Nem toda desculpa é esfarrapada: você sabe pedir e aceitar ?

Nem toda desculpa é esfarrapada: você sabe pedir e aceitar ?

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Nem toda desculpa é esfarrapada: você sabe pedir e aceitar ? - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Se você está cansado de ouvir desculpas, prepare-se. Gente que estudou o problema diz que há um "boom" desses pedidos circulando no mundo --tanto no público quanto no privado.
Sim, há especialistas em desculpas, e não são gurus de autoajuda oferecendo o manual definitivo do perdão.
"Há toda uma linha de estudos na sociologia e na ciência política sobre o assunto, por causa dos pedidos formais dos governos e das instituições", diz o sociólogo carioca Alexandre Werneck, autor de "A Desculpa" (Record, 378 págs.).

Seja a Fifa se desculpando, na última quarta-feira (29/5), por problemas na retirada de ingressos da Copa das Confederações, seja o que você costuma dizer ao chegar atrasado a um compromisso, o fato é que a vida cotidiana se move numa rede de desculpas.
E isso não precisa ser ruim, segundo Werneck. Ele diz ter escrito o livro para reabilitar a desculpa, que acabou virando sinônimo de mentira.

"Um dos motivos pelos quais conseguimos viver socialmente é porque podemos pedir e aceitar desculpas. É um mecanismo para manter relações e permitir acordos." Em uma partida em 2010, o jogador confrontou o então treinador do Santos, Dorival Jr., e o capitão da equipe, Edu Dracena. Gritos e palavrões fizeram parte do show. No dia seguinte, deu uma coletiva de duas horas, na qual repetiu a palavra 'desculpas' oito vezes

Em tempos de relações virtuais, o mecanismo se torna ainda mais importante, segundo a escritora americana Susan McCarthy, criadora do site SorryWatch (vigilante das desculpas).

"Nas redes sociais, as pessoas dizem as coisas muito rapidamente e não há muito espaço para sutilezas. E todos querem se mostrar. Isso aumenta as chances de falarem coisas estúpidas ou malvadas. Então, têm que se desculpar mais e mais", disse McCarthy à Folha.

O site (www.sorrywatch.com) analisa pedidos de desculpas na mídia, na história, na cultura e na vida privada. E aponta quais são os mais esfarrapados, destrinchando seus argumentos.

O observatório virtual de desculpas está há quase um ano no ar. Embora a maioria dos posts sirva para criticar os piores pedidos, McCarthy defende a prática: "Pedir desculpas tem o poder de aproximar os seres humanos, resgatá-los de seu isolamento, de suas tristezas e de seus ódios", afirma.

REVELAÇÃO

Para pessoas que já estão próximas, falar de desculpas desperta uma ponta de suspeita. A associação com "mentira" pega. No melhor dos casos, seria uma forma de não ser indelicado; no pior, um jeito de esconder algo importante.

A psicoterapeuta Lúcia Rosenberg pensa de outra forma: "Pedir desculpas é se revelar ao outro". A pessoa que pede mostra ao parceiro como ela funciona e propõe que ele encare o que ela fez (ou deixou de fazer) com um outro olhar.

Mas nem sempre as pessoas querem se mostrar e fica difícil pedir desculpas.
"Existe essa coisa egoica ocidental de achar que você precisa estar sempre por cima. As pessoas não percebem quanta honra e quanta coragem é preciso ter para pedir perdão. Não percebem quanta nobreza há nesse gesto que parece humilhante", afirma a psicoterapeuta.

Retratar-se é um pedido e um sinal de respeito, que vem da palavra latina "re-espectrum', olhar novamente.
"O novo paradigma amoroso não é dizer eu te amo, mas sim eu te enxergo", acredita Rosenberg.

O pedido de desculpas é um jeito de dizer "não te vi na hora em que pisei na bola contigo, mas agora estou te vendo".
Aceitar as desculpas é jogar essa bola para frente, segundo o publicitário carioca Daniel Bovolento, 22, que considera a traição um dos pedidos de reparação mais difíceis de se aceitar. Ele foi traído pela namorada quando estava em uma viagem de trabalho. Soube por telefone e rompeu.

Voltou ao Rio no dia seguinte, quando se encontraram para uma conversa. "Ela disse que sabia que eu não iria desculpá-la, mas que não queria ser a grande decepção de minha vida. A promessa embutida era 'eu não vou mais fazer isso'. Eu repensei, engoli meu orgulho e resolvi reatar o namoro", conta.

O caso ilustra o que o sociólogo Alexandre Werneck considera o ritual da desculpa. "Envolve demonstração de arrependimento, ato de contrição e aposta no futuro."

Nesse ritual, quem pede reduz a importância do passado e aumenta a do futuro. Já a pessoa que aceita o pedido faz uma revisão do passado para seguir em frente.

FORÇA TERAPÊUTICA

Pedir desculpas também tem força terapêutica. Nos "12 passos", programa de tratamento de dependência química, faz parte do tratamento: é o nono passo.

"O pedido é um exercício para treinar um novo jeito de viver. Quando peço desculpas, reforço meu propósito de mudança", diz Alexandre Araújo, presidente da ONG Intervir para dependentes químicos.

O passo ajuda o dependente em recuperação a reconstruir suas relações sociais em outras bases.
"Para chegar a pedir desculpas, a pessoa tem que ter elaborado muito a situação. A reparação é um aprofundamento e uma releitura de sua história", explica Araújo, que trabalha com membros de entidades como a AA (Alcoólicos Anônimos).

O programa dos passos, seguido pelo AA, reforça que as desculpas devem ser dadas diretamente às pessoas afetadas, sempre que possível.

É um ponto básico da boa desculpa, mas está cada vez mais difícil de se encontrar, segundo a "vigilante de desculpas" Susan McCarthy.

Um bom pedido, para ela, é quando a pessoa entende o que deu errado, explicita o que aconteceu e assume a responsabilidade por isso. A regra é a mesma para desculpas íntimas e públicas.

"Muitas pessoas não foram ensinadas a se retratar. Se não sabem fazer isso por falta de prática ou porque nunca pensaram no assunto, vão pedir desculpas como se fossem crianças autocentradas e orgulhosas, praticamente acusando a pessoa para a qual deveriam se desculpar", diz McCarthy.
 
Fonte - Folha de São Paulo

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador