeiros passos, que irão abrir um caminho na obsessão pelas substâncias, sobre nossos comportamentos e emoções, e sobre nós mesmos.
 

Tomar uma decisão

3º Passo - Decidimos
Palavras Chave do 3º Passo
Nossas vontades até então nos conduziram, além do ilusório prazer da droga, à todas as situações com as quais nunca sonhávamos viver. A ação central, do passo três, é a DECISÃO. Nossa vontade própria até então, nos fazia excluir qualquer consideração diferente da qual nós queríamos. Ignorávamos as necessidades e sentimentos dos outros, e atropelávamos qualquer um que questionasse o nosso direito de fazer o que queríamos.

O terceiro passo, pode nos trazer de volta a segurança, de poder viver sem a tudo querer governar, ou manipular. Na verdade, nunca tivemos o controle real sobre nada daquilo que supúnhamos ter, desde o uso, passando pelos relacionamentos, e por fim nossas próprias vidas. Até nossas necessidades mais básicas, como higiene pessoal, foram substituídas, ou relegadas a segundo plano, em detrimento de nossa droga de preferência.

3º Passo - Decidimos
Palavras Chave do 3º Passo
Entregar, nossas vontades e vidas, não significa, que não faremos mais escolhas, muito pelo contrário. Através da ajuda de um Poder Superior,  saberemos com o tempo, distinguir a diferença entre a vontade destrutiva, e a escolha e ação construtiva. Também não significa aceitar passivamente injustiças contra nós, ou contra as pessoas pelas quais somos responsáveis. Começamos pelo pensamento de que, tudo que não é "prático", a princípio, é fruto de uma vontade, e não é espiritual.
 Exemplo:

*Lovato, recebe R$ 900,00 por mês, de salário. Tem suas despesas pessoais, mais as contas de casa, em conjunto de sua esposa. Está estudando, e se aperfeiçoando, para conseguir uma colocação melhor, e melhorar o salário. Surge a vontade, de comprar um celular, e todos temos desejos pessoais, é normal. Optar pela compra de um celular de R$ 1500,00 neste momento, não é nada prático. Portanto, comprar um celular mais barato, seria a opção correta, até que, após algum tempo *Lovato venha a melhorar o salário, permitindo-lhe mais "folga" para fazer esta compra. Priorizar neste caso, talvez seja uma das palavras chave.
Os relacionamentos, também são fonte constante de questionamentos pessoais e introspectivos. Existem banners, nas salas, e a literatura também fala a respeito, sobre hábitos, lugares, e pessoas. Muito bem. 

Então, *Hermógenes entra em recuperação, ou seja, está em abstinência, frequentando salas, estudando a literatura, praticando os passos. Mas, está já há 2, 3 anos sem ter nenhum tipo de relacionamento. Levaremos em consideração 3 anos: 2 anos na adicção ativa (mesmo que o adicto tenha uma esposa, qualquer situação conjugal ou de namoro, torna-se artificial) e mais 1 ano em recuperação. A vontade vem, é natural, o desejo por uma companhia, o carinho, sexo enfim. Pois muito bem, -Ora se não tenho namorada ainda (pensa *Hermógenes) vou pagar por isso e resolvo meu problema... Será ? Vamos ver, o programa de recuperação, é espiritual, os passos são a princípio espirituais, praticamos a fé, em um Poder Superior, então analisamos, isto (pagar por sexo), faz parte da doutrina, ou dos ensinamentos deste Poder Superior ? Será que Ele aprovaria ? Nós, não havíamos entregado à Ele (3º Passo) nossas vontades e vidas ? Então, Ele não estaria também cuidando desta situação ? Ele, falhou alguma vez ? Claro que não...Todas as respostas são óbvias. Neste caso, pagar pelo sexo, é em primeira instância, pagar para novamente preencher um vazio. Se Deus, é nosso Poder Superior, nada consta em seu manual (Bíblia Sagrada) a respeito destas situações, na verdade, se nós formos ler, é totalmente contrário aos ensinamentos do mestre. Portanto, é nosso desejo e vontade destrutiva que está gritando em nós. Ainda, existe outra consideração a respeito: "Pessoas, Hábitos, e Lugares da ativa", ora é bem claro. Arriscaremos tudo que foi conquistado por 2 horas de sexo ? Ou, estamos inconscientemente, com vontade de fazer uso novamente ? Em sua grande maioria, todos os adictos na ativa tinham o sexo pago diretamente relacionado ao uso de substâncias.

3º Passo
Palavras Chave do 3º Passo
Ainda, a literatura nos sugere que façamos a seguinte análise sobre um relacionamento: "Se em um relacionamento, tentamos transformar nosso possível parceiro em algo que ele não é, estaremos agindo por capricho. Se por outro lado, já determinamos o que queremos de um parceiro e a pessoa que conhecemos parece ter o perfil que desejamos, sem nossa intervenção, estamos provavelmente vivendo a vontade de Deus." (Guia para Trabalhar os Passos, pág. 125)

*Nomes fictícios

Há uma linha tênue que separa a humilde e honesta busca de objetivos, da manipulação sutil para obter resultados forçados.

3º Passo - Decidimos
Princípios Espirituais deste Passo
Há de que se estabelecer confiança, com nosso Poder Superior, e por mais importante que seja descobrir o que Ele significa para nós, mais ainda é desenvolver um relacionamento com Ele, qualquer que seja a nossa compreensão a seu respeito. Nesta linha, estaremos abertos para receber e estabelecer uma comunicação com este nosso Deus amoroso.

Entrega

Após estabelecer uma confiança, e tomar a decisão, com a compreensão sobre a necessidade e finalidade deste passo, passamos a entrega. Muitos iniciarão pelas vontades, em seguida pela própria vida. Pode ser difícil no começo, mas o importante, é não desistir, ou desanimar.
3º Passo - Decidimos
Princípios Espirituais deste Passo
Podemos por medo, querer negociar com nós mesmos, a entrega de apenas partes, da nossa vida, ou de nossa vontade. Isto, não funcionará. Este passo somente terá o resultado que buscamos, se a entrega for total, e isto, talvez tenhamos que fazer por repetidas vezes.

Determinadas situações, irão requerer dose extra de determinação, e decisão. Renovar a entrega, todos os dias, em contato com nosso Poder Superior, e desenvolver ações para que algumas destas situações, tenham resultado. A ação, a princípio é nossa, o resultado, vem de Deus. A confiança surgirá, depois da fé ter sido praticada, é um processo, e dará resultado.

O resultado

3º Passo - Decidimos
Neste processo e busca, a princípio poderemos focalizar uma complexidade, acerca dos passos e  das sugestões da literatura. Isto, na verdade pode ser desanimador, se persistirmos nesta linha de pensamento, então tudo se tornará pesado. Certamente, no início, teremos de desenvolver, por meio da boa vontade, um esforço extra em muitas situações, afinal, anos de adicção ativa e destruição em nossa vidas, não são facilmente resolvidos. O milagre acontecerá, mas exige certo "sacrifício" de nossa parte. A mudança, neste sentido, não é simples, nos habituamos a comportamentos, sentimentos, e situações. Mas uma coisa é certa, a mudança é absolutamente necessária.
3º Passo - Decidimos
Princípios Espirituais deste Passo

Poderemos pensar, que se deixarmos algumas pequenas coisas de lado, ou deixarmos de praticar outras, ou mesmo se por exemplo, usarmos de meias verdades vez por outra, e alguma desonestidade rotineira como aceitar um troco que foi dado a mais por engano do caixa, nada disso influenciará realmente na nossa recuperação. Grande engano. Se realmente não houver uma mudança, em todos os sentidos, estas pequenas "brechas" poderão desencadear, mais ou menos tempo, um processo que irá nos conduzir de volta aos antigos "padrões" de comportamento. E estes antigos padrões, por sua vez, poderão iniciar o processo de recaída para as drogas, cedo ou tarde. Isto, é fato.

Com o passar do tempo, após a superação dos primeiros "obstáculos", e "dificuldades", tudo parecerá, aos poucos, mais simples. Na verdade, talvez a mudança, seja uma regressão a uma condição nunca antes vivenciada: a de sermos quem realmente somos, e vivermos a vida de uma forma verdadeiramente real. O bom senso, a paciência, a razão, a serenidade, a aceitação, o esforço, a dedicação, o amor, serão os pensamentos e sentimentos, que irão substituir nossa antiga condição, e farão parte desta nova vida. Jamais deixaremos de ser adictos, a doença, ainda não tem cura, e praticaremos se assim quizermos, os passos até o fim de nossas vidas. Hoje, além do poder de escolha recuperado, podemos talvez desenvolver a grata satisfação de perceber que, não temos necessidade de nenhuma, absolutamente nenhuma substância lícita ou ilícita para viver, e sermos felizes. SPH

Literatura citada para elaboração do artigo - 12 Passos de Narcóticos Anônimos (Livro Azul) e Guia para Trabalhar os Passos de Narcóticos Anônimos
Nota - Este artigo contém também a opinião pessoal e particular do autor. 

Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade

Share: