Metanfetamina

Metanfetamina
A metanfetamina não é uma droga nova, embora se tenha tornado mais poderosa nos últimos anos à medida que as técnicas para o seu fabrico evoluíram. A anfetamina foi feita primeiro em 1887 na Alemanha e a metanfetamina, mais potente e fácil de fazer, foi desenvolvida no Japão em 1919. O pó cristalino era solúvel em água, tornando–o um perfeito candidato para ser injetado. A metanfetamina foi amplamente usada durante a II Guerra Mundial, quando ambos os lados decidiram manter as tropas despertas. Eram dadas aos pilotos Kamikaze japoneses doses elevadas antes das suas missões suicidas e, após a guerra, o abuso da metanfetamina por injeção alcançou proporções epidêmicas quando as provisões armazenadas para uso militar foram disponibilizadas ao público japonês.

Na década de 50 a metanfetamina era receitada como auxiliar dietético e para combater a depressão. Facilmente disponível, era utilizada por estudantes universitários, motoristas de caminhões e atletas como estimulante sem receita médica, e o abuso da droga espalhou–se. Este padrão mudou drasticamente na década de 60 com o aumento da disponibilidade de metanfetamina injetável a agravar o abuso.

Depois, em 1970, o governo dos EUA tornou–a ilegal para a maioria dos usos. Depois disso, os gangs de motociclistas americanos controlavam a maioria da produção e distribuição da droga. A maioria dos consumidores na época vivia em comunidades rurais e não podiam permitir–se pagar a cocaína que era mais cara.

Na década de 1990, as organizações mexicanas de tráfico de droga estabeleceram grandes laboratórios na Califórnia. Enquanto esses laboratórios massivos são capazes de gerar 23 kg da substância num só fim de semana, laboratórios privados menores surgiram em cozinhas e apartamentos, ganhando a droga um dos seus nomes: “stove top” (tampa de fogão). A partir daí espalhou–se através dos Estados Unidos e para a Europa, através da República Checa. Hoje, a maioria da droga disponível na Ásia é produzida na Tailândia, Mianmar e na China.
Do que é feito o cristal devastador ? A metanfetamina é um químico sintético, (criado pelo homem), ao contrário da cocaína, por exemplo, a qual vem de uma planta. O cristal devastador é comumente fabricado em laboratórios ilícitos escondidos que usam várias formas de anfetaminas (outra droga estimulante) ou derivados, misturados com outros químicos para aumentar a sua potência. Os comprimidos comuns tais como remédios para as constipações são frequentemente usados como a base para a produção da droga. O “cozinheiro” de metanfetamina extrai ingredientes desses comprimidos e para aumentar a sua potência combina a substância com químicos tais como ácido de bateria, produto de limpeza de esgotos, óleo de lanterna e descongelador.

Estes produtos químicos perigosos são potencialmente explosivos. E devido aos cozinheiros de meth serem eles próprios consumidores de drogas e desorientados, frequentemente queimam–se severamente, ficam desfigurados ou morrem, quando as suas preparações explodem. Tais acidentes põem outros em perigo nas casas ou edifícios próximos.
Os laboratórios ilícitos criam muito desperdício tóxico, assim como a produção de cerca de 2,5 kg de metanfetamina produz 2270 kg de desperdício. As pessoas expostas a este desperdício material podem ficar envenenadas e adoecer. “O dinheiro do Seguro Social não era suficiente para pagar o nosso hábito de consumo de metanfetamina e sustentar o nosso filho, por isso, transformamos a nossa casa arrendada num laboratório de metanfetamina. Armazenamos os químicos tóxicos em nossa geladeira, sem saber que as toxinas iriam penetrar (iriam para) a outra comida no congelador. Quando dei ao meu filho de três anos um pouco de queijo para comer – não sabia que lhe estava a dar comida envenenada. Estava muito pedrada com a metanfetamina para notar, 12 horas mais tarde, que o meu filho estava mortalmente doente. Mas estava tão pedrada que levei duas horas para descobrir como levá–lo ao hospital a 8 km de distância. No momento em que cheguei à sala de emergência o meu filho foi pronunciado morto por uma dose mortal de hidróxido amoníaco – um dos químicos utilizados para fazer a Metanfetamina.” – Melanie

O que é Metanfetamina

Metanfetamina
A metanfetamina é uma droga ilegal da mesma classe que a cocaína e outras drogas poderosas, de rua. Tem muitas designações – rebite, cristina, bola, speed ou meth sendo os mais comuns. O cristal devastador é usado por indivíduos de todas as idades, mas é mais frequentemente usado como uma “droga de clube”, tomada enquanto se festeja em clubes noturnos ou em festas “rave”. Os nomes de rua mais conhecidos são gelo ou cristal.

É um químico perigoso e potente, e, como todas as drogas, um veneno que age primeiro como um estimulante, mas que depois começa a destruir sistematicamente o corpo. Desta forma é associada com sérias condições de saúde, incluindo perda de memória, agressão, comportamento psicótico, potenciais danos coronários e cerebrais. Altamente viciante, a metanfetamina queima os recursos do corpo, criando uma dependência devastadora que só pode ser aliviada por tomar mais da droga.

O efeito do cristal devastador é altamente concentrado, e muitos consumidores relatam terem ficado viciados desde a primeira vez que a consumiram.

“Experimentei uma vez e BOOM! Estava viciado”, disse um dependente de metanfetamina que perdeu a sua família, amigos, a sua profissão enquanto músico e acabou como um sem abrigo. Consequentemente, é uma das toxicodependências mais difíceis de tratar e muitos morrem nas suas garras.

“Comecei a usar cristal quando estava na escola secundária. Antes do meu primeiro semestre da faculdade terminar, a metanfetamina tornou–se um grande problema e eu tive de sair. Parecia que eu tinha sarampo, proveniente de ficar a olhar–me ao espelho e me mordiscar. Passava todo o meu tempo a fazer o cristal ou a tentar consegui–lo.”
Anne Marie
O impacto dos efeitos a curto e longo prazo no indivíduo

Quando tomadas, a metanfetamina e o cristal devastador criam uma falsa sensação de bem–estar e energia, e por isso a pessoa irá ter a tendência de impulsionar o seu corpo mais rápido e adiante do que é suposto ir. Dessa forma, os consumidores de drogas experimentam uma “queda” severa ou esgotamento físico e mental depois dos efeitos das drogas passarem.

Com o consumo contínuo da droga diminui as sensações de fome, os consumidores podem experimentar extrema perda de peso. Os efeitos negativos também podem incluir: padrões de sono alterados; hiperatividade; náuseas; delusões de poder; aumento de agressividade e irritabilidade. Outros efeitos preocupantes podem incluir: insônia, confusão, alucinações, ansiedade e paranoia. Nalguns casos, isso pode causar convulsões que podem levar à morte.

Danos a Longo Prazo
A longo prazo, o uso de metanfetaminas pode causar danos irreversíveis. Aumento do batimento cardíaco e tensão arterial, lesão dos vasos sanguíneos cerebrais que podem causar derrames vasculares cerebrais ou batimento cardíaco irregular que podem, por sua vez, causar colapso cardiovascular2 ou morte; e lesões no fígado, rins e pulmões.

Os consumidores poderão sofrer danos cerebrais, incluindo perda de memória e incapacidade crescente de compreender pensamentos abstratos. Aqueles que se recuperam estão geralmente sujeitos a lapsos de memória e a extremas mudanças de humor.

Danos causados pela metanfetamina
Efeitos a curto prazo
Perda de apetite
Aumento do batimento cardíaco, pressão sanguínea, temperatura corporal
Dilatação das pupilas
Padrões de sono perturbados
Náusea
Comportamento bizarro, instável, por vezes violento
Alucinações, hiper-excitabilidade, irritabilidade
Pânico e psicose
Doses excessivas podem conduzir a convulsões, derrames vasculares cerebrais e morte

Efeitos a longo prazo
Danos irreversíveis dos vasos sanguíneos coronários e cerebrais, tensão arterial elevada, conduzindo a ataques cardíacos, derrames vasculares cerebrais e morte
Danos no fígado, rins e pulmões
Destruição dos tecidos nasais se inalada
Problemas respiratórios se fumada
Doenças infecciosas e abcessos se injectada
Má–nutrição, perda de peso
Decadência dentária severa
Desorientação, apatia, confusão exaustiva
Forte dependência psicológica
Psicose
Depressão
Danos ao cérebro similares à doença de Alzheimer, derrames vasculares cerebrais e epilepsia

Mais 24 Hrs
Share: