Dia das Crianças

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro no Brasil, é um dia para comemorar os direitos das crianças, e onde normalmente elas ganham muitos presentes...ou quase todas ganham.


O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro no Brasil, é um dia para comemorar os direitos das crianças, e onde normalmente elas ganham muitos presentes...ou quase todas ganham.
Hoje em dia, o significado das datas, tem se "confundido", ou se deteriorado em sua verdadeira essência. Falamos aí do Dia das Crianças, Natal, Páscoa, etc. A sociedade moderna, em sua maioria, está voltada para o consumo, o ter, o dar, sem saber ao menos o porquê disto.

E o comércio de um modo geral, incentiva, e lucra muito. É fato que hoje, inúmeras crianças com, 4, 5, 6 anos tem já o seu "Smartphone"....outras tantas vídeo-games, ou eletrônicos de toda sorte. É fato também, que existem pais que descobrem nos vídeo-games, um "aliado" para deixar suas crianças entretidas, ou seja, enquanto as crianças estão jogando, os pais podem "descansar", ou cuidarem de outros afazeres. Isto é perigosíssimo, sob a ótica de que, quando os pais, ou alguns deles, perceberem o erro, pode ser tarde, daí será muito mais dificultoso reverter a situação.

Já tem sido motivo de estudo, que estas tecnologias, quando mal empregadas em seu uso, como normalmente são, adoecem a pessoa, em todos os sentidos. As crianças, são as mais prejudicas. Segundo especialistas, é na infância que se criam e se desenvolvem os mecanismos de relacionamento interpessoal, portanto, crianças que se voltam para ambientes virtuais de relacionamento, não desenvolverão estas habilidades, como consequência terão dificuldades no futuro, e possivelmente dificuldades sérias.

Há o outro lado da moeda. Os eletrônicos, quando usados de maneira adequada, com supervisão dos pais, podem e ajudam no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Claro que, existe uma idade adequada, para cada coisa. Você não pode imaginar uma criança de 6, 7 anos com acesso irrestrito a internet, sem o menor "policiamento" ou prevenção de acesso a determinados conteúdos pelos pais, e não se fala aqui somente em conteúdos pornográficos, mas também violentos e criminosos de toda a sorte.

Não sou um especialista da área, mas tenho um filho, infelizmente não depende de mim estar atento a tudo, pois que ele mora com a mãe, portanto 90% do tempo, cabe a ela este papel. Mas eu enquanto pai, procuro nortear da melhor maneira possível, os 10% do tempo que me cabem, todos os meses, e nas férias.

Dia das crianças, onde comemora-se os direitos das crianças. Direitos fundamentais como alimentação, moradia, estudo, amor, carinho, cuidado. Direitos subjetivos como direcionamento, norte. O que a criança quer, talvez e muitas vezes, não é o que ela realmente precisa, ou seja, dar a uma criança o que ela necessita em todos os sentidos, e não tudo o que ela quer. No "script" do papel de um pai, existem muito mais "negativas", do que permissões a um filho, a negativa a um pedido, quando fundamentada em uma explicação coerente, e breve, tem muito mais peso na educação do que permissões frequentes à tudo, e a qualquer coisa.

Brincar com jogos lúdicos, andar de bicicleta, jogar bola, passear na praia, pescar...Eis um bom dia que tentarei passar com meu filho, com a criança que ele é...Atento para formar não um adulto perfeito, mas um adulto preparado para as boas coisas da vida, e para as adversidades...

Mais 24 Hrs de paz e serenidade


Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador