5º Passo - Uma libertação

Neste 5º Passo, é possível ver que ele nos fala de confiança, mas que remete diretamente a libertação. 5º Passo - Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas. Poucas coisas foram, ou são, tão penosas para qualquer ser humano, ter de conviver com seus erros e falhas guardados em segredo e a sete chaves. Tais erros e falhas, vão paulatinamente consumindo-nos por dentro, e sem testemunhas.

Como uma panela de pressão, prestes a estourar, é vital para sobrevivência da recuperação liberar essa mesma pressão, mas nesse caso, faremos por completo, sem restrições, sem deixar nada, absolutamente nada de fora, e essa será a chave do sucesso deste passo, que proporcionará uma libertação jamais sentida antes. À luz da solidão do quarto passo que foi necessária nesse ponto, para colocamos por meio da boa vontade, fé, e comprometimento, tudo escrito no papel, somos agora impulsionados a seguir.

Com nossa fé fortalecida após os três primeiros passos, nossa confiança e boa vontade reforçadas no quarto passo, estaremos então prontos, a dar este "salto" pra liberdade, ler o que escrevemos, admitir os erros, diante de Deus, e de outro ser humano.

Admitimos a Deus

Talvez seja esta a parte mais fácil, por assim dizer, afinal, possivelmente agora temos confiança em Deus, e nossa fé é genuína, além do que, sabemos de antemão, que Deus não nos julgará por revelarmos à Ele nossas falhas, erros, e culpas. Muito pelo contrário. A maneira como fizermos isso, é pessoal, se acharmos melhor, poderemos fazer uso da formalidade religiosa para confessarmos algo, ou simplesmente nos dirigirmos à Deus da forma mais espontânea e particular possível, da maneira como nós O compreendemos. No que diz respeito a leitura do 5º passo em si, Deus estará presente também, obviamente. Muitos se dirigem a Deus de maneira separada, antes da abertura do passo, outros, não, importante é como nos sentiremos com relação a isso, e importante, é não imaginar que, algumas coisas contaremos somente à Deus, e não ao outro ser humano, ou seja, poderemos nos sentir tentados para tal coisa, afinal algumas de nossas ações do passado podem não ser nada agradáveis. Portanto, é importante a escolha certa do padrinho do 5º passo.

A nós mesmos

Quantas vezes, em nossas vidas, encaramos a nós mesmos com realidade? Quantas vezes, paramos para analisar como de fato, estávamos vivendo e nos relacionando com o mundo? Finalmente, com a confiança em um Poder maior que nós mesmos, podemos admitir à nós mesmos que estávamos errados em muitas situações, e que não precisava ser assim, e onde muitas destas situações começaram.

Mas, qual a finalidade deste passo ser feito com outra pessoa? 

Ao encararmos nossos piores monstros, com a ajuda de outro ser humano, poderemos ver, que possivelmente muitas das coisas pelas quais já passamos, não eram exclusividade nossa. Sim, é possível que nosso padrinho do 5º passo, tenha passado por situações iguais, e/ou semelhantes, e isso vai ajudar no sentido de que, nada é o fim do mundo para nós, pelo contrário, a partir de então, tudo poderá mudar, e nossa vida poderá ser reescrita. Nosso padrinho ou madrinha, também poderá nos "apontar" muitas coisas que nós mesmos não estamos enxergando, e pra tanto, é necessário ter a mente aberta para aceitar essa visão crítica, sempre feita de maneira não invasiva, mas sim, no intuito de nos ajudar. Haverá também a separação, das coisas que são ou eram, de nossa responsabilidade, daquilo que não foi ou é. Ou seja, não somos responsáveis por tudo que aconteceu, muitas vezes, apenas estávamos no meio da tempestade, mas sermos causadores dela.

É primordial termos confiança em nosso padrinho. Por outro lado, muitos optam por escolher pessoas completamente "estranhas" ao seu relacionamento pessoal, um padre ou um pastor, por exemplo. Deve-se se explicar, caso a pessoa não seja da irmandade de NA, o sentido deste passo, o papel desta pessoa, e a necessidade da ajuda, se assim for conveniente a ela. É importante, e sugere-se, evitar protelar este passo, ou seja, dar a sequência natural ao 4º passo.

A natureza exata de nossas falhas

O 5º passo então, não deverá seguir como uma simples leitura do 4º passo, que foi onde "apontamos" e escrevemos todas as situações. O 5º passo, servirá para revelar a real natureza de nossas falhas, e muitas delas, possivelmente já existiam antes mesmos do uso de drogas, afinal, na adicção, o uso é apenas uma consequência final da doença da adicção, que é por natureza comportamental.

Poderemos enxergar determinados padrões de comportamento, e possivelmente como surgiram e porque. Estes padrões poderão nos ajudar a nos guiar para fora da tempestade, e servirão de balizas, para nossa recuperação, pois já saberemos em quais pontos no passado fomos mais vulneráveis a determinados tipos de comportamento. 

Finalmente, podemos lembrar que todos os passos são sugeridos, nada nos é forçado. Assim como ninguém a princípio nos forçou a usar, não somos forçados tampouco a parar com o uso, ou a praticar quaisquer destes passos. A natureza dos 12 passos, é totalmente ligada à liberdade, e não a escravidão. Aprendemos com o tempo, que quanto maior nossa natural e clara dependência de um Poder Superior, seja Deus, maior será nossa real liberdade. Somos fortes, se conhecermos e reconhecermos nossa fraqueza perante determinadas situações, pessoas, coisas materiais, e substâncias.

Palavras chave deste passo:


Princípios Espirituais:




Mais 24Hrs de paz e serenidade
Autor - Emerson
Share: