Dependência Química - Sintomas / Sinais

Dependência Química - Sintomas / Sinais

Toda a doença, em geral tem sintomas, ou sinais. Na verdade a DQ, não é ainda, identificável (existem estudos através do DNA) até ser manifestada, por alguns sinais, digamos assim.

Definições

O termo adicção, é usado em N.A. (Narcóticos Anônimos), e define, ser dependente de, ou escravo de. É um termo, que não deve ser levado, ao pé da letra, em minha opinião, visto que, o DQ (Dependente Químico) após estar "limpo", e em recuperação, não é mais pela lógica um escravo. Ou é ? Bem, não, e sim. Todos nós seres humanos, somos dependentes de algo, o que nos difere, é como lidamos com isso, e se isto afeta nossa vidas. Dependemos de água, de comida...Dependemos de amor, de carinho, de estar com outros iguais...Dependemos de um trabalho, respirar... Dependências óbvias, opcionais, ou necessárias...mas são, a priori, dependências. O termo adicto, generaliza, vários tipos de dependências, álcool, drogas ilegais, drogas medicamentosas, jogo, sexo, comida, dentre outros. Existem irmandades para NA (Neuróticos Anônimos), Dependentes de Tabaco, Jogadores Compulsivos, e outros.

O termo alcoólatra, ou alcoólico, é usado em A.A. Define mais exclusivamente o dependente de álcool.

O termo dependente químico, é usado de forma genérica, por vários segmentos, e mormente no meio médico especializado. Não define só, a dependência de drogas ilegais, ou álcool, mas também de drogas medicamentosas.  


Veja: Dependência Química - Definição
 

Nomes e definições, porque e para que ?

Importante é, quando nos identificamos com algo, isto pra todo o ser humano. Pessoas que gostam de música clássica por exemplo, dificilmente se "identificam", em uma roda de pagode. Não é ? Assim, adictos, alcoólicos, ou DQ's, quando reunidos em grupos de mútua ajuda, irão com certeza identificar-se, uns com os outros, criando vínculos, amizades. Também deve se salientar, que de acordo com o que a experiência nos mostra através dos anos, não é algo que deva  ser exposto a todos e a toda hora. Ou seja, no final, acabamos que por não pensar nisto, nestes termos, exceto quando vamos a reuniões, ou quando somos questionados, mas ainda aí, deve se ponderar, se a pergunta feita merece ou pode ser respondida ou não, afinal, é algo pessoal. Exemplo, em uma entrevista de emprego, caso o entrevistador, não pergunte, ou não toque no assunto, nada deve ser dito. Caso ele pergunte, aí sim pode ser respondido, com tranquilidade e honestidade, a honestidade é “imposta” por nossa espiritualidade, e a tranquilidade, pelo fato de estarmos em recuperação (limpos).

Ainda nisto pode-se ver que,nem todo adicto, usará drogas. Como ? Sim, muitos manifestam sua adicção de outra forma. Por exemplo, como citado acima, há pessoas dependentes do jogo. E é uma adicção que pode destruir tanto quanto as drogas ou o álcool, porém por outras formas. Mas aí então, o termo Dependente Químico, é talvez errado, ainda que a pessoa possa o ser. Caberia aí o adicto, que define de uma maneira mais generalizada. Em A.A. (Alcoólicos Anônimos) por exemplo, os membros desta irmandade, em sua maioria, definem-se como alcoólatras, ou alcoólicos, em recuperação.

Características da doença

Uma característica básica, da dependência por drogas ou álcool é a que, todos os dependentes químicos tem tolerância, às substancias psico-ativas, inclusive o álcool. Quem não tem tolerância não é dependente químico. Vamos a explicação lógica: Muitas pessoas, bebem um drinque, ou dois, nos fins de semana, um copo de vinho ao dia, ou duas cervejas no sábado. E fazem isto, por toda a vida. Como podem ? Bem, elas não tem tolerância ao álcool, não são DQ’s. O que é a tolerância ? É a medida da satisfação, ou seja, 1 ou 2 cervejas bastam, 3 ou 4 já deixam o indivíduo "tonto", causando a sensação de "alegria". Esta medida, vai se repetir, por toda a vida daqueles que não tem tolerância a bebida/drogas. Aqueles que tem a tolerância, ocorre o contrário: no início, é a mesma medida, 3 ou 4 cervejas, satisfazem. Com o tempo, para atingir o mesmo nível de satisfação inicial, este indivíduo irá tomar 5, ou 6. Depois 7, ou 8. Consequentemente, ao invés de 2 ou 3 doses, com o tempo, uma garrafa de destilado. Conjuntamente, a tolerância vem acompanhada da compulsão ( basicamente é a incapacidade de parar de usar ou beber enquanto: não terminar a substância ou a pessoa "apagar", a necessidade de "usar/beber" mais ). Esta, é a dependencia química, que daí por diante, revelará as demais características, as comportamentais, e emocionais. É uma doença biológica (tolerância) psicológica (compulsão), social (comportamentos) e espiritual (ausência de Deus, e egocentrismo).

O jogador compulsivo, ou adicto pelo jogo, não tem ou não se manifesta a tolerância, pela ausência da substancia em si, mas sim, a compulsividade, que também é parte da doença. O jogador, sente um prazer parecido com o das drogas, quando está jogando, e a mesma depressão e necessidade ou fissura, pelo jogo, quando não o tem. As demais características, sociais e espirituais, estão presentes.

Ainda, existem os usuários abusivos, ou seja, que não são portadores da dependência química, não possuem tolerância às substâncias de um modo geral, mas usam de forma abusiva por determinados períodos, causando grandes estragos em suas vidas pessoais, e possivelmente lhes trazendo consequências sérias, devido a ações praticadas pela perda da "consciência ou razão" quando sob efeito.

Sinais do uso de drogas

 
Partindo então para os sinais, estes agora são notados da seguinte forma, no dia a dia e com o passar do tempo:
 

Características advindas da doença: (biológica – psicológica – social - espiritual).
Drogas/Exemplos relacionadas (os) abaixo: (crack-cocaína-álcool-maconha).

Embriagues rotineira, incapacidade de parar de beber numa roda de amigos enquanto não ficar parcial ou completamente embriagado. Droga envolvida: Álcool. Características principais: Biológica - Necessidade da droga, tolerância. Psicológica - Compulsão, incapacidade de “parar”.

Apatia quanto ao que acontece ao redor. Droga envolvida: Todas. Características principais: Psicológica – Depressão. Espiritual – Ausência de Deus.

Faltas ao trabalho. Droga envolvida: Todas. Características principais: Biológica – Mal estar. Psicológica – Medo. Social – Irresponsabilidade, perda do senso de responsabilidade.

Venda de objetos.  Droga envolvida: Principais causadoras: Crack e Cocaína. Características principais: Biológica - Necessidade da droga. Psicológica – Compulsão, Necessidade de usar, incapacidade de raciocínio, desvios severos no caráter e razão advindos da DQ e suas consequências. Social – Falta de senso quanto a regras e leis.

Quando todos estão errados, "eu estou certo".  Droga envolvida: Todas. Características principais: Psicológica – Inabilidade de lidar com o "não", com os sentimentos e problemas cotidianos. Espiritual – Egocentrismo e Ausência de Deus.

Sono de mais.  Droga envolvida: Álcool e Maconha. Características principais: Biológica – Efeitos Toxicológicos

Tremores inexplicáveis Droga envolvida: Álcool. Características principais: Biológica – Efeitos Toxicológicos. (Ressaltando, que a dependência física ou biológica do álcool, é comparada por muitos à dependência por heroína)

Falta de apetite.  Droga envolvida: Álcool, Crack e Cocaína. Características principais: Biológica – Efeitos Toxicológicos, Crack e Cocaína são extremamentes inibidores do apetite. 


Aumento inexplicável do apetite Droga envolvida: Maconha. Característica: Sensação de "fome", ou vazio no estômago.

Lembrando, que estas, são apenas definições básicas. Não deve se concluir, apenas em uma primeira observação, ou somente com um destes sintomas, para não chegar a  conclusões precipitadas. Estas características, ou sintomas, podem estar relacionados com outros fatos, ou doenças. A observação por um maior período de tempo, e uma possível abordagem, poderá levar a uma conclusão mais acertada.


Autor -Mais 24 Hrs
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade
Share: