Mariana Congo - Economia & Negócios
SÃO PAULO - Vodca, wodca, wodka, vodka. As embalagens da bebida destilada estampam vários tipos de grafia, mas têm algo em comum: comportam até um litro, conforme a lei permite. Mas isso até hoje. Uma portaria do Ministério da Fazenda publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 6, autorizou a comercialização no varejo de vodcas em recipientes de até 5 litros.
Setor espera usar vodca de 5 litros em ações de marketing. Apesar da novidade, o 'garrafão' de vodca dificilmente chegará às prateleiras de supermercados ou distribuidoras de bebidas.
Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a permissão à vodca de 5 litros era uma demanda do setor, mas o principal interesse é ter maior liberdade para realizar ações de marketing com a bebida, principalmente em casas noturnas. Isso incluirá, por exemplo, a confecção de garrafas de tamanhos especiais para exposição nos pontos de venda, como já acontece com o uísque há mais de dez anos.
Os brasileiros compraram 42 milhões de litros de vodca no ano passado. O faturamento do segmento cresceu 10% na comparação de 2012 com 2011, de acordo com dados de mercado da Nielsen. Ainda assim, o Brasil continua a ser mesmo um bom bebedor de cerveja: foram 13,2 bilhões de litros em 2012, segundo o Sicobe, sistema de medição da Receita Federal.
A portaria do Ministério da Fazenda não altera a tributação da vodca.
SÃO PAULO - Vodca, wodca, wodka, vodka. As embalagens da bebida destilada estampam vários tipos de grafia, mas têm algo em comum: comportam até um litro, conforme a lei permite. Mas isso até hoje. Uma portaria do Ministério da Fazenda publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 6, autorizou a comercialização no varejo de vodcas em recipientes de até 5 litros.
Setor espera usar vodca de 5 litros em ações de marketing. Apesar da novidade, o 'garrafão' de vodca dificilmente chegará às prateleiras de supermercados ou distribuidoras de bebidas.
Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a permissão à vodca de 5 litros era uma demanda do setor, mas o principal interesse é ter maior liberdade para realizar ações de marketing com a bebida, principalmente em casas noturnas. Isso incluirá, por exemplo, a confecção de garrafas de tamanhos especiais para exposição nos pontos de venda, como já acontece com o uísque há mais de dez anos.
Os brasileiros compraram 42 milhões de litros de vodca no ano passado. O faturamento do segmento cresceu 10% na comparação de 2012 com 2011, de acordo com dados de mercado da Nielsen. Ainda assim, o Brasil continua a ser mesmo um bom bebedor de cerveja: foram 13,2 bilhões de litros em 2012, segundo o Sicobe, sistema de medição da Receita Federal.
A portaria do Ministério da Fazenda não altera a tributação da vodca.
Fonte - O Estadão
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O governo, como sempre "surpreende"....Por um lado intenções de campanhas educativas, seguidas de embates e leis rígidas contra publicidade e consumo do álcool abusivamente. Do outro lado, facilitação do consumo, e venda, e diretamente para o público consumidor jovem...Um retrocesso.
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