Governo canadense discute como resolver a crise de crescimento de opióides

Hidrocodona
Um número crescente de pessoas estão morrendo de forma dramática por uso de opióides - como OxyContin e codeína - mas especialistas em saúde e os médicos dizem que o Canadá não está fazendo o suficiente para combater a crise.


"Nós Damos essas drogas para muitas pessoas, em doses generosas e muito altas, e precisamos refrear essa distribuição excessiva de prescrição de opióides", disse Benedikt Fischer, do Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde ,que se especializa em abuso de substâncias. "Se fizermos isso de forma eficaz, vamos reduzir muito os danos, inclusive mortes."Os opióides são uma família de drogas que são normalmente usados para tratar a dor, mas também são conhecidos por dar aos usuários uma sensação de euforia, tornando-os substâncias de dependência.

Um em cada cinco canadenses sofrem de dor crônica, analgésicos como a codeína e a morfina são atraentes.No entanto, o Canadá ultrapassa a maioria dos outros países desenvolvidos em sua prescrição dos medicamentos. Dados recentes colocam o Canadá como o segundo maior do mundo em consumo per capita de opióides por prescrição, logo após os Estados Unidos."Estes não são drogas inócuas", diz Fischer. "Eles veem com uma série de riscos e danos."Um estudo divulgado segunda-feira abordou um dos piores males: a morte.O estudo, publicado na revista Addiction, verificou que a taxa de mortes relacionadas com opiáceos dobrou em Ontário para 41,6 mortes por milhão - ou cerca de 550 mortes por ano. Entre 1991 e 2010 jovens adultos são as vítimas que mais se aderem ao uso.

Para aqueles da área de dependência, o estudo rigoroso que analisou pormenorizademente quase duas décadas de relatórios legistas, forneceu confirmações de uma tendência preocupante ligada a um tipo de analgésico prontamente disponível."Isso tem sido observado por um longo tempo”. Nós sabemos que essas drogas causam muitas mortes, os números estão subindo. A pergunta é: O que estamos fazendo sobre isso? " indaga Fischer.Uma forma que o Health Canada tentará conter o abuso dos medicamentos é forçar as empresas a fazer opióides com grande poder de dependência, particularmente OxyContin, resistentes e à prova de falsificação, de tal forma que não poder-se-á esmagá-los, com finalidade de aspirar ou injetar, obtendo ação rápida e alta.

Enquanto os analgésicos opióides são necessários em muitos casos, eles também podem ser gerar alta dependência e, consequentemente, levar a overdoses. Especialistas alertam que os médicos devem pesar o risco e o benefício da prescrição.Essa publicação veio segunda-feira e coincidiu com questões que estão sendo levantadas. Pílulas canadenses, na forma mais antiga do OxyContin, que os EUA proibiu no ano passado por sua capacidade de fácil esmagamento, estão escorrendo ao sul da fronteira.O pesquisador sobre dependência, Thomas Kerr, descartou a ação pela Health Canada como uma "estatégia menor" que não consegue resolver o problema maior, tornando-se uma crise de saúde pública.

Não são apenas os dependentes que podem ainda obter sua dose alta da droga na forma prescrita, os estudos mostram que muitas vezes eles simplesmente passar para uma outra droga, disse Kerr, que é co-diretor da Iniciativa de Pesquisa em Dependência e Saúde Urbana em B.C."A realidade é que o governo federal não sabe realmente o que está acontecendo com as drogas neste país", disse Kerr.Países como Austrália e até mesmo os Estados Unidos têm "programa de drogas bem mais sofisticados de drogas do que o Canadá, como a pesquisa anual dos EUA sobre o uso de drogas e à saúde, diz ele.”Um estudo realizado por Fischer fez achar que a demanda por tratamento relacionado com opióides de prescrição dobrou em Ontário, em cinco anos, terminada em 2009.

É o problema que mais cresce para os serviços de dependência na província. Em 2011, quase 20 por cento das pessoas em Ontário que procuram tratamento para dependência estavam lá por opióides de prescrição.Em uma comissão permanente federal sobre saúde auditiva no início deste ano, o Dr. Meldon Kahan, um especialista em dependência, descreveu a crise de saúde pública como “causada por médicos”."A boa notícia é que desde que a crise é causada por médicos, elapode ser resolvida pelos mesmos, com a ajuda dos políticos e o público em geral" , disse o comitê.O médico sugeriu uma série de soluções possíveis, incluindo a droga em planos provinciais que colocam limites de reembolso para altas doses de opióides.

Reguladores médicos, tais como universidades médicas, estabeleceram padrões explícitos e o governo federal aumentará a supervisão das informações sobre prescrições dadas pelos fabricantes de medicamentos para médicos .Para Fischer, o maior desafio é reduzir no Canadá a enorme quantidade de opióides que são dispensavéis .Embora a medicação pode ser necessária para controlar a dor crônica ou grave, ele diz que os médicos precisam de mais formação sobre quando não prescrever analgésicos. Em muitos países da Europa ocidental, ele observa que eles prescrevem até um terço do que está sendo prescrito no Canadá.Às vezes, os riscos, tais como uma overdose ou vício, podem superar os benefícios, frisou.

É uma lição que Betty-Lou Kristy sabe melhor do que ninguém. Em Georgetown, Ontário, esta mulher perdeu seu filho de 25ª anos, quando ele se tornou dependente em OxyContin prescritos para a dor e, acidentalmente, ocorreu uma overdose quando o medicamento fora misturado com outros."Minha mensagem realmente seria questionar a necessidade de uma receita médica", disse Kristy. "Se está sendo prescrito um opióide para você, torna-se necessária uma discussão com o seu médico."Ela disse que as pessoas não entendem a dependência dos opióides - e automaticamente assumem que estes são seguros, porque são prescritos através de um médico."Isso realmente me assusta", disse Kristy. "É tão devastador. É tão difícil de vencer esta dependência."

Fonte - CBC Canadá
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador