OEA defende abordagem de saúde pública para drogas ilícitas

OEA defende abordagem de saúde pública para drogas ilícitas

DA REUTERS

OEA defende abordagem de saúde pública para drogas ilícitas - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
A Organização dos Estados Americanos (OEA) defendeu nesta sexta-feira que os países do continente abordem o consumo de drogas ilícitas como uma questão de saúde pública, e que se abram à despenalização como uma política que ajude a combater o narcotráfico.


A recomendação consta em um relatório entregue pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A elaboração do texto havia sido solicitada durante a Cúpula das Américas de 2012, em Cartagena.

"A despenalização do consumo de drogas deve ser considerada na base de qualquer estratégia de saúde pública. Um dependente é um doente crônico que não deve ser castigado por sua dependência, e sim tratado adequadamente", diz o relatório, que inclui uma análise sobre o problema das drogas ilegais nas Américas, e uma série de cenários para enfrentá-lo.

"Se não é possível passar da noite para o dia a uma mudança radical no tratamento dos dependentes, pelo menos deveriam ser iniciados métodos de transição, como os tribunais de drogas, a redução substancial das penas e a reabilitação", diz o texto.

Os especialistas citados disseram que as medidas restritivas de liberdade só deveriam ser usadas quando houver risco à vida do dependente ou quando sua conduta constituir um risco para a sociedade.

O relatório estimam que as Américas concentrem 45% do consumo mundial de cocaína, cerca de metade do consumo de heroína e um quarto do consumo de maconha, e disse haver um aumento no consumo de drogas sintéticas. O varejo das drogas ilegais, acrescenta o texto, movimenta US$ 151 bilhões por ano.

Fonte - Folha de São Paulo 
 
Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador