Perguntas frequentes


O que é droga ?


Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. 


O que é a dependência química ?


A dependência química é uma síndrome caracterizada pela perda do controle do uso de determinada substância psicoativa. Os agentes psicoativos atuam sobre o sistema nervoso central, provocando sintomas psíquicos e estimulando o consumo repetido dessa substância. Alguns exemplos são o álcool, as drogas ilícitas e a nicotina. 


O uso abusivo de drogas é a mesma coisa que dependência química ?


Não. Uma pessoa pode fazer uso abusivo de substâncias psicoativas, sem que seja portador da dependência química. As consequências tanto sociais como para a própria pessoa não diferenciam se comparadas às consequências do usuário que é dependente químico. 


A dependência química tem algumas características ?


Sim, é em síntese uma doença multifacetada, ou seja, possui características nos âmbitos: físico, psíquico, social, e espiritual. Com destaque para a tolerância, e a compulsão que o organismo desenvolve às substâncias psicoativas. Estas características são comuns à todos os que são portadores da doença. 


Álcool é droga ?


Sim o álcool é considerado uma droga, sob todos os aspectos. É uma droga lícita. Uma substância psicoativa, de origem natural, classificado como depressor do sistema nervoso central. Causa séria dependência física com síndrome de abstinência acentuada, podendo inclusive em casos avançados levar a óbito. 


A maconha então é uma droga leve, e menos prejudicial que o álcool ou o cigarro ?


Nenhuma droga, pode ser considerada leve, isto é uma ilusão. Toda substância que altera a percepção ou o humor, ou que provoca dependência física e/ou psíquica, é considerada uma droga, e é prejudicial, quer legal ou ilegal. Deve-se levar em consideração a frequência de uso, e cada indivíduo, sendo que estas três drogas são distintas em sua atuação sobre o SNC. O cigarro, é uma droga estimulante, e devido a maior regularidade do consumo diário, é altamente prejudicial ao organismo, em todos os sentidos, muito mais é claro, neste sentido, se comparado à maconha. Por outro lado, a maconha é uma droga perturbadora, alucinógena, é pode provocar profundas alterações com o passar do tempo, sobre o SNC, além de, ser uma substância que, por sua propriedade alteradora, bem como o contexto socio-cultural que ela está inserida, pode levar comprovadamente ao uso de outras substâncias como o crack e a cocaína. O álcool, por ser socialmente aceito como o cigarro (tabaco), ou seja uma droga legal, é extremamente difundido e arraigado à cultura social de praticamente todo o mundo. Tem severas consequências ao usuário abusivo e dependente, no âmbito pessoal, e reflete ainda em todas as esferas sociais, sendo um agente potencializador em ações violentas, em crimes de trânsito, etc. Também é uma substância que pode tornar-se porta de entrada à outras substâncias. 


A dependência química tem cura ?


A Organização Mundial de Saúde reconhece as dependências químicas como doenças, representadas no CID (Código Internacional de Doenças) com os códigos de F-10 a F-19. Cada qual, representa um tipo específico de dependência. Uma doença é uma alteração da estrutura e funcionamento normal da pessoa, que lhe seja prejudicial. Por definição, como o diabete ou a pressão alta, a doença da dependência não é culpa do dependente; o paciente somente pode ser responsabilizado por não querer o tratamento, se for o caso. Exatamente da mesma maneira que poderíamos cobrar o diabético ou o cardíaco de não querer tomar os medicamentos prescritos ou seguir a dieta necessária. A dependência química é uma doença crônica (tende a progredir), incurável (a "cura" é a abstinência, portanto, o portador não poderá mais fazer uso de qualquer substância que altere o humor, para o resto da vida), e fatal (sua progressão leva à morte, seja por overdose, seja por consequências físicas do uso, seja por consequências indiretas).


O dependente químico leva uma vida normal ?


Com certeza, e em comparação, pode ter uma qualidade de vida superior aos não portadores da doença. O dependente químico pode fazer tudo aquilo que um ser humano normal faz, menos usar substâncias psicoativas, ou colocar-se em situações e/ou ter ações que podem levá-lo ao uso. 


Como identificar a dependência química ?


Esta é uma questão delicada. A dependência química, ou o dependente químico, apresenta sintomas/sinais aparentes e muitas vezes gritantes, conforme a progressão desta doença, ou, do uso e abuso de SPA's. Podem começar com horas a mais de sono, ou insônia, pode ir de falta de apetite, ou apetite exagerado e anormal. Alterações bruscas de humor, irritabilidade frequente. Com o tempo comportamentos como pequenos furtos na prórpia casa podem ocorrer, dependendo do tipo de droga em questão. Faltas ao trabalho, perda do emprego, enfim. Tudo pode variar de pessoa pra pessoa, e de substância para substância. Por exemplo: A maconha aumenta o apetite, já a cocaína inibe totalmente. A maconha e o álcool são "sedativos" (provocam sonolência), já o crack, anfetaminas, e a cocaína são inibidores do sono, mantém o usuário em estado de "alerta". Portanto, a constatação primeiro ocorre (ou deveria ocorrer) no próprio ambiente familiar, onde os familiares, identificariam comportamentos inerentes ao uso de drogas. O ecstasy por exemplo, não é tão identificável neste sentido, mesmo porque é usado em sua maioria absoluta dentro das festas eletrônicas, porém o usuário irá apresentar perda do horário de sono, chegando tarde e muitas vezes pela manhã destas mesmas festas, neste caso pessoas que não fazem uso de ecstasy tem também tais comportamentos, portanto os usuários agregarão outros fatores, como ingestão de grande quantidade de líquido, ansiedade, irritabilidade, fadiga, cansaço. Partindo daí, ocorreria uma averiguação, conversa, ou consulta com profissional adequado, para confirmar ou não o uso de drogas. Conjuga-se o verbo desta maneira, porque infelizmente, a grande maioria das famílias, ou membros familiares específicos, não possuem informação adequada para identificar sinais, no início do problema, ou or falta da própria informação e busca dela, ou por não imaginarem ou admitirem, que este tipo de situação ocorrerá com um filho, filha, marido ou esposa seus. A prevenção, ainda é a grande "arma" no combate à droga.
Share: