Famílias do DF participam do primeiro dia de atividades de projeto-piloto do UNODC para prevenção do uso de drogas
Brasília, 29 de agosto de 2013 - Dezoito famílias compareceram ontem ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade de Planaltina, no Distrito Federal (DF), para participar do primeiro dia de atividades do projeto-piloto com a metodologia Families and Schools Together (FAST - Famílias e Escolas Juntas, em tradução livre), que trabalha as relações familiares para prevenir o uso de drogas entre crianças.
Este primeiro encontro com as famílias  participantes faz parte do treinamento das equipes formadas por  assistentes sociais, psicólogos, professores e membros da própria  comunidade, que implementarão o projeto-piloto do Escritório das Nações  Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) nos CRAS que servem as comunidades  de Planaltina, Samambaia, Sol Nascente e Estrutural. Enquanto a equipe  de Planaltina realizou sua primeira sessão com as famílias, os  profissionais e membros das comunidades dos outros três CRAS puderam  observar como as atividades funcionam na prática.
A consultora do UNODC que criou a  metodologia FAST, Dra. Lynn McDonald, e o coordenador do CRAS de  Planaltina, Isac Almeida Silva, deram as boas-vindas aos participantes,  que foram divididos em três salas. Silva elogiou a metodologia : "[O  FAST] dá mais autonomia às famílias e permite que elas descubram as  alternativas que funcionam para cada núcleo familiar, criando assim  famílias mais empoderadas e menos dependentes da assistência social".
Durante o encontro, cada família  desenhou uma bandeira que os representasse e se apresentou diante do  grupo. Em seguida, todos tomaram um lanche juntos e depois aprenderam  uma música. Os adultos puderam conversar entre si, enquanto as crianças  brincavam separadas. A última atividade da manhã foi o sorteio de uma  cesta com jogos, brinquedos e materiais como lápis de cor e papéis  coloridos.
Ana Lidia dos Santos veio acompanhada  pela mãe, Mariene Moreira dos Santos, e pelos filhos, Suyane, de 10  anos, João, de 7 anos e Ana Clara e Ingrid, de dois anos. Ela disse que  pretende voltar nas próximas semanas: "Foi bom porque a gente pode  interagir, perder a vergonha de se expressar, cantar e sair um pouco de  casa".
Elzicleide de Albuquerque Silva trabalha  no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) de Sobradinho e foi  uma das profissionais em treinamento que atenderam às famílias. Ela  disse se sentir privilegiada por fazer parte do primeiro grupo a  conhecer essa metodologia. "O mais importante é o resgate dos valores da  família, que a sociedade vem perdendo", afirmou Silva.
Hoje foi a vez da equipe do CRAS de  Planaltina dividir-se para assistir as sessões com as famílias nos  outros três CRAS. Amanhã haverá uma cerimônia para encerrar a semana de  treinamento, com entrega de certificados para os participantes.
O projeto-piloto é resultado de uma parceria entre o UNODC, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do Distrito Federal. Até 130 famílias serão atendidas durante os próximos dois meses, com encontros semanais realizados nos quatro CRAS.
A metodologia FAST já foi implementada  pelo UNODC em outros oito países, onde atingiu mais de 2.000 famílias,  como parte do projeto global Family Skills (Habilidades para a vida, em  tradução livre). Avaliações indicam que cerca de 80% das famílias  participantes comparecem a todos os encontros e mantêm contato com  outras famílias ao fim do projeto. Resultados como aumento de  sociabilidade, melhora no desempenho escolar das crianças e maior  envolvimento dos pais nas escolas, além de redução de conflitos,  comportamentos agressivos e ansiedade também foram observados.
Fonte - UNODC
 
Fonte - UNODC
![]()  | Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs. | 




0 comentários:
Postar um comentário
Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com
Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador