Femproporex

Femproporex
O Femproporex é considerado da família das anfetaminas, agindo no sistema nervoso. Desde a Segunda Guerra Mundial o seu uso tem se popularizado, pois foram usados para manter os soldados em alerta, sem sono, sem cansaço e ainda sem fome. A partir daí, começaram a ser receitados por especialistas (endocrinologistas) à pacientes que desejavam perder peso, no mundo todo.

Indicado para a pacientes acima do peso é um dos últimos recursos receitados pelos médicos. A primeira medida é sempre a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. O Femproporex age como inibidor de apetites, mas quem faz uso deste medicamento deve estar ciente de que, tomando a droga não deve deixar de comer ou continuar comendo excessivamente. Deve-se, juntamente com o comprimido, se reeducar quanto à alimentação.
O Brasil bate recorde mundial no consumismo de drogas para inibir o apetite. As estatísticas mostram um dado preocupante para a Saúde Pública. De acordo com Agência das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) cerca de 0,7% de toda a população brasileira faz o uso dessa droga. No dia 04 de outro de 2011, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária proibiu o comercio de drogas a base de anfetaminas.

O tratamento contra a obesidade só é permitido com drogas a base de sibutramina, mas ainda sim necessário que o médico responsável pelo tratamento assuma a responsabilidade e prescreva três vias da receita (para arquivar no prontuário do paciente, para ficar retida na farmácia e outra para o paciente).

Fonte - Femproporex.com

O femproporex, um agente simpatomimético com ação similar à dexanfetamina. Causa depressão do apetite e diminuição da acuidade pelo sabor e odor, o que leva a uma redução da ingestão de alimentos. Ocasiona aumento da atividade física, o que também contribui para a perda de peso. O sítio de ação é, provavelmente, o centro hipotalâmico lateral. Age inibindo o centro da fome hipotalâmico, tendo como neurotransmissor a noradrenalina.

O Brasil é maior produtor e consumidor dessa substância no mundo, segundo o relatório da ONU de 2009 sobre drogas psicotrópicas e medicamentos controlados, o Brasil produziu 72% desta substância comercializada no mundo.

Femproporex é uma uma anfetamina pesada e com poder de dependência muito forte, é proibida em muitos países do mundo. Existem outras alternativas mais seguras para o tratamento da obesidade como a anfepramona (também é uma anfetamina, entretanto o seu poder de efeito é muito mais preciso e seguro) e o mazindol (um inibidor de apetite que não pertence as classes da anfetamina). Causa efeitos colaterais como boca seca, taquicardia, a pessoa tem tendência a "falar" sem parar, ausência de apetite (óbvio), insônia, dentre outros menores. Potencialmente, causa dependência, psicológica e física.
Usado na forma comum, com a ingestão dos comprimidos, mas também na forma "aspirada", tal qual cocaína, sendo que os efeitos são parecidos sob alguns aspectos. Também é usado como aditivo a ser misturado na cocaína (mistura).

A falsa sensação de "energia", se deve ao fato da ação estimulante da droga sobre o SNC (Sistema Nervoso Central). Por isto, esta droga foi, e é muito utilizada por motoristas de caminhão por exemplo, os quais dirigem por 2, 3 noites e dias seguidos. O "efeito colateral" que resulta desta situação além dos conhecidos, é o "apagamento" instantâneo. Erroneamente, a pessoa crê que está tendo rendimento maior, e não percebe após ingerir a droga, o cansaço físico, o qual em um estado normal, alerta o nosso organismo, para a hora do descanso, do repouso. Neste caso, não há o alerta ao cérebro, sendo que (e isto depende de pessoa pra pessoa) em determinado momento, o organismo não resiste mais, e simplesmente "apaga" por si só, levando ao motorista, "dormir" ao volante.

Ainda hoje, esta droga pode ser conseguida facilmente em grndes centros, sendo vendida geralmente por camelôs "especializados", que trazem a droga do Paraguay.

Mais 24 Hrs
 
Share: