4º - Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
Nada, pode ser mais aterrador, sob determinadas circunstâncias, do que olhar para o nosso próprio passado. Nossas ações, omissões, crimes, pensamentos, desejos, ou atitudes que, durante o uso, nos conduziram à dor, e causaram a dor aos outros, estão lá...e por muito tempo, sequer cogitávamos tocar em quaisquer destes assuntos.
Porém, por vezes este mesmo passado nos "assombrava", as lembranças, a perda, a consciência que, mesmo no uso, volta e meia nos indicava que as "coisas" aconteceram mesmo, eram reais, tinham consequências, e de uma forma, ou de outra, teríamos que olhar pra elas para o resto de nossas vidas. E a questão, não é esta. Todos temos que conviver, com as consequências de nossas escolhas, quer boas, ou ruins...a questão importante é: Como isto acontecerá, ou, de que maneira escolheremos "conviver" com nosso passado.
O 4º Passo, seria digamos assim, um começo, e um fim. Um começo, porque pela primeira vez, iremos olhar, analisar, e trazer a tona, minuciosamente nossas ações, e olharemos para elas, de frente e isto, já parte do 5º Passo. Um fim porque após realizar o inventário (e alguns podem ter dificuldade para tal) de uma maneira consciente, verdadeira e honesta, sentiremos um alívio nunca antes experimentado.
Não deve-se confundir, o 4º com o 5º Passo.
Estes, apesar de complementarem-se, são distintos. No 4º, escreveremos (sugerido) tudo, desde as nossas primeiras lembranças, até os dias atuais, tudo e absolutamente tudo, não importando se acharmos que em uma, ou noutra situação nós não éramos inteiramente responsáveis pelo resultado, e isto até pode ter acontecido. Esta análise, nós não faremos sozinhos, esta será feita no 5º Passo, com a ajuda de outro ser humano, e de Deus, quando haverá a admissão deste passado, e juntamente com esta admissão, outras forças atuarão ao nosso favor, como o perdão (nós perdoando a nós mesmos), a consciência de que tivemos também, e temos, muitas coisas positivas em nós mesmos, o alívio de "dividir o fardo" deste passado, entre outras....para em seguida, nos aliviarmos das correntes da culpa, além de, é claro, um possível feed-back, da pessoa que está nos auxiliando como padrinho/madrinha (ouvinte) do 5º passo.
O auto perdão, não é algo que acontece somente uma vez. Talvez e provavelmente, em muitas situações, teremos que nos perdoar inúmeras vezes, até realmente um dia, nos sentirmos perdoados, e nisto, Deus ajudará.
O 4º passo se repetirá ? Sim, sugere-se que, e isto seria inerente a cada um, de tempos em tempos possa se estar praticando este passo, bem como é sugerido praticar todos os demais, muitos diariamente e até inconscientemente, outros sempre que necessário.
As palavras chave deste passo são:
Aliadas aos princípios espirituais praticados:
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade