Estudo: teste de sangue poderá ajudar fumantes a largar o tabaco

Fumantes que desejam parar com o vício poderão ter mais um instrumento à disposição. Estudo publicado na revista científica "Lancet" sugere que testes de sangue podem ajudá-los a optar pela melhor estratégia para largar o cigarro.


A chave para isso seria medir a rapidez com que cada metabolismo quebra moléculas de nicotina. A substância é uma das maiores responsáveis pelo vício em cigarro. Quando alguém para de fumar, os níveis de nicotina no seu sangue caem, levando o corpo da pessoa a "pedir" mais doses dessa substância.

Porém, cada pessoa quebra as moléculas de nicotina em velocidades diferentes. Cientistas acreditam que aqueles com metabolismo mais rápido tendem a armazenar menor quantidade da substância, tornando mais difícil a missão de parar, porque o organismo sente mais a falta do cigarro.

No novo estudo, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram 1.240 pessoas em diferentes programas de interrupção do tabagismo. Eles checaram o sangue de cada voluntário para ver se nicotina foi quebrada em uma taxa normal ou lenta.

A cada um dos pacientes foi dado um adesivo de nicotina, uma droga chamada vareniclina ou um tratamento com pílulas.

A vareniclina é uma droga sem nicotina que está disponível ao público por prescrição médica. Médicos hesitam em receitá-la devido a seus potenciais efeitos colaterais, como risco de depressão. Ao longo desse estudo, todos os voluntários tiveram acesso a acompanhamento psicológico.

O resultado mostrou que pessoas que quebram nicotina em uma velocidade normal apresentaram mais chances de parar de fumar durante a utilização de vareniclina do que aqueles que se valeram de adesivos de reposição de nicotina.

Por outro lado, embora voluntários com metabolismo mais lento tenham tido índices semelhantes de sucesso em qualquer tratamento, eles apresentaram maior índice de efeitos colaterais com vareniclina. Diante do resultado, os autores do estudo exaltaram que os testes preventivos de sangue poderão indicar no futuro qual o melhor caminho para fumantes largarem seus cigarros.

Fonte - O Globo.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador