Dependente de crack terá tratamento pago pelo Estado em MG

Dependente de crack terá tratamento pago pelo Estado em MG

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Dependente de crack terá tratamento pago pelo Estado em MG - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
A Justiça mineira determinou a internação compulsória em instituição privada de C.M.A.P, 24, para que seja tratada contra a dependência de crack, com os custos pagos pelo governo do Estado, informou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A decisão do juiz da 3ª Vara de Família de Belo Horizonte, Geraldo Claret de Arantes, foi publicada nesta segunda-feira (22) no "Diário do Judiciário". A mulher --cujo nome não foi divulgado-- já está internada em uma clínica em São Paulo, conforme indicado pela família.
O pedido para a internação partiu da mãe dela e foi endossado pelo Ministério Público do Estado, "dado o precário estado de saúde da mulher", informou o TJ-MG.
Segundo o juiz, C. corria risco de morrer, em razão da dependência química por crack. O magistrado afirma que o direito à vida é "consagrado pela Constituição Federal". Por isso considera que cabe ao Estado a contrapartida para garanti-lo.
Para Arantes, não resta dúvida de que a mulher tem direito ao tratamento médico solicitado.Ele determinou que a clínica onde C. será internada envie relatórios periódicos sobre a evolução do tratamento.
Há dez anos a mãe de C. vem lutando para livrar a filha da dependência das drogas, de acordo com a Defensora Pública de Minas Gerais, que a representou na ação na 3ª Vara de Família de Belo Horizonte com o objetivo de interditar sua filha, ou seja fazer com que a Justiça a considerasse incapaz de responder pelos próprios atos.
Esse processo tramitava desde 2009. Mas, como C. vivia fugindo das instituições hospitalares, prejudicava a realização da perícia necessária para a interdição, afirma a defensoria.
No último dia 16, ao localizar a filha no Hospital Raul Soares, a mãe procurou a defensora, que entrou com pedido em regime de urgência, acatado pelo juiz.
GOVERNO ESTADUAL
O subsecretário de Política sobre Drogas do Estado, Clóves Benevides, disse que o governo estadual vai cumprir a decisão da Justiça por causa da "integridade da pessoa". Segundo ele, essa mulher já passou 70 vezes por instituições de saúde.
Ele disse que não se discute o recurso nesse momento, nem é possível dizer se o Estado vai recorrer.
Pode ocorrer, por exemplo, pedido de transferência para uma unidade similar no Estado, considerando o fato de a mulher estar longe da família. A presença dos parentes pode ser importante no tratamento e recuperação dos pacientes.
O Estado, disse Benevides, vai conhecer o processo e decidir que medidas tomar, possivelmente a partir da avaliação de uma junta médica que deverá ser chamada para analisar o caso.
O caso de C. não é isolado em Minas Gerais. Segundo a Defensoria Pública, no mês passado a Justiça determinou que o Estado custeasse o tratamento de uma adolescente de 14 anos, também dependente de crack e vítima de agressões por traficantes. 

Fonte-Folha de São Paulo

Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador