Drogas Lícitas

Quando falamos de DROGA, geralmente vem a mente algo maléfico, ruim, proibido e criminoso. E na maioria das vezes é, "na maioria", porque os remédios também são chamados de drogas (veja a palavra Drogaria por exemplo). 

Portanto nem toda substância chamada de "droga", necessariamente é ilegal, ou até ruim (se usada de acordo com prescrição médica claro). Vale também lembrar que existem algumas substâncias, que até fazem parte do dia a dia da grande maioria da população, como o Café, e os citados remédios para os mais variados fins. O Café, não pode ser considerado uma droga perturbadora, e não é. O Café, possui um estimulante chamado cafeína, que se ingerido em porções maiores, realmente eleva o "estado de alerta" do indivíduo. Mas a cafeína, ou o café em si, não causam maiores problemas. Há também o tabaco, mais conhecido em sua "embalagem" em forma de cigarros comuns. 

O Cigarro, possui nicotina, na proporção de 0,08 % para 20 g de tabaco, mais ou menos. O cigarro, ou melhor, a nicotina causa dependência física e psíquica. O HÁBITO DE FUMAR, também torna-se uma dependência. Há uma ressalva, o cigarro é uma droga considerada estimulante pela ação da nicotina, porém, NÃO É UMA DROGA ALTERADORA do SNC (Sistema Nervoso Central), tal como a maconha, cocaína, álcool, crack, benzodiazepínicos, etc. Mas o cigarro, é responsável direto por milhões de mortes anualmente em todo o mundo, dadas as consequências do seu uso para o organismo: cânceres diversos, efizema, parada cardíaca, deformações de fetos, etc. 

Os remédios, usados como "drogas recreativas", causam grandes problemas e por vezes mortes. Temos o exemplo dos anfetamínicos, que causam forte dependência, chamados e conhecidos também como "rebites" pelos caminhoneiros. Esta medicação, cuja algumas marcas são proibidas hoje, tem sua ação prescrita por médicos como inibidores de apetite, no auxílio de disfunções específicas e para o tratamento destas. Seguem os ansiolíticos, para o controle da ansiedade e humor. Os diazepínicos, para controle de insônia, depressão e ansiedade, e xaropes que contem substâncias em sua composição como a codeína. Todos este medicamentos em sua maioria são de uso controlado, alguns inclusive sendo "faixa preta", porém, não é difícil de obtê-los em uma farmácia.  

Não pode-se deixar de falar no álcool, de longe um grande vilão legalizado dos dias de hoje. Se contabilizarmos as mortes diretas, mais as indiretas pelo uso e abuso do álcool, teremos com certeza um número assustador. Esta droga, está presente em boa parte dos lares de toda a sociedade, faz parte da cultura inclusive, em todos os níveis. É utilizada para comemorações de toda a sorte, e devido à esta cultura, criam-se crenças no indivíduo que tornam o álcool um aliado emocional e social, para as mais diversas ocasiões. Infelizmente hoje, os jovens abusam muito cedo desta droga, influenciados muitas vezes pelos próprios pais, que por sua vez foram influenciados pelos seus pais, ou pela cultura social da época. O álcool mata milhares, ou milhões todo ano, e é uma das principais portas de entrada para outras drogas.

Mais 24 Hrs
Share: