Dependência de heroína cresce 75% em quatro anos nos Estados Unidos

Dependência de heroína cresce 75% em quatro anos nos Estados Unidos
O coordenador da Agência de Repressão Internacional a Narcóticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, subsecretário William Brownfield, afirmou, diante de uma comissão parlamentar, que o país enfrenta "uma crise nacional de heroína". Brownfield ressaltou que, nos últimos quatro anos, aumentou em 75% o número de dependentes e duplicou a quantidade da droga que entra no país.

Enquanto o fluxo de cocaína e metanfetamina vindas da América Latina foi reduzido, Brownfield sublinhou que, com relação à heroína, o problema é diferente: o que já foi uma droga dos centros urbanos, hoje se estendeu a subúrbios de classe média e à zona rural.

Em Nova York, o tráfico de heroína atingiu os níveis mais altos das últimas duas décadas, alarmando agentes de narcóticos. Eles dizem que a droga alimenta também uma crescente demanda na Costa Leste dos Estados Unidos. A quantidade de heroína apreendida neste ano já ultrapassou o total de 2013, e atingiu o maior nível desde 1991. Cerca de 35% do que foi confiscado em todo o país, desde outubro, foi apreendido no estado de Nova York, que, no ano passado, foi responsável por cerca de um quinto das apreensões nos EUA.

A droga chega em caminhões que partem do Norte do México. À medida em que se aproxima de Nova York, a carga é transferida para carros, que se dirigem ao Bronx ou a Manhattan e, eventualmente, é entregue a usuários ao longo da Costa Leste. Os preços variam de US$ 6 a US$ 10 por envelopes de glassine, uma espécie de papel impermeável e translúcido.

"Estão inundando o mercado"

Em Staten Island, um dos 62 condados de Nova York, detetives de narcóticos têm registrado um aumento acentuado na quantidade de heroína apreendida neste ano - 61% superior ao registrado em 2013.

- É barato, é potente e há demanda dos usuários. Agora, estão inundando o mercado - disse James J. Hunt, diretor do Departamento Antinarcóticos (DEA) de Nova York. - No meu tempo, nunca tínhamos visto apreensões de heroína tão grandes como essas.

Hunt disse que os distribuidores de drogas preferem Nova York pela mesma razão das empresas que se instalaram na cidade há séculos: um grande mercado consumidor e acesso fácil a outras áreas da Costa Leste.

O crescente consumo de heroína tem provocado a morte de figuras conhecidas, como a do ator Philip Seymour Hoffman, e de dezenas de jovens de famílias de classe média, por todos os Estados Unidos.

Fonte - Agência O Globo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador