1º Passo - A Rendição !

1º Passo - A Rendição !


O 1º dos 12 Passos, de Narcóticos Anônimos. De maneira alguma, este post vem a ser uma espécie de tratado, ou um trabalho exato, são apenas "caminhos", ou "óticas", para que você possa entender, um pouco, do que se trata e como se aplicam, no programa de recuperação pessoal de um dependente químico, ou adicto.

O enunciado :


1-"Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas."


1-"Admitimos que éramos impotentes perante os efeitos de nossa separação de Deus, que tinhamos perdido o domínio sobre nossas vidas."



1-"Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, e que nossa vidas tinham se tornado incontroláveis" 

Notem, que inseri propositalmente, os enunciados do 1º passo, segundo AA (Alcoólicos Anônimos), segundo os "Doze Passos para os Cristãos", e o enunciado segundo NA (Narcóticos Anônimos). Os três, tem basicamente a mesma essência, sendo que o de AA, foi o original. Os três, são espirituais, ou seja, seus princípios, são encontrados na palavra de Deus. Há apenas algumas diferenças, importantes até, em Narcóticos Anônimos, o programa abrange todas as drogas, legais ou ilegais, excetuando o tabaco sobre o qual, NA não tem opinião. Em Alcoólicos Anônimos, o programa abrange de forma mais específica, o álcool apenas. E nos Doze Passos para os Cristãos, o passo, fala dos efeitos causados, pela separação do Poder Superior, Deus, da impotência diante destes efeitos, e do descontrole consequente.

Bem, o primeiro passo, tem princípios espirituais e palavras chave, inerentes à ele.


1º Passo - A rendição - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Derrota
As palavras chave são: 
  
Admissão - Impotência - Rendição - Perca do Controle

Ninguém, poderá admitir, somente o adicto, ele próprio terá de admitir a sua própria impotência, diante das drogas/álcool, o que leva também a uma rendição. A negação, já não existe mais. O que vem a ser negação ? É a negativa diante da impotência, é a relutância em admitir a derrota, é a tentativa repetida de controlar o uso, é a negação de que temos uma doença, e de que nossos comportamentos insanos, estão nos prejudicando e a outros. Negar o problema, é uma defesa da doença, e do nosso egocentrismo e auto-suficiência.
Temática Passos-1º Passo-Palavras Chave - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Palavras Chave - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Palavras Chave - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Palavras Chave - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Palavras Chave - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

O que diz a rendição neste caso ? Pense desta forma: Seria como uma luta, de um lado o lutador invencível, (a droga), e do outro o adicto, que por muito tempo insistiu em lutar com ele. Explico, a luta vem, após a constatação, ou pressão, em virtude do caos gerado pelo uso da substância, então, a pessoa devido a principalmente sua negação diante dos fatos, quer travar uma luta, já perdida na vã esperança e desejo até, de controlar o uso. No começo, aparenta-se ter vitória, mas era só uma aparência, uma ilusão, visto que cada vez, que o confrontava (a droga), perdia exemplarmente a luta. A insanidade de tentar controlar o uso: Por repetidas vezes, novamente o adicto iria tentar combater, tentar vencer (obter o controle). Sem sucesso. Até que por fim, chega a rendição. A droga só pode ser vencida, quando não há confronto direto.  Render-se, é não mais lutar, não significa não ter ação (que é fundamental), mas simplesmente não mais lutar. Aí, inicia-se o processo da vitória, e é desta maneira, que a luta será vencida, mas de outra forma. Muitos adictos, infelizmente, não tem esta rendição, e acabam por morrer nas garras da doença, sem ter encontrado a recuperação, ou por não ter tido tempo, ou por não querer a rendição. Não há ilusão, a morte é uma certeza. Existem três caminhos: PRISÃO, INSTITUIÇÕES E MORTE. A morte, chega na maioria das vezes, de forma consequente: overdose, doenças, acidentes, violência. 

1º Passo - A rendição - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Falta de controle, impotência...
A impotência, é o resultado direto da compulsão, e da falta de controle diante da droga de preferência, e da perda do poder de escolha. Finalmente, a vida, as relações familiares, sociais, trabalho, amigos, estudo, casamento, tudo, E ABSOLUTAMENTE tudo é atingido de uma forma ou de outra, pela doença, pela ingovernabilidade da própria vida, após o "mergulho", no mundo da adicção ativa. Não há, outra opção...a  cada manhã, a cada dia, o único pensamento, é o de como conseguir e obter a droga de preferência. Entram nesta fase, a dependência física (muito notada no caso do álcool por exemplo), e a psíquica (acentuada no caso do crack por exemplo). Existe, um desejo de poder sair, de parar, mas não há forças para tal...Porquê ? Justamente porque não se trata apenas da droga. Trata-se da doença da adicção, que a esta altura está no auge e em plena atividade, todos os pensamentos e comportamentos, voltam-se para o uso, e a inabilidade de lidar com a situação e com o problema, leva a usar mais e mais.

Como é que este ciclo mortal se interrompe ? Não há uma resposta única. Um choque emocional (morte de um familiar), uma súbita tomada de consciência diante da destruição (perdas seguidas em todas as áreas da vida), a constatação da própria realidade e do extremo (estado de mendicância, furtos, fome), uma repentina oferta de ajuda na hora certa, a prisão por crimes cometidos em virtude do uso e das consequências da doença, enfim...vários podem ser os motivos, e para cada um, é diferente. O também chamado "despertar", ocorre de maneiras diferentes. Infelizmente, na grande maioria dos casos segundo experiências, dificilmente esta "tomada de cosciência" ocorre no início. Mais frequentemente após experimentar um período significativo de uso, e em boa parte, após uma devastação total, na própria vida. A droga, é uma "roleta russa", muitos, não terão a oportunidade de experimentar o "despertar", a morte chegará antes. É um fato.

Segundo estudos, cada adicto causa codependência a um círculo de 30 pessoas em média, desde familiares, amigos, sociedade, vizinhos. Uns em maior, outros em menor grau. 

O Primeiro Passo, É INEGOCIÁVEL, é o único na verdade, que deve ser praticado 100%, e com absoluta consciência. O início do ingresso em um programa de recuperação, é o 1º Passo. Parar de usar, em primeiro lugar. Muitos praticam este passo todos os dias, as vezes incoscientemente. As irmandades de AA/NA, e as reuniões de auto ajuda, são a base sólida, onde os ingressantes, reavivarão este passo, a cada reunião. Por 12 Horas, por 20 Horas, por 24 Horas...Só por hoje, só por uma hora, se um dia for muito. Pequenos propósitos para si próprio, este é o começo. Com o passar do tempo, a vida e a reestruturação, com a ajuda primordial do Poder Superior, Deus, darão ao adicto sustentabilidade, e a consequente recuperação da vontade própria, do poder de escolha. Não confunde-se com força, na verdade, há um paradoxo importante: "Quando se é fraco, é aí então que se está forte. Pois se estiver se sentindo forte, eis aí a fraqueza, e o perigo."

1º Passo - A rendição - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
O único pensamento, é obter meios e maneiras de conseguir mais...
Neste passo, entregamos a auto-suficiência, e o egocentrismo, já derrotados. 
Com a humildade, a aceitação, a boa vontade, a honestidade e a rendição, inicia-se o processo para o passo seguinte, para a volta da sanidade. Descobre-se, após a prática deste passo, um grande vazio interior, que era preenchido com o auto-engano, ilusão, e com a droga de  preferência, que anestesiava os sentidos, as frustrações, as mágoas, os fracassos, as desilusões...e toda a sorte de sentimentos parecidos, inerentes ao ser humano. Descobre-se que, o uso é a pricípio, o grande problema a ser confrontado, a ser vencido, mas que, na verdade, o problema não está somente na droga de preferência, e sim no próprio adicto, em si mesmo. O confronto maior então, será consigo mesmo. Encarar a realidade, conhecer-se por inteiro, as limitações, os desvios de caráter (que todos tem, mais ou menos), e as qualidades também. Aliás, aprender a cultivar e reconhecer as próprias qualidades, é fundamental. O "outro", é importante em recuperação, na medida de que, não se pode ver com perfeição, "as próprias costas", ou seja, o outro irá, se a pessoa tiver mente aberta para tal, poder auxiliar pois vê você "de fora", da "arquibancada". Erram aqueles, e já ouvi isto muito, erram em minha opinião, todos os bacharéis em psicologia, e doutores de toda sorte, que apregoam a tese de que "desvios de caráter, não tem conserto". Tem sim, com toda certeza. 
1º Passo - A rendição - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Em recuperação, rompemos as correntes
Todos os seres humanos tem defeitos, sem excessão, quem não os tiver, deveria já, estar no paraíso... o caso é que, na dependência química, estes defeitos, e outros mais que aparecerão, se sobressairão às qualidades. A doença da adicção, utiliza destes defeitos naturais e inerentes, e desenvolve outros mais, para sobreviver. A honestidade dará lugar a desonestidade seja em que sentido for, a verdade à mentira, e assim por diante. Mas, a recuperação individual, tem, com a ajuda de Deus, o poder de inverter os níveis, extinguir e remover estes desvios, retornando a pessoa a ser o que era quando nasceu: um ser humano normal, como tantos outros. Um exemplo simples, Paulo, sim o apóstolo maior, era antes de sua conversão, um assassino, um matador de judeus, culto, rico, e romano também. Há, poderiam dizer, mas Deus o transformou e tal. Claro, óbvio que Deus o transformou, mas eu creio nisto: ele, Paulo, poderia, mesmo cego (a situação da cegueira pre-conversão), negar, e escolher ficar cego, morrer...ou algo assim. Mas, ele escolheu mudar, aceitar, ter fé, converter-se, e cumprir a missão...porque sua essência, assim como a de todos nós, era boa, faltava-lhe creio eu, oportunidade, e boa vontade, com um empurrão misericordioso de Deus. Longe de mim aqui, querer tratar de assuntos bíblicos, é somente um exemplo, e baseado na maneira em que concebo, e Deus, tem seus desígnios...isto basta.

Acerca disto acima, há um ditado que diz, "errar uma vez é humano, duas é burrice...". Em recuperação, se diz que, "COMETER OS MESMOS ERROS, ESPERANDO UM RESULTADO DIFERENTE, É INSANIDADE..."

Princípios Espirituais:

 Honestidade - Mente-Aberta - Boa Vontade - Humildade - Aceitação 

Temática Passos-1º Passo-Princípios Espirituais - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Princípios Espirituais - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Princípios Espirituais - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Temática Passos-1º Passo-Princípios Espirituais - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br

Estes são os princípios básicos deste passo. Mente-aberta: Nada, pode entrar, em uma mente fechada, em um copo cheio. Necessário é esvaziar o copo, abrir a mente, pois o adicto irá reparar que, da sua maneira, nunca funcionou, portanto, os passos e o programa, seja de qual irmandade for, são sugestões, são princípios, mas que se seguidos, funcionam. Todos as pessoas, independentemente de serem ou não portadoras da adicção, tem que esvaziar-se, de suas pre-disposições e conhecimentos, se querem aprender e/ou absorver algo novo, se achamos que o que temos nos basta, nada entrará. A boa vontade, se fará presente e necessária, no dia a dia, no esforço pessoal, em seus próprios cuidados, ou quando após um dia cansativo, se sentir desmotivado para ir a uma reunião, em reconhecer os limites, em "fazer algo mais" por si ou por outro, então será preciso boa vontade. A humildade em aceitar ajuda, em pedir ajuda, quando for preciso, em reconhecer os próprios limites, defeitos, e sentimentos nem sempre tão elevados. Honestidade, se requer de uma forma liquida, clara, e transparente. A honestidade é um princípio espiritual básico, neste programa de recuperação, e deveria ser presente em todos nós enquanto pessoas. Você pode se perguntar: - Mas nunca roubei, nem fraudei...Sim, mas existem outras formas de honestidade, e desonestidade, para consigo mesmo e para com os outros, tão importantes quanto atos, ou comportamentos. Ser honesto para com os sentimentos, desejos, e pensamentos, é um exemplo.

1º Passo - A rendição - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br


Nada, virá sem algum sacrifício. No início, terá dor até, e é um processo doloroso, porque a mudança muitas vezes é dolorosa. Mas, se praticados os princípios, e os passos, com o passar do tempo e com a ajuda de Deus, esta nova maneira de viver, será algo maravilhoso, muitos adictos, nunca experimentaram uma vida sem drogas, portanto, será um aprendizado de uma nova vida.



Literatura citada para elaboração do artigo - 12 Passos de Narcóticos Anônimos (Livro Azul) e Guia para Trabalhar os Passos de Narcóticos Anônimos
Nota - Este artigo contém também a opinião pessoal e particular do autor. 
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade



Share:

12 comentários:

  1. Eu sou um doente e vivo cada hora fazendo o primeiro passo. Por isso tenho mutas 24 horas de sobriedade, mais hoje me sinto recuperado mutas coisas mudaram para melhor e por isso só tenho a agradecer ao Poder Superior e pedir-lhe infinitas 24 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns meu amigo continua nesse poder superior só por hj funciona

      Excluir
  2. Cláudia adicta limpa Hj a 3 anos 2 meses e 6 dias só por Hj.
    O primeiro passo é no meu ponto de vista o mais importante pq através dele conseguimos nos aceitar e perdoar os nossos erros, sem sombra de dúvidas ele foi o crucial para que eu permanecesse limpa só por Hj a todos esses dias.
    Boas 24 horas

    ResponderExcluir
  3. Olá! moro em pipa DN mas só do RS,existem reuniões de NA online,pois preciso muito neste momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro, obrigado por visitar a página. Reuniões em modelo online, talvez a irmandade de AA, você teria de pesquisar. Para NA, no Facebook sei que existem vários grupos. Espero ter ajudado, abraço, e Mais 24Hrs.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Juliano, especificamente de NA, desconheço. Entra no site oficial de na.org, para conferir. Para NA, no Facebook sei que existem vários grupos. Espero ter ajudado, abraço, e Mais 24Hrs.

      Excluir
  5. Não estou aguentando mais. Preciso parar de usar se não vou morrer. Mais uma vez vou tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão. Procure uma sala de NA, ou caso sinta que desta forma no momento não será possível, tente por intermédio da ajuda de alguém (familiares) uma internação em uma Comunidade Terapêutica, e se assim for de sua preferência, uma CT que aplique os 12 passos em seu programa de tratamento e recuperação. Caso optar pela via de somente ir a sala de NA (isso depende de como está sua situação, uma avaliação desta natureza somente um profissional da área poderia fazer, e sugerir) uma coisa te sugiro fortemente, vá a reuniões diárias, se preciso for no começo, vá 2 vezes ao dia. É possível, basta um pouco de sua boa vontade, de nossa boa vontade, e a ajuda de um Poder Superior na forma como você conceba, mas que seja MAIOR do que você mesmo, ou qualquer outra coisa, e que seja AMOROSO, E MISERICORDIOSO. No início é correto afirmar, que você ou qualquer adicto, quando chegam em determinado ponto do uso, precisam parar de usar, ou certamente a morte ou prisão vai chegar. Mas, com o passar do tempo em recuperação, em abstinência, é necessário, sugerido, desenvolver a ideia de que: NÃO PRECISAMOS USAR, ninguém precisa usar absolutamente NADA, para viver uma vida completa. Afinal, qual ser humano nasce com um copo de bebida na mão? Ou com um baseado, ou com um "canudo"? Enfim...as drogas proporcionam a ilusão, de que as coisas são "melhores" e mais "fáceis" com elas, e de certa forma não podemos nos enganar, no primeiro uso realmente tudo é mil maravilhas, e esta é a ARMADILHA. Logo, somos prisioneiros, escravos, sem vontade própria, e nossas ações giram exclusivamente em torno de usar, e obter meios para usar mais, sejam estes meios quais forem, e a única certeza, é que mais cedo ou mais tarde o inevitável vai vir: prisão, instituições, ou morte. (e não necessariamente nesta ordem). Irmão, busque ajuda, peça ajuda a alguém, ore e peça ao seu poder superior (Deus) a ajuda. Uma coisa te afirmo: A ajuda muitas vezes, não vem da forma como "queremos". Mas, afinal de contas, do nosso jeito, nunca funcionou, não é? Desejo-te sucesso em sua caminhada. O adicto em recuperação contínua, nada tem de diferente de ninguém, não somos melhores nem piores, pode-se viver uma vida plena. Se por um lado, colocamos à nós mesmos a negativa de NÃO USAR, por outro, somos LIVRES. A vida não depende de nenhuma substância para ser vivida. Abraço, e Mais 24Hrs.

      Excluir
  6. O primeiro passo é o que dá a sustentação para os 11 passos seguintes. Fazemos o primeiro passo todo o dia para que nos prostemos e tenhamos CERTEZA que essa doença é progressiva, silenciosa e fatal. Somente admitindo poderemos ter uma vida plena e sem drogas. SPH

    ResponderExcluir
  7. Só por hj não quero mais sofrer tanto é fazer tantas pessoas amadas sofrerem juntos.. enfrentar os problemas de cara limpa e continuar voltando... haja o que houver não use... sph

    ResponderExcluir
  8. Só por hoje ... 2 anos 6 meses e 19 dias limpo. Grato por estar vivo, por ter vcs ao meu lado e por poder ter a chance de fazer hone o meu melhor ! TMJ Renato

    ResponderExcluir

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador