Novo relatório do UNODC analisa uso de pasta de cocaína no Peru

Novo relatório do UNODC analisa uso de pasta de cocaína no Peru

Novo relatório do UNODC analisa uso de pasta de cocaína no Peru - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Lima, 20 de maio de 2013 - Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) analisou pela primeira vez o problema e o impacto da pasta básica de cocaína no Peru - pasta de cocaína, PBC , pasta, basuco, pitillo ou paco, como é conhecida em partes da América do Sul - desde sua aparição, há mais de quatro décadas. O abuso da PBC leva à dependência grave e tornou-se um problema crescente no Peru e em muitos países sul-americanos.

A PBC é um produto intermediário na produção de cocaína, em que as folhas de coca são misturadas com os produtos químicos industriais e solventes, tais como o ácido sulfúrico e o querosene. Os usuários geralmente fumam PBC, e a droga gera dependência física e psicológica grave dentro de algumas semanas de uso, tornando-se muito mais complexo e difícil de tratar do que o uso de opiáceos. O uso da PBC induz ainda mais a psicose e expõe os usuários a uma série de riscos à saúde, tais como falta de ar, ataque cardíaco, dano cerebral, infecções, bem como compartamento anti-social e até mesmo criminal. Em algumas partes da América do Sul, o uso da PBC criou sérios desafios para os sistemas de saúde pública.

Prontamente disponível e relativamente de baixo custo, o uso da PBC traz o risco de criar uma epidemia de saúde potencialmente explosiva com graves consequências sociais. O relatório, produzido no Peru pelo UNODC e pela Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (DEVIDA) mostra que seis em cada dez usuários de PBC no país desenvolvem problemas de dependência de drogas. Constatou-se que, entre os menores infratores no país, 21,8% declararam alta prevalência de uso da PBC, e com a idade de início de consumo tão baixa quanto 13 anos, o potencial de dependência em grande escala é alta. Além disso, anteriormente considerada "droga do homem pobre" devido a seu baixo custo, o uso da PBC não está mais concentrado entre os usuários de baixa renda, uma vez que durante as duas últimas décadas o número de usuários abastados aumentou.

O relatório foi produzido com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o uso da PBC e suas implicações para a sociedade peruana, a fim de informar as estratégias para promover políticas de prevenção e tratamento no país. "O uso de drogas ilícitas e de dependência é um problema de saúde pública", disse o representante do UNODC no Peru, Flavio Mirella. "Dada a dimensão do problema da PBC no Peru, nós encorajamos o governo e seus parceiros a desenvolver estratégias de prevenção para desencorajar a sua utilização e disponibilizar opções de tratamento que respeitem os direitos humanos e que sejam projetados de acordo com as necessidades dos viciados", concluiu ele.
 
Fonte - UNODC - Cone Sul

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador