Dia 26 de Junho, dia mundial contra as drogas

Dia 26 de Junho, dia mundial contra as drogas

UNODC marcará Dia Mundial sobre Drogas na próxima quarta-feira, 26 de junho

Dia 26 de Junho, dia mundial contra as drogas
Em 26 de junho, o mundo irá comemorar o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, que serve para lembrar da necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) há muito tempo tem estado à frente de campanhas para conscientizar as pessoas sobre os perigos de drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico.


No entanto, hoje há um novo e alarmante problema relacionado às drogas; a demanda por substâncias que não estão sob controle internacional tem aumentado muito. Portanto, a campanha global de conscientização para 2013 do UNODC, "Fique ligado na sua saúde, não nas drogas", tem como objetivo informar ao público, e particularmente aos jovens, sobre os efeitos nocivos das novas substâncias psicoativas (NSP). Vendidas abertamente, inclusive pela internet, tais substâncias, as quais não passaram por testes de segurança em humanos, podem ser bem mais perigosas que drogas tradicionais.

Comercializadas como "drogas lícitas", "químicos de pesquisa", "adubo" e "sais de banho", as NSP estão se proliferando a um ritmo sem precedentes. O uso desses termos dão uma impressão de legalidade, levando os jovens a acreditar que estão curtindo uma diversão de baixo risco. A rotulagem intencionalmente inadequada de algumas NSP como "não apropriadas para consumo humano" fornece uma maneira de evadir as leis de controle de drogas.

O número absoluto de NSP entrando em cena quase semanalmente, combinado com a falta de conhecimento sobre os efeitos adversos e o potencial de vício dessas substâncias não controladas, apresentam um grande desafio à saúde pública. Com frequência, a diferença entre uma dose "segura" e tóxica é muito pequena e as NSP têm sido associadas com fatalidades, delírio e comportamento violento. Misturas de NSP compradas inadvertidamente por usuários têm resultado em efeitos imprevisíveis e às vezes desastrosos.

Todos têm um papel a desempenhar para proteger a juventude do mundo de substâncias perigosas. O UNODC lidera todo ano a Campanha Mundial sobre Drogas para passar a mensagem de que as drogas ilícitas representam um perigo para a sociedade, como objetivo de mobilizar um amplo apoio público e inspirar as pessoas a agir contra o abuso de drogas.

Mais informação (em inglês):

UNODC - Campanha Mundial sobre Drogas

Página da Campanha Mundial sobre Drogas no Facebook
 
Fonte - UNODC


No Brasil:

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e a Coordenação do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas (Programa Viva Mais) organizou na última quarta-feira (26) uma palestra sobre o combate às drogas. O evento integrou as atividades do Dia Internacional do Combate às Drogas, comemorado neste dia 26 de junho. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o uso de substâncias psicoativas e formas de abordar o problema.

O evento aconteceu no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Renata Azevedo, psiquiatra e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi convidada a falar sobre assuntos relacionados ao tema, como prevenção, formas de tratamento, início do consumo em idades prematuras, entre outros.

Mesclando conhecimento técnico com a vivência médica, a psiquiatra da Unicamp promoveu um encontro informal. O objetivo foi propor aos participantes o compartilhamento de experiências pessoais e familiares em relação ao tema.

O Programa Viva Mais busca instruir os funcionários da Unicamp a se prevenirem das substâncias psicoativas e tomar conhecimento sobre os meios oferecidos pelos serviços atrelados à Universidade para o tratamento.
 

Fonte - Unicamp

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicandoaqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share: