Análise: Viciados em crack carecem, sobretudo, de atendimento médico

Análise: Viciados em crack carecem, sobretudo, de atendimento médico

ANTONIO GERALDO DA SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

 
O governo de São Paulo lançou uma cruzada pela internação à força de usuários de crack que hoje vivem nas ruas da capital paulista. A iniciativa demonstra um interesse do Estado em resolver a questão. 

 
No entanto, cabe avaliar se esta política de internação forçada é a mais adequada.
Há uma necessidade premente de que as autoridades se responsabilizem pelos doentes mentais. O débito do poder público junto a essas pessoas é gigantesco.
O dependente de crack, muitas vezes, é portador de algum transtorno mental e carece, antes de qualquer coisa, de atendimento médico. Se a internação à força for apenas o início de um processo de tratamento para aqueles que precisam de atendimento e não o tem, aí sim temos uma iniciativa correta por parte do governo.
No entanto, vale ressaltar que a internação requer indicação médica, quer seja voluntária, involuntária ou compulsória. Caso contrário, a iniciativa não passaria de uma "limpeza urbana", uma triste eugenia. Para a ação ser efetiva, é preciso que haja uma indicação médica, como manda a lei nº 10.216.
Se a premissa é a saúde da população, trata-se de uma importante ação, que, inclusive, não deve ficar restrita apenas aos viciados em crack, mas também aos que sofrem de outros tipos de dependência química.
Como será a avaliação e acompanhamento, daqui a seis meses, dos viciados em crack retirados das ruas de São Paulo nesta semana? Este parece o ponto central.
Não cabe a nós, médicos, ficarmos contra ou a favor a qualquer tipo de internação. Como profissionais de saúde, o que nos cabe é indicar a internação quando necessária e, a partir daí, buscarmos o melhor tratamento.
O foco da ação não pode ser redução de violência ou diminuição irrisória de usuários. A meta de qualquer governo deve ser acompanhamento pleno dos dependentes químicos, pelo tempo que eles precisarem. 

ANTONIO GERALDO DA SILVA é presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Folha de São Paulo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador