O que é um adicto?



O que é um adicto?

Sou um Adicto ?


Só você pode responder a esta pergunta.
Isto pode não ser fácil. Durante todo o tempo em que usamos drogas, quantas vezes dissemos “eu consigo controlar”. Mesmo que isto fosse verdade no princípio, não é mais agora. As drogas nos controlavam. Vivíamos para usar e usávamos para viver. Um adicto é simplesmente uma pessoa cuja vida é controlada pelas drogas.
Talvez você admita que tenha problema com drogas, mas não se considere um adicto. Todos nós temos idéias preconcebidas sobre o que é um adicto. Não há nada de vergonhoso em ser um adicto, desde que você comece a agir positivamente. Se você pode se identificar com nossos problemas talvez possa se identificar com a nossa solução.(na.org.br)

Definições

Adicto: (latim addictus, -a, -um, particípio passado de addico, -ere, aprovar, dar assentimento a, ser favorável, adjudicar, vender, consagrar, dedicar)
adj.
1. Que está com outro ou se lhe junta por afeição. = AFEIÇOADO, DEDICADO
2. Que depende de ou se submete a. = DEPENDENTE, SUBMISSO
adj. s. m.
3. Que ou quem depende de algo, geralmente de alguma substância química. = DEPENDENTE

Adicto, é usado em N.A. (Narcóticos Anônimos), e define, "ser dependente de", ou "escravo de". É um termo, que não deve ser levado, ao pé da letra, em minha opinião, visto que, o DQ (Dependente Químico) após estar "limpo", e em recuperação, não é mais pela lógica um "escravo", ou dependente (mais adequado). Ou é ? Bem, não, e sim. Todos nós seres humanos, somos dependentes de algo, o que nos difere, é como lidamos com isso, e se isto afeta nossa vidas. Dependemos de água, de comida...Dependemos de amor, de carinho, de estar com outros iguais...Dependemos de um trabalho, respirar... Dependências óbvias, opcionais, ou necessárias...mas são, a priori, dependências. O termo adicto, generaliza, vários tipos de dependências, álcool, drogas ilegais, drogas medicamentosas, jogo, sexo, comida, dentre outros. Existem irmandades para NA (Neuróticos Anônimos), Dependentes de Tabaco, Jogadores Compulsivos, e outros.

O termo alcoólatra, ou alcoólico, é usado em A.A. Define mais exclusivamente o dependente de álcool.

O termo dependente químico, é usado de forma genérica, por vários segmentos, principalment no meio médico especializado. Não define só, a dependência de drogas ilegais, ou álcool, mas também de drogas medicamentosas.  

Nomes e definições, porque e para que?

Importante é, quando nos identificamos com algo, isto pra todo o ser humano. Pessoas que gostam de música clássica por exemplo, dificilmente se "identificam", em uma roda de pagode. Não é ? Assim, adictos, alcoólicos, ou DQ's, quando reunidos em grupos de mútua ajuda, irão com certeza identificar-se, uns com os outros, criando vínculos, amizades. Também deve se salientar, que de acordo com o que a experiência nos mostra através dos anos, não é algo que deva  ser exposto a todos e a toda hora. Ou seja, no final, acabamos que por não pensar nisto, nestes termos, exceto quando vamos a reuniões, ou quando somos questionados, mas ainda aí, deve se ponderar, se a pergunta feita merece ou pode ser respondida ou não, afinal, é algo pessoal. Exemplo, em uma entrevista de emprego, caso o entrevistador, não pergunte, ou não toque no assunto, nada deve ser dito. Caso ele pergunte, aí sim pode ser respondido, com tranquilidade e honestidade, a honestidade é “imposta” por nossa espiritualidade, e a tranquilidade, pelo fato de estarmos em recuperação (limpos).

Ainda nisto pode-se ver que,nem todo adicto, usará drogas. Como ? Sim, muitos manifestam sua adicção de outra forma. Por exemplo, como citado acima, há pessoas dependentes do jogo. E é uma adicção que pode destruir tanto quanto as drogas ou o álcool, porém por outras formas. Mas aí então, o termo Dependente Químico, é talvez errado, ainda que a pessoa possa o ser. Caberia aí o adicto, que define de uma maneira mais generalizada. Em A.A. (Alcoólicos Anônimos) por exemplo, os membros desta irmandade, em sua maioria, definem-se como alcoólatras, ou alcoólicos, em recuperação.

Características da doença


Uma característica básica, da dependência por drogas ou álcool é a que, todos os dependentes químicos tem tolerância, às substancias psico-ativas, inclusive o álcool. Quem não tem tolerância não é dependente químico. Vamos a explicação lógica: Muitas pessoas, bebem um drinque, ou dois, nos fins de semana, um copo de vinho ao dia, ou duas cervejas no sábado. E fazem isto, por toda a vida. Como podem ? Bem, elas não tem tolerância ao álcool, não são DQ’s. O que é a tolerância ? É a medida da satisfação, ou seja, 1 ou 2 cervejas bastam, 3 ou 4 já deixam o indivíduo "tonto", causando a sensação de "alegria". Esta medida, vai se repetir, por toda a vida daqueles que não tem tolerância a bebida/drogas. Aqueles que tem a tolerância, ocorre o contrário: no início, é a mesma medida, 3 ou 4 cervejas, satisfazem. Com o tempo, para atingir o mesmo nível de satisfação inicial, este indivíduo irá tomar 5, ou 6. Depois 7, ou 8. Consequentemente, ao invés de 2 ou 3 doses, com o tempo, uma garrafa de destilado. Conjuntamente, a tolerância vem acompanhada da compulsão ( basicamente é a incapacidade de parar de usar ou beber enquanto: não terminar a substância ou a pessoa "apagar", a necessidade de "usar/beber" mais ). Esta, é a dependência química, que daí por diante, revelará as demais características, as comportamentais, e emocionais. É uma doença biológica (tolerância) psicológica (compulsão), social (comportamentos) e espiritual (ausência de Deus, e egocentrismo).

O jogador compulsivo, ou adicto pelo jogo, não tem ou não se manifesta a tolerância, pela ausência da substancia em si, mas sim, a compulsividade, que também é parte da doença. O jogador, sente um prazer parecido com o das drogas, quando está jogando, e a mesma depressão e necessidade ou fissura, pelo jogo, quando não o tem. As demais características, sociais e espirituais, estão presentes.


Ainda, existem os usuários abusivos, ou seja, que não são portadores da dependência química, não possuem tolerância às substâncias de um modo geral, mas usam de forma abusiva por determinados períodos, causando grandes estragos em suas vidas pessoais, e possivelmente lhes trazendo consequências sérias, devido a ações praticadas pela perda da "consciência ou razão" quando sob efeito. É sobretudo também, uma doença comportamental(social). Nesse contexto, não há que se falar em recuperação do uso de drogas, sem mudanças profundas no indivíduo. As estatísticas são de cerca de 8% a 20% de recuperação em até 1 ano após o tratamento(abstinência), e caem após 2 anos. Ou seja, não é uma tarefa fácil porém não é impossível, e depende em grande parcela do próprio indivíduo. Isso, não é inerente a DQ. Na verdade, em todas as esferas de nossas vidas, somos por vezes avessos a mudanças que impliquem em mudar nossos comportamentos e estilos de vida. Quanto mais velha for a pessoa, maior a dificuldade na mudança. Isso então torna-se obviamente gritante no usuário de substâncias, pois além da dificuldade em se remodelar a própria existência, existe ainda a substância química, que "grita" por permanecer ativa na mente do indivíduo. Mudança, guinada de 360° é o grande passo.

Mais 24Hrs


Share: