A cocaína e as Políticas Públicas - Por Mario Eugenio Saturno

A cocaína e as Políticas Públicas - Por Mario Eugenio Saturno

A cocaína e as Políticas Públicas - Por Mario Eugenio Saturno
Jornal O Nortão

O consumo de cocaína atingiu 1,75% da população com idade entre 15 e 64 anos em 2011, era 0,7% em 2005.Nunca antes na história deste país o consumo de cocaína cresceu tanto, mais que dobrou em seis anos. Aproveitei (ou parodiei) a frase do ex-presidente Lula justamente porque o Governo Federal é o culpado diretopelas políticas de combate ao narcotráfico, que no Brasil é uma vergonha! Ainda mais porque no resto do mundo o uso dessa substância está caindo, conforme mostra o Relatório Mundial sobre Drogas 2013 do Escritório dasNações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).
 
O consumo de cocaína atingiu 1,75% da população com idade entre 15 e 64 anos em 2011, era 0,7% em 2005. Por outro lado, a América do Norte e a Europa, os principais mercados para a cocaína, mostraram umadiminuição no consumo da droga entre 2010 e 2011. Na América do Sul, o uso de cocaína atinge 1,3% da população e também diminuiu ou se manteve estável.

A cocaína não é produzida no Brasil, ela é "importada", contrabandeada depaíses produtores, todos velhos conhecidos. E quem é o responsável pelas fronteiras? Governo Federal, claro! Como essa é uma luta que envolve todos os Estados da Federação, quem deve coordenar os Estados e promover políticas públicas? A equipe da "presidenta". O problema é que as pessoas responsáveis são "muitas incompetentas".

E São Paulo está agindo contra o comércio de drogas e implantando o tratamento compulsório. Ambas as medidas geraram críticas por parte dopessoal da "presidenta". Claro, quem pouco faz, só resta falar mal de quem está fazendo alguma coisa. Curiosamente, as críticas cessaram quando o governador do Rio de Janeiro também adotou a o tratamento compulsório.

Isso é o que os estados podem fazer. À Federação cabe coibir a entrada no país. E de onde vem? Da Colômbia, Peru e Bolívia, os novos campeões deprodução. A maior parte da cocaína que entra no Brasil vem da Bolívia,60% da produção desse país, ou 110 toneladas, segundo a ONU. E estima- se que nosso país tenha mais de 900 mil consumidores da droga. E quem dificulta o combate é também o grande inimigo da nação: a corrupção.

E se a (falta de) Política do ex-presidente Lula levou a esse "narcocataclismo", a Dilma tem que agir e fazer algo, porque para falar mal de nossos governantes, nós mesmos fazemos isso com competência invejável. E que não seja criando cargos, porque disso a nação já estácansada de ver. E deveria aproveitar para ver outro problema grave com outra "droga" legalizada, as bebidas alcoólicas, cujo consumo também aumentou em seis anos.

O Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) constatou que a quantidade dos que bebem não aumentou, mas sim a frequência com que se bebe. Em 2006, eram 45% dos adultos os que diziam consumir bebidas alcoólicas uma vez por semana ou mais, agora em 2012, temos 54%, o quesignifica um aumento de 20% em seis anos. Uma curiosidade, a metade dos agredidos que foram atendidos no SUS consumiram álcool, ou seja, não é só vítima "daquela" violência mas de toda forma.

Precisamos que a classe política, em especial senadores e deputados, coloque esses temas relacionados como prioritários já que junto com o Trânsito, esses são os maiores causadores de morte entre os jovens.


Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano. 
Autor: Mario Eugenio Saturno

Fonte - O Nortão

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador