Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal

Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal

Compartilho alguns conceitos, ou "estratagemas" coletados de vários profissionais, como neurologistas, psicólogos, terapeutas, consultores de dependência química, e escritores, coletados e anotados, por sua relevante importância em um processo de reestruturação pessoal nos níveis, emocional, espiritual, comportamental, e físico.
Para o indivíduo em recuperação, o que serve também para todo o ser humano, é importante reduzir contradições, ou seja, sintonizar os pensamentos, e as ações. Com isso, é possível obter força e equilíbrio emocional. A mudança nas ações, só virá com a mudança da maneira de pensar, ideias novas, substituem velhos conceitos. E uma vida sem objetivos, entra em uma espécie de "curto-circuito", e paralisa o indivíduo em todos os sentidos, tendo ainda a tendência ao negativismo e progressão da intoxicação emocional pessoal, que leva a doenças.

A raiva má, a ira descontrolada, o medo e a depressão, são emoções que intoxicam, bem como a inveja, ciúmes descontrolado, ganância, egoísmo, etc. e trazem a doença ao corpo, alma, e espírito.

Disciplina - Princípios para a disciplina aplicável em ambientes físicos, em minha mente e em meu corpo


1 - Um lugar para cada coisa;
2 - Ambiente limpo;
3 - Descartar o que não é necessário;
4 - Disciplina para organizar e manter organizado.

"Saber, e ter o conhecimento não é suficiente, deve-se "passar" ou aplicar, desejar algo não é suficiente, deve-se fazer"    Goethe


Intenção >>>>>> Ação
Pensar >>>>>>>  Fazer

A disciplina liberta, e é a capacidade de:

>>Estudar, se acreditar que o estudo o fará melhor;
>>Recusar um alimento, se acreditar que este o fará mal;
>>Permanecer em silêncio, se acreditar que esta é a melhor opção para o momento;
>>Rejeitar uma proposta que agrida os meu princípios éticos, ainda que muito dinheiro ou  vantagens estejam envolvidos;
>>Viver de um modo coerente, com minhas convicções e crenças.

Em se falando de recuperação, nenhuma sobrevive sem autodisciplina. Deve-se atentar a palavra: "A disciplina liberta...", a disciplina pessoal, nos trás liberdade, assim como a dependência de Deus, também nos trás liberdade. Dizer não à si mesmo, a determinadas coisas, situações, etc., denota autocontrole, e é um processo que pode parecer difícil no início, mas torna-se leve com o passar do tempo, e então se olharmos para trás um dia, nos parecerá assombroso analisar como agíamos nas situações cotidianas, e com outras pessoas. 

Animais, agem por instinto,  ainda que a princípio sejamos animais racionais, todavia além do "pensar", possuímos uma alma e um espírito, dotados de eternidade, portanto viver pelos instintos é sinal de desconhecimento de si mesmo. 

A nossa evolução, com relação a um determinado evento ou conhecimento pode ser dividido em 4 etapas:

Você não sabe, e não sabe que não sabe, ou seja, você não sabe sequer as perguntas a serem feitas.

Você não sabe, mas sabe que não sabe, ou seja, agora pelo menos, você conhece as perguntas.

Você sabe as respostas.

Você sabe as respostas, e transforma este conhecimento em mudança de comportamento.

Traçando a disciplina - Objetivos

Objetivos mal definidos, não serão alcançados, ou serão desastrosos. É importante definir data, e tempo para atingir o objetivo, progredindo sempre em direção da meta deste tempo.

Alguns princípios para definição de um objetivo

1 - Deve ser formulado em termos positivos;
2 - O tamanho do objetivo, deve ser adequado;
3 - O objetivo deve ser especificado claramente;
4 - Objetivos que dependem (muito) da vontade de outras pessoas estão mal definidos por natureza;
5 - O objetivo, não deve estar em conflito com outros objetivos;
6 - Uma projeção do futuro (objetivo alcançado), permite visualizar possíveis efeitos colaterais
7 - O objetivo deve ser ético.

"Alguém disciplinadamente trilhando o caminho errado, chegará rapidamente aonde não quer chegar"

"Reaja inteligentemente, mesmo a um tratamento não inteligente"     Lao-Tsé

Toda crise, gera oportunidades


O sentimento de culpa >>>> nos leva a lamentação.
O sentimento de responsabilidade, >>>> à reação !


Portanto, não existe a derrota, existe o feedback, ou, resposta (retorno) a uma ação mal planejada, ou dentro de objetivos mal definidos e errados. Monitorar o caminho traçado para o objetivo, e observar reagindo a erros de percurso, ou a situações e desvios da meta original...analisar. Então, a "derrota" só acontece quando assim eu permitir, e não mais "reagir" e aplicar conhecimento adquirido por meio do feedback para reavaliar minhas ações.

"Eles podem, porque simplesmente pensam que podem"    Virgílio

Eu vivo de acordo com aquilo que penso e acredito, e não posso mudar outras pessoas, apenas e talvez, influenciá-las, negativa ou positivamente.

Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal
Segundo o livro de Eckhart Tolle, O Poder do Agora, em nossa mente há uma incessante avalanche de pensamentos, e parar isto é quase impossível. Este pensar incessante, leva-nos a viver muitas vezes no passado, e no futuro, realizando apenas "paradas" rápidas no presente. Para ser preciso, não somos nós, muitas vezes que usamos nossa mente, é nossa mente que nos usa. 

Neste mesmo livro, este escritor afirma que o 1º passo, é prestar atenção aos pensamentos, ou "observar" o "eu pensador", sem julgamentos ou condenações, desta forma podemos caminhar para a "libertação". De 80% a 90% dos pensamentos, são inúteis, e muitas vezes até nocivos. Ocupar a mente, não é sinônimo de pensamentos. Trabalhamos, concentrados e focados, e isto é mais saudável pra nossa mente, do que milhares de pensamentos sem sentido ou inúteis.

Aceitar o tempo presente, não viver no passado (dor, culpa), tampouco no futuro (medo, angústia, ilusão). Nós podemos mudar apenas o presente, apenas a realidade presente.  

O futuro, não existe, ainda não aconteceu, portanto, poderemos fazer apenas projeções para possíveis desfechos futuros, no caso de planejamento de objetivos, sendo que nossos atos no presente, apenas irão garantir uma previsão de retornos quer positivos quer negativos (de acordo com nossas ações claro), mas nossos atos não poderão modificar o que acontecerá no dia de amanhã e que independe de nós, se e como acontecerá.  

O passado, também não existe mais, não é possível alterar nada do que aconteceu há um minuto atrás, ou há um segundo, quanto mais de anos atrás, o passado, encaixa-se melhor em nossas vidas, se for tratado como um "arquivo" para consultas, não como um lugar de permanente visita.

Deus, é Senhor absoluto do "tempo"

Um trecho muito interessante, é que o escritor comenta sobre Deus e o tempo, algo que não paramos para pensar. Deus é atemporal, ou seja, não pode ser medido em começo, meio, ou fim, do mesmo modo Jesus Cristo. Segundo a Bíblia:

"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 8:58  Ou, "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." 2 Pedro 3:8

Ou seja, a afirmação "eu sou", mostra a condição atemporal de Deus, e de Jesus Cristo, não há começo, simplesmente existe, é. Afinal, Deus é o Criador de tudo que existe e há, em profundidade, quantidade, e tempo. Para Deus, não há limitações de tempo.

Então, o tempo não existe, de forma real, mas foram criadas convenções e medidas para auxiliar e pautar os dias e noites, o trabalho e o descanso, prazos e previsões, e isto torna-se lógico, se lembrarmos que: o passado e o futuro não existem, apenas o presente. 

Por isso, devo ter em mente que não posso modificar o passado...

Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal
Tudo que fiz de bom, ou ruim, não poderei mudar, acrescentar, ou diminuir. A única coisa que me é possível quanto aos acontecimentos do passado, é tentar REPARAR, ou seja, se causei prejuízo, procurar repor, se causei dor e mágoa, pedir perdão. 

E ainda assim, talvez existam coisas que não poderei repor, e/ou compensar, o que fazer ? Posso ajudar alguém que precise, materialmente falando, se assim me sentir motivado a fazer.

E também, pode acontecer que não seja possível mais pedir perdão...Aí existem várias hipóteses, a pessoa a quem magoei talvez já tenha falecido, então, o assunto se restringe à mim e a Deus. 

Ou, a pessoa pode não querer me receber tampouco escutar o que tenho para dizer, voltamos aí à questão que não temos controle sobre a  vontade dos outros, então podemos dizer à nós mesmos, fiz minha parte.

Enfim, nós poderemos enxergar e sentir que algo muda em nós, se tentarmos praticar algumas destas ações...Isto acima refere-se ao aos seguintes Passos de NA:


8º - Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.

9º - Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando faze-lo pudesse prejudica-las ou a outras.


O futuro é um livro a ser escrito


As angústias e perguntas quanto ao futuro são muitas vezes comuns a todos nós:


>>Conseguirei um emprego?
>>Conseguirei me manter limpo?
>>Necessito de uma(um) companheira(o)...será que alguém se interessará por mim?
>>Conseguirei ter um bom carro?
>>Quanto tempo vou viver?
>>Será que serei discriminado pelo meu passado?


Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal
E muitas outras dúvidas e angústias...E neste ponto, lembro que nenhuma destas perguntas tem sentido, porque simplesmente não existem ! O amanhã, não existe...e isto é difícil de conceber até. 

Claro e óbvio, que não podemos viver sem sonhos, objetivos, e temos desejos a realizar também, uns mais outros menos...mas ter um sonho e um objetivo, não significa viver no futuro e questionar-se se dará certo ou não, se acontecerá isto ou aquilo. Lembramos aí da formulação correta de objetivos, coerentes e possíveis, e da nossa ação necessária para atingi-lo.

Ex: Quero comprar um carro esporte. Hoje posso? Não. Quanto custa? Valor X. Com o que ganho hoje conseguirei comprar um dia? Não. Então, o que é necessário para ter condições um dia de comprar este carro? Melhorar o salário. Como? Subindo na empresa. Como? Estudando...Bingo ! Aí começa a ação !

As angústias emocionais com relação ao futuro, nos dizem claramente que procuremos ajuda, pois podem demonstrar que somos inseguros, e imaturos emocionalmente falando. Não há mal nisto, mal é para nós, se não buscarmos apoio...Conhecer a nós mesmos é fundamental. 

E tudo isto, sempre com a primordial ajuda de Deus...pois Dele é o amanhã. A medida que eu avanço mais espiritualmente falando, o que demanda esforço pessoal também, mais me será dada a tranquilidade que somente a fé em Deus proporciona...muitos "medos" e angústias irão desaparecer.


11º Passo de NA - Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade.

 
"O poder do agora, é o poder da minha presença, da minha consciência libertada das formas de pensamento. É viver no presente."  Eckhart Tolle
E o dia a dia? Se não estou mais me lamentando com o passado, nem "apavorado" pelo futuro, como fica o dia a dia?

10º Passo de NA - Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

Ou da maneira que preferirmos algo similarmente à isto, mas o 10º Passo resume bem ao meu ver, a autoavaliação necessária para minha vida não perder o "fio da meada"...

 

Origens do sofrimento

Alguns conceitos para se trabalhar a recuperação pessoal
Nos "proporcionamos", ou somos vítimas, de vários tipos de dor, e sofrimento durante nossas vidas. O passado, e o futuro, podem gerar inúmeros sofrimentos de toda ordem. A dor emocional faz parte da vida, o sofrimento por vezes também, a dor passará, sofrer é uma opção.

Mesmo na dor física, existem pessoas que encontram a paz. Algumas perguntas simples podem ser feitas, diante de uma situação de sofrimento.



Qual a origem do sofrimento atual ?

    >>É real, ou ilusão?
    >>Está no passado, no futuro, ou no presente?
    >>Tem a ver com ressentimento, medo, saudade, culpa, inveja, fracasso, covardia, desânimo, ou ciúmes? E está, dentre estes, relacionado com algo ou com alguém especificamente?
    >>Quero sofrer? Ou, Não tenho forças para buscar a felicidade?
    >>Vivendo o agora, o presente, aceitando a realidade, posso terminar com o sofrimento?

    Lembrando que em nós, a culpa deve ser substituída pela responsabilidade. Percebe-se o erro, sente-se a culpa, assume-se a responsabilidade, e a responsabilidade irá gerar a ação para possivelmente modificar a situação, sentimento, ou nós mesmos.

    O julgamento, nos impede de sermos felizes, e de vivermos realmente o amor, seja este em qual forma esteja. Ao parar de julgar o outro e a nós mesmos, abrimos caminho para o amor, e para a felicidade. O perdão é uma chave poderosa, para o amor, e para a iluminação de Deus em nossa vida, e não é só o perdão ao próximo, mas também o perdão à nós mesmos, e repetidas vezes quantas forem necessárias, até que a culpa não exista mais diante daquilo que "nos encontrávamos" culpados, em ações que diziam ou dizem respeito somente a nós mesmos.

    Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade

    Share:

    2 comentários:

    1. Brilhante artigo. De extrema ajuda para mim, que estou sofrendo, enfrentando um problema com meu filho. Publique mais o autor coisas tao importantes para nossas almas. Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Fernanda! Grato pela leitura, e satisfação em ter servido. Abraço e Mais 24 Hrs!

        Excluir

    Orientações para comentários
    Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
    Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
    Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


    Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
    Obrigado, Emerson - Administrador