A outra face da Ritalina - por Drugfreeworld

A outra face da Ritalina - por Drugfreeworld

A RITALINA LEVA A OUTRAS DROGAS

A HISTÓRIA DE KURT:


A outra face da Ritalina - por Drugfreeworld
A lenda do rock Kurt Cobain começou com Ritalina aos 7 anos de idade. A viúva de Cobain, Courtney Love, acredita que esta droga levou–o a consumir mais tarde drogas mais fortes. Ele cometeu suicídio com um tiro de espingarda em 1994. Também foi prescrita Ritalina a Love quando esta era criança. Ela descreveu a experiência desta forma: “Quando se é uma criança e se tem esta droga que o faz sentir esse sentimento [eufórico], para que outra coisa é que se irá virar quando é adulto?”

Um estudo apoiado pelo National Institute on Drug Abuse (NIDA) descobriu que os consumidores de Ritalina e drogas similares “exibiam a maior percentagem de consumo de cocaína."

Devido ao aumento da tolerância, o consumo de Ritalina pode levar a consumir drogas mais fortes para conseguir a mesma euforia. Quando os efeitos começam a desaparecer, a pessoa pode procurar drogas mais potentes para se libertar das condições indesejadas que a levaram a consumir a droga em primeiro lugar.

A própria Ritalina não conduz a pessoa a outras drogas: as pessoas consomem drogas para se livrarem de situações ou sentimentos indesejados. A droga mascara o problema durante algum tempo (enquanto o consumidor está eufórico). Quando a “viagem” se desvanece, o problema, a condição indesejada, a situação retorna mais intensamente do que antes. O consumidor pode então voltar–se para drogas mais fortes visto que a Ritalina já não “funciona” mais.

Um estudo com 500 estudantes durante um período de anos descobriu que aqueles que consumiam Ritalina teriam uma maior probabilidade de consumir cocaína e outros estimulantes mais tarde na sua vida.

De acordo com um estudo de 2005, os adolescentes que consomem drogas prescritas eram 12 vezes mais propensos a consumirem heroína, 15 vezes mais propensos a consumirem Ecstasy e 20 vezes mais prováveis a consumir cocaína, comparando com adolescentes que não consomem tais drogas.


Justificações comuns (Não caia na armadilha):

Há muitas justificações para consumir esta droga poderosa. Reconheça–as pelo que são: Falsas!
Todas as pessoas a usam.
É só para estudar.
O meu irmão consome para tratar um distúrbio de aprendizagem, não pode ser tão má.
Não causam dependência.
Pode controlá–la. 
Não tem que tomá–la outra vez se não quiser.
Não permita que outros, ao fingirem ser seus amigos, o persuadam para a armadilha.

Abaixo Vídeo Informativo DrugFreeWorld



A outra face da Ritalina - por Drugfreeworld
O QUE É A RITALINA? Ritalina é o nome comum de metilfenidato, classificado pela Drug Enforcement Administration como um narcótico de Tabela II — a mesma classificação que a cocaína, a morfina e as anfetaminas. É usado de forma abusiva por adolescentes pelos seus efeitos estimulantes. Mesmo quando a Ritalina é usada como uma droga prescrita, pode ter graves efeitos secundários incluindo nervosismo, insónia, anorexia (distúrbios alimentícios), mudanças de pulso, problemas cardíacos e perda de peso. Os fabricantes dizem que é uma droga que causa dependência. Em junho de 2005, a Food and Drug Administration dos EUA publicou uma série de conselhos públicos de saúde advertindo que a Ritalina e as drogas do mesmo tipo podem causar alucinações, pensamentos suicidas, comportamentos psicóticos, assim como comportamentos agressivos e violentos.  Um escritor colocou desta forma: “Aos pais nunca se diz: ‘Ah, é verdade, de vez em quando uma criança morre simplesmente por tomar a sua medicação prescrita’, ou ‘É verdade, as crianças que tomam medicamentos estimulantes têm duas vezes mais probabilidades de consumir drogas’, ou ‘É verdade, um terço de todas as crianças que tomam tais medicamentos desenvolvem sintomas de comportamento compulsivo obsessivo dentro do primeiro ano’.”      

Fonte - Drugfreeworld 

Leia Mais - Ritalina





Share:

4 comentários:

  1. Tenho 24 anos, fui diagnosticado com TDAH e tomo a Ritalina mais de 2 anos. Sempre dando intervalos de 2 a 3 meses sem tomar. Nunca tive problemas com ela. Na verdade só tem me ajudado no tratamento. Consigo me organizar, me concentrar e me programas. Pelo que conheço da medicação, não acredito que seja este monstro todo para quem tem TDAH. No meu caso, se não fosse a Ritalina não conseguiria viver normalmente, e olha que venho tentatndo desde os 7 anos, quando muitas coisas começaram a depender de minha capacidede de atenção e orgaização, coisa que sem a Ritalina não tenho.

    A medida que vai envelhecendo a produção de dopamina vai caindo e o problema vai ficando pior.

    Sou contas as pessoa que a usam de forma recreativa e também sou contra os medicos que a prescrevem somente por que os pais desejam ver seus filhos como os primeiros da classe.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 22 anos e aos 20 fui diagnosticado com TDAH. Depois do primeiro comprimido, me senti aliviado, pois a sensação era de que eu sempre fui míope e não usava óculos. Então vi o mundo com mais clareza mas também observei que fiquei mais insensível e menos comunicativo. Acredito que o uso da ritalina não seja o grande vilão, mas sim a forma como ela é usada. Primeiro, penso que nenhuma criança deveria tomar ritalina sem ter acompanhamento de um psicólogo com experiencia nesses casos, para que a introversão não faça parte do processo construtivo do caráter dessas crianças. Os adultos devem ser melhor instruídos sobre esses efeitos de dissociação de personalidade, para que saibam lidar melhor com isso e caso não consigam, também devem ter acompanhamento psicológico. Outra questão importante é que os pais sejam ponderados no assunto. Vejo pais que usam a rita para fazer a criança ficar quieta e outros que não aceitam o uso da droga por alegarem ser muito forte. Sabemos que o ser humano que nasce hoje, tem chance de viver 120 anos e graças a evolução da medicina e de todas as outras àreas ligadas à saúde coletiva. Outro tópico é o uso recreativo. Eu já abusei de ritalina e com o tempo percebi que aquilo era ignorância. Tudo advém da conscientização das pessoas sobre os efeitos, as causas e os benefícios. Acredito que qualquer medicamento, utilizado da forma errada, faz mal.

    ResponderExcluir
  3. Talvez a questão, levantada pelo lado mais "avesso" digamos assim ao uso da Ritalina (direcionada neste caso mais principalmente a prescrição para crianças), seja de que: 1-É mais saudável a busca de meios ou medicações com menor potencial químico, e 2-O fato de que não há como saber quais indivíduos possuem a predisposição para dependência química.
    E nisto, a Ritalina quando prescrita na infância, seria segundo a visão do artigo acima, um "acelerador", ou um "gatilho", que inicia o processo de instalação efetiva da doença (Dependência Química). Claro, que sendo uma doença multifacetada (DQ), não depende e não está ligada somente a este fator (ingestão precoce de medicação alteradora do SNC), que pode ou não auxiliar ou favorecer este processo, mas é esta, creio eu, a questão levantada.
    Mais importante, é com certeza, a correta prescrição, caso haja necessidade, feita por médico apto. Também a consciência dos pais ou daqueles que fazem uso desta medicação, dos possíveis riscos, ou efeitos a médio longo prazo. Procurando assim conhecer, o que é a Ritalina (ou o Metilfenidato), dosagens, efeitos, ação desta droga medicamentosa sobre o organismo, ter o conhecimento que pode causar dependência física ou psíquica, enfim, informação. Certo é que, quanto menos possível for, a necessidade de intervenção de medicamentos para nós, seres humanos, melhor, quanto mais os alteradores de humor. Emerson - Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade

    ResponderExcluir
  4. A Ritalina causa euforia em pessoas que tomam sem a necessidade real, para as pessoas que tomam ritalina por causa do TDAH, ela só normaliza a quimica cerebral para os "niveis de uma pessoa normal. Entretanto saber de todos os efeitos colaterais seria interessante, para assumi-los como "mal necessário" ou encontrar uma alternativa a droga.

    ResponderExcluir

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador