13 Princípios para o tratamento efetivo da dependência química - NIDA

13 Princípios para o tratamento efetivo da dependência química - NIDA

O NIDA (National Institute on Drug Abuse), relacionou 13 princípios básicos, para o tratamento efetivo, da adicção às drogas. O NIDA, é uma organização do governo norte-americano, que realiza o estudo e pesquisas sobre o uso e abuso de substâncias psico-ativas, abrangendo todas as suas consequências em diversos âmbitos sociais, bem como o tratamento, da possível adicção resultante.
Artigo publicado em 1999, e revisado em Dez de 2012.
 Veja o original. 

Princípios de tratamento eficaz
    1-O vício é uma doença complexa, mas tratável, que afeta o funcionamento do cérebro e comportamento. Drogas de abuso alterar a estrutura do cérebro e função, resultando em mudanças que persistem muito depois do uso da droga ter cessado. Isto pode explicar porque os toxicodependentes estão em risco de recaída, mesmo após longos períodos de abstinência e, apesar das consequências potencialmente devastadoras. 
         
    2-Nenhum tratamento é adequado para todos. O tratamento varia dependendo do tipo de droga e as características dos pacientes. Combinando cenários de tratamento, intervenções e serviços para determinados problemas de um indivíduo e necessidades é fundamental para o seu sucesso final no retorno ao funcionamento produtivo na família, a sociedade local de trabalho.
        
    3-O tratamento deve ser prontamente disponível. É fundamental, que os serviços estejam disponíveis para pronto atendimento, visto que a situação do adicto na ativa, é de alto risco. Pacientes potenciais podem ser perdidos se o tratamento não está imediatamente disponível ou facilmente acessíveis. Tal como acontece com outras doenças crônicas, o tratamento mais cedo é oferecido no processo da doença, maior a probabilidade de resultados positivos.
         
    4-O tratamento eficaz atende a múltiplas necessidades do indivíduo, e não apenas o abuso de drogas dele ou dela. Para ser eficaz, o tratamento deve tratar do abuso do indivíduo de drogas e problemas médicos associados, psicológico, social, profissional e jurídico. Também é importante que o tratamento seja adequado para a idade do indivíduo, gênero, etnia e cultura.
         
    5-Permanecendo em tratamento por um período de tempo adequado é fundamental. A duração apropriada para um indivíduo depende do tipo e grau de problemas do paciente e necessidades. A pesquisa indica que a maioria dos indivíduos viciados precisam de pelo menos 3 meses de tratamento para reduzir significativamente ou parar o uso da droga e que os melhores resultados ocorrem com períodos mais longos de tratamento. Recuperação da dependência de drogas é um processo de longo prazo e freqüentemente requer vários episódios de tratamento. Tal como acontece com outras doenças crônicas, as recaídas para o abuso de drogas pode ocorrer e deve sinalizar a necessidade de tratamento para ser reintegrado ou ajustado. Porque os indivíduos muitas vezes deixam o tratamento prematuramente, os programas devem incluir estratégias para envolver e manter os pacientes em tratamento.
       
    6-Terapias comportamentais incluindo-familiar, individual ou grupo de aconselhamento são as formas mais utilizadas de tratamento do abuso de drogas. Terapias comportamentais variam em seu foco e pode envolver abordando motivação do paciente para mudar, dando incentivos para a abstinência, a construção de habilidades para resistir ao uso de drogas, substituindo consumidores de droga atividades com atividades construtivas e gratificante, melhorar habilidades para resolver problemas, e facilitar melhores relações interpessoais . Além disso, a participação na terapia de grupo e outros programas de apoio de pares durante e após o tratamento pode ajudar a manter a abstinência.
         
    7-Os medicamentos são um elemento importante do tratamento para muitos pacientes, especialmente quando combinada com aconselhamento e outras terapias comportamentais. Por exemplo, a metadona, a buprenorfina e naltrexona (incluindo uma formulação de longa ação nova) são eficazes para ajudar pessoas viciadas em heroína ou outros opiáceos estabilizar suas vidas e reduzir o uso de drogas ilícitas. Acamprosato, dissulfiram e naltrexona são medicamentos aprovados para o tratamento da dependência de álcool. Para as pessoas dependentes de nicotina, um produto de substituição de nicotina (disponível como adesivos, goma, pastilhas, ou spray nasal) ou uma medicação oral (tais como bupropiona ou vareniclina) pode ser um componente eficaz de tratamento, quando parte de um programa de tratamento abrangente comportamental.
         
    8-O tratamento do indivíduo e plano de serviços devem ser continuamente avaliados e modificados conforme necessário para garantir que ele atenda as suas necessidades. Um paciente pode necessitar de várias combinações de serviços e componentes de tratamento durante o curso do tratamento e da recuperação. Além de aconselhamento ou psicoterapia, um paciente pode precisar de medicação, serviços médicos, terapia familiar, instrução dos pais, reabilitação profissional e / ou serviços sociais e legais. Para muitos pacientes, uma abordagem de cuidados continuados fornece os melhores resultados, com a intensidade do tratamento varia de acordo com a evolução das necessidades de uma pessoa.
         
    9-Muitos viciados em drogas, são indivíduos que também têm outros transtornos mentais. O abuso e dependência de drogas,  ambos são transtornos mentais, e muitas vezes podem concorer com outras doenças mentais. Pacientes que apresentam uma condição devem ser avaliados para as outras possíveis, como transtornos de depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia, etc. E quando estes problemas ocorrerem, o tratamento deverá abordar ambos (ou todos), incluindo o uso de medicamentos, conforme apropriado.
        
    10-A desintoxicação medicamentosa e assistida é apenas a primeira etapa de tratamento da dependência e por si só faz pouco para mudar a longo prazo do abuso de drogas. Apesar da desintoxicação medicamentosa  poder gerenciar com segurança os sintomas físicos de abstinência aguda e pode, para alguns, pavimentar o caminho para tratamento de dependência eficaz a longo prazo, a desintoxicação sozinha é raramente suficiente para ajudar pessoas viciadas atingir abstinência a longo prazo. Assim, os pacientes devem ser encorajados a continuar a desintoxicação de drogas após o tratamento. Focalizar o motivacional, a valorização e outras estratégias de incentivo, que começaram na entrada inicial do paciente, podem melhorar o engajamento tratamento.
         
    11-O tratamento não precisa ser voluntário para ser eficaz. Sanções ou seduções da família, as definições de trabalho, e / ou o sistema de justiça criminal pode aumentar significativamente a entrada de tratamento, as taxas de retenção, eo sucesso de intervenções de tratamento de drogas.
         
    12-O uso de drogas durante o tratamento deve ser monitorado continuamente, como lapsos durante o tratamento podem ocorrer. Conhecendo seu uso de drogas, e sendo assim monitorado e amparado, pode ser um poderoso incentivo para os pacientes, e pode ajudá-los a suportar a fissura de usar drogas. O monitoramento também fornece uma indicação de um retorno ao uso de drogas, sinalizando uma eventual necessidade de ajustar um plano de tratamento individual para melhor atender as suas necessidades ou ela.
       
    13-Os programas de tratamento deve testar pacientes para a presença do HIV / AIDS, hepatite B e C, tuberculose e outras doenças infecciosas, bem como fornecer aconselhamento alvo de redução de risco, ligando pacientes ao tratamento, se necessário. Normalmente, o tratamento do abuso de drogas aborda alguns dos comportamentos relacionados com a droga que colocam as pessoas em risco de doenças infecciosas. Aconselhamento focado na redução do risco de doença infecciosa pode ajudar os pacientes a reduzir ainda mais ou evitar relacionados com substâncias e outros comportamentos de alto risco. O aconselhamento pode também ajudar aqueles que já estão infectados para gerir a sua doença. Além disso, a prática de tratamento do abuso de substância pode facilitar a adesão a outros tratamentos médicos. Instalações de tratamento de abuso de substâncias deve fornecer no local, o teste rápido de HIV, em vez de referências para fora do local de testes de pesquisa-mostra que isso aumenta a probabilidade de que os pacientes serão testados e receber os seus resultados. Os provedores de tratamento também deve informar os pacientes que terapia antiretroviral altamente ativa (HAART) tem se mostrado eficaz no combate ao HIV, inclusive entre viciada em drogas, populações e ajudar a ligar-los para o tratamento do HIV se testarem positivo.
     
    Fonte-NIDA - Tradução - GT
    Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade

    Abordagem dos 13 Princípios por Ronaldo Laranjeira 



    Parte 1



    Parte 2



    Parte 3

    Share: