Estudantes que usam álcool ou maconha na escola estão sob maior risco de sofrer por problemas de saúde mental

Estudantes que usam álcool ou maconha na escola estão sob maior risco de sofrer por problemas de saúde mental
Quando adolescentes são pegos bebendo ou usando maconha na escola, uma visita ao gabinete do diretor pode não ser suficiente. Estes alunos também devem ser examinados para verificar se tiveram exposição a trauma, problemas de saúde mental e outros riscos graves para a saúde, de acordo com um estudo apresentado na Pediatric Academic Societies (PAS), reunião anual em Vancouver, British Columbia, Canadá.

Os pesquisadores descobriram que o uso de substâncias na escola foi associado a maiores chances de desenvolver problemas graves, como depressão, violência por parceiro íntimo e tentativa de suicídio.

“Na escola, o uso de substâncias não é apenas um evento isolado, que exige uma ação disciplinar simples, mas um sinal importante para identificar adolescentes que necessitam de avaliação psicossocial urgente e de apoio”, disse a principal autora do estudo, Rebecca N. Dudovitz, professora assistente de pediatria no Hospital UCLA da Mattel Children.

A Dra. Dudovitz e seus colegas analisaram dados da pesquisa Youth Risk Behavior de 2011, um estudo representativo de mais de 15 mil estudantes do ensino médio nos Estados Unidos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças conduziram a pesquisa a cada dois anos para monitorar as condições e comportamentos que afetam a saúde dos adolescentes.

Os pesquisadores analisaram se o uso de álcool e de maconha por estudantes do ensino médio foi associado com nove outros riscos graves para a saúde, incluindo dirigir embriagado ou andar em um carro com um motorista que estava embriagado; se envolver em brigas; carregar arma de fogo na escola; beber álcool ou usar drogas durante a última vez que teve relações sexuais; ser vítima de violência por parceiro íntimo; ser forçado a ter relações sexuais; ter sintomas de depressão; pensar em suicídio; e cometer tentativa de suicídio.

Os resultados mostraram que nove por cento de todos os alunos relataram ter feito uso de álcool ou de maconha na escola. Para meninos e para meninas, usar álcool ou maconha no campus esteve associado a chances dramaticamente mais elevadas de expor-se a nove riscos sérios para a saúde, em comparação com o uso de substâncias apenas fora da escola.

Por exemplo, os estudantes que relataram usar álcool ou maconha na escola tinham chance de 64 por cento de terem estado em um carro com um motorista embriagado; chance de 46 por cento de terem tido sintomas de depressão; chance de 25 por cento de ter experimentado violência por parceiro íntimo; e chance de 25 por cento de ter tentado suicidar-se.

“Esses números mostram um histórico considerável de risco de dano imediato que talvez não tivesse chegado ao conhecimento de um dos pais ou de um funcionário da escola”, disse a Dra. Dudovitz.

“Quando um estudante é encontrado usando substâncias na escola, devemos pensar nisso como um sinal de que uma criança precisa de ajuda”, disse ela. “Dada a forte associação do uso de substâncias na escola com alguns riscos de saúde muito graves e perigosos, como experimentar trauma sexual e cometer tentativa de suicídio, não devemos entender o uso de substâncias na escola como apenas mais uma infração escolar. Ao invés disso, ele pode ser uma chamada verdadeiramente urgente para que adultos responsáveis se envolvam e ajudem para que o estudante tenha acesso a serviços adequados”.

Fonte - Traduzido e adaptado de Medical News Today
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador