Oxi

Oxi
Se já não bastassem as drogas atuais como cocaína, crack, álcool e outras, existe  uma nova droga, conhecida entre os dependentes químicos como oxi ou óleo. Trata-se de uma droga ainda mais nefasta do que o crack pois é um subproduto dele, que já é um subproduto da cocaína.


Na composição do oxi além da pasta base da cocaína entram nada mais nada menos do que querosene, ácido sulfúrico e cal virgem. Por isso os efeitos no organismo são devastadores além de viciar no primeiro contato, tal como o crack.
Para os traficantes o custo de produção do Oxi é menor do que o do crack - com o material gasto para fazer um quilo de crack se faz de 3 a 4 quilos de Oxi.
Devido ao menor custo alguns traficantes estão repassando o Oxi como fosse o crack e essa prática tende a aumentar muito. Maior a repressão da polícia, maior o custo para o tráfico que busca “novas” drogas mais baratas… O oxi é consumido em grande parte pelos consumidores de menor nível social, de menor renda, por ser ainda mais barato que o crack. Infelizmente também são as pessoas que tem maiores dificuldades para fazer um tratamento da dependência química.

A devastação do oxi no organismo
Extremamente nocivo ao organismo, o uso do oxi perturba o sistema nervoso central e leva à “paranóia”, ao medo constante.
Mas vai além disso: causa nervosismo, emagrecimento rápido, cor amarelada, problemas de fígado, dores estomacais, dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia constante.
Apenas para ilustrar, cerca de 30% dos usuários do oxi foram entrevistados pela equipe de uma ONG de apoio ao dependente químico morreram no período de um ano – a grande maioria por efeito da droga, embora alguns também tenham sido mortos por participarem de roubos ou tráfico.

A diferença entre o crack e o oxi
A diferença entre um e outro está na elaboração do produto. Para a produção do “Oxi”, em vez de adicionar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato da cocaína, os traficantes adicionam querosene e cal virgem. A droga tem coloração mais amarelada ou esbranquiçada, dependendo da quantidade de querosene a cal usada no preparo.
Ao ser queimado a substância fica oleosa (por isso também é conhecida como óleo). Fumando num papel, o “Oxi” fica preto; se queimado em um cachimbo, a pedra fica com uma crosta oleosa.

Outro lado perverso do Oxi
Se a dependência química em relação a cocaína já é um problema seríssimo, o uso do oxi quase sempre desencadeia o consumo de álcool – cachaça, cerveja ou até mesmo o álcool de farmácia (os usuários do oxi em geral tem uma renda muito baixa). Além da dependência química o oxi pode levar ao alcoolismo.
No começo o dependente químico em oxi parece sentir uma sensação de euforia, de ânimo. Depois vem o medo, a mania de perseguição, a paranóia”. A droga só dá “barato” no momento em que está sendo consumida, e cada pedra dura cerca de 15 minutos. Para perpetuar o barato, o álcool serve de alívio entre uma dose e outra, num ritual que se alonga por mais de 6 horas, geralmente à noite.
Para conseguir mais droga e dar fim a “fissura”, é comum que os usuários se entregarem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte - www.saudeeforca.com
Share: