Relatório da Organização das Nações Unidas revela que há 348 novas "drogas legais"

Relatório da Organização das Nações Unidas revela que há 348 novas "drogas legais"
Um relatório divulgado pela ONU mostra que cresceu o número de drogas sintéticas ‘legais’ no mundo e o consumo delas já atinge mais de 90 países em todas as regiões.


O escritório da Organização para drogas e crimes disse que a maioria das substâncias psicoativas apareceu no mercado nos últimos cinco anos. Ainda segundo o relatório, cerca de 100 drogas chegaram ao mercado somente em 2013, o que pode evidenciar o estabelecimento de um novo mercado internacional. A ONU mostra que o preocupante desenvolvimento de tais substâncias deve-se, principalmente, ao consumo de jovens.

O relatório da ONU mostrou que as drogas sintéticas que imitam os efeitos da maconha são as mais populares.

Em regiões da América Central e Latina, por exemplo, o uso de anfetamina já é mais popular do que maconha e cocaína entre alguns grupos de usuários. Já na Europa e na América do Norte, certas substâncias foram muito mais usadas entre adolescentes do que as drogas ilícitas tradicionais.

Os estudos mostram que 4,8% dos jovens de todo o planeta – aproximadamente 3 milhões de pessoas – já experimentaram algum tipo de substância que imitam os efeitos das drogas ilegais. Os maiores níveis de usuários se encontram na Irlanda, Polônia, Letônia e no Reino Unido.

Saiba Mais

Segundo o relatório, o mercado global destas substâncias é bastante dinâmico e o número de substâncias encontradas no mercado tende a crescer. “Porém, apesar do fato de algumas substâncias psicoativas existirem, nem todas tem um mercado estabelecido”, informa o documento.

De acordo com a publicação, os dados sobre o uso de drogas mostram que a proibição britânica da mefedrona, comercializada como "miau miau", levou a um pequeno declínio de sua utilização – caindo de 1,4% para 1,1 % entre as pessoas de 16 e 59 anos. No entanto, a substância ainda permanece popular em clubes na cidade de Londres.

Fonte - Terra
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador