Crack, é possível vencer: Maceió triplica atendimento a usuários de drogas

Crack, é possível vencer: Maceió triplica atendimento a usuários de drogas

Crack, é possível vencer: Maceió triplica atendimento a usuários de drogas

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió(SMS) anunciou que, do início do ano até agora, a quantidade de usuários de drogas assistidos pela rede triplicou. Só para se ter ideia, apenas o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas 24 horas (CAPs AD) Dr. Everaldo Moreira, localizado no Farol, vem atendendo a uma média de 80 pessoas por dia.

A demanda do Consultório na Rua – outra ação que faz parte do Programa Crack, é Possível Vencer – em diversos bairros da capital também aumentou, o que fez com que o atendimento agora seja diário, sempre das 13h às 22h.

Na prática, o CAPS AD acolhe em sua sede usuários e familiares de dependentes químicos. No local, eles têm acesso a uma equipe multidisciplinar, que oferece alimentação, tratamento psicoterápico, assistência médica, atividades esportivas, oficinas de artesanato e, agora também, cursos profissionalizantes.

“De fevereiro deste ano para cá, triplicamos nosso atendimento. Se o pessoal não estivesse aqui, estaria na rua se drogando”, comemora a coordenadora do CAPS AD, Tereza Cristina Tenório.

Esta semana, o CAPS AD contabilizou mais uma vitória: a primeira turma do curso de eletricista (uma parceria com o Senai) tem 24 alunos, que demonstram otimismo com a perspectiva de mudança de vida. Para ter acesso às aulas, eles ganharam uniforme e material de trabalho.

Em paralelo, as equipes do Consultório na Rua continuam à todo vapor, acompanhando e encaminhando os usuários de crack, álcool e demais drogas à rede de atenção do município. Seis equipes – três à tarde e três à noite – se dividem diariamente entre os bairros de Vergel do Lago, Centro, Jaraguá e Benedito Bentes.

“Nossas equipes seguem os fundamentos e as diretrizes definidas na Política Nacional da Atenção Básica, atuando frente aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua”, explicou a coordenadora do Consultório na Rua, Renata Guerda.

Além de palestras educativas, oficinas de música, pinturas e jogos, as atividades têm como objetivo realizar curativos, fazer visitas domiciliares, garantir o acesso da população às unidades de saúde, entrega de insumos, entre outras ações.
Os Consultórios na Rua estão vinculados às seguintes unidades de saúde: Roland Simon, Hamilton Falcão, Osvaldo Brandão e Durval Cortez.

Ações
O CAPS AD e o Consultório na Rua são ações que estão sendo implementadas pela SMS, que coordena o Comitê Local de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. O comitê – criado em fevereiro deste ano, através de decreto municipal – nasceu do termo de adesão assinado pelo governo do Estado e a Prefeitura de Maceió, através do programa do Governo Federal “Crack, é Possível Vencer”.

Para enfrentar as drogas, o programa federal estabeleceu três eixos de atuação: Prevenção, Cuidado e Autoridade. O eixo Prevenção tem como meta principal implementar ações educativas. Por isso, a prioridade do secretário municipal de saúde , João Marcelo Lyra, está sendo desenvolver ações nas escolas da rede municipal de Maceió.

Já o eixo Cuidado tem como objetivo estabelecer metas que visem estruturar a rede de atenção à saúde e acolher usuários e seus familiares, o que, na prática, acontece em Maceió através das ações CAPS AD e Consultório na Rua. Em relação ao eixo Autoridade, uma das prioridades é incorporar iniciativas voltadas para a segurança pública, como bases comunitárias e câmeras de monitoramento.


Fonte - Alagoas 24 horas 
 
Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador