UNODC lança em Brasília projeto-piloto de prevenção do uso de drogas pelo fortalecimento das relações familiares

UNODC lança em Brasília projeto-piloto de prevenção do uso de drogas pelo fortalecimento das relações familiares

UNODC lança em Brasília projeto-piloto de prevenção do uso de drogas pelo fortalecimento das relações familiares - http://www.mais24hrs.com.br
Brasília, 27 de agosto de 2013 - O Distrito Federal é a primeira unidade federativa do Brasil a receber um projeto-piloto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) que trabalha as relações familiares para prevenir o uso de drogas entre crianças. O lançamento foi realizado ontem na Academia da Policia Federal, com a presença de cerca de cem psicólogos, educadores e gestores públicos dos quatros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que serão atendidos pelo projeto Families and Schools Together (FAST - Famílias e Escolas Juntas, em tradução livre).

O lançamento contou com a participação de Nara Santos, coordenadora da unidade de saúde e desenvolvimento do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil; Vitore Maximiano, Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas; Daniel Seidel, Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal; Mário Gil Guimarães, Subsecretário de Políticas sobre Drogas; e Marco Antonio Coura, Diretor da Academia Nacional de Polícia.
"Esta ação de fortalecimentos das famílias, da relação entre pais e filhos, ainda que de idade muito pequena, de zero a cinco anos, é algo absolutamente inovador e que nós queremos, a partir desse piloto, levar para diversos outros locais do país", afirmou Maximiano. Resultado de uma parceria entre o UNODC, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do Distrito Federal, o projeto-piloto será implementado nos CRAS da Estrutural, de Planaltina, de Samambaia e do Sol Nascente.
Até 160 famílias serão atendidas durante os próximos dois meses, em encontros semanais. Divididos em grupos de no máximo dez famílias, os participantes fazem uma refeição juntos e realizam atividades que envolvem desenhos, músicas e brincadeiras. Ao estimular a interação entre pais e filhos e também entre famílias de uma mesma comunidade, o projeto busca fortalecer as relações familiares para promover o desenvolvimento das crianças e prevenir comportamentos de risco mais tarde em suas vidas, como o abuso de drogas e a violência. As sessões também abordarão o tema do abuso de drogas e serão conduzidas por uma equipe de assistentes sociais, professores e membros da própria comunidade.

UNODC lança em Brasília projeto-piloto de prevenção do uso de drogas pelo fortalecimento das relações familiares
A metodologia FAST já foi implementada pelo UNODC em outros oito países, onde atingiu mais de 2.000 famílias. Avaliações indicam que cerca de 80% das famílias participantes comparecem a todos os encontros e mantêm contato com outras famílias ao fim do projeto. Resultados como aumento de sociabilidade, melhora no desempenho escolar das crianças e maior envolvimento dos pais nas escolas, além de redução de conflitos, comportamentos agressivos e ansiedade também foram observados. Uma inovação em relação aos outros países apresentada na versão brasileira do projeto é o envolvimento dos CRAS, onde serão realizadas as atividades, que em geral são conduzidas em escolas.
Programação
 
Durante toda a semana, os profissionais brasileiros receberão treinamento de uma equipe liderada pela consultora do UNODC Dr. Lynn Mcdonald, professora da Universidade de Middlesex que criou a metodologia FAST. Desde a tarde de segunda-feira, os responsáveis pela implementação do projeto em cada CRAS estão reunidos para fazer simulações dos encontros. Amanhã, todos os envolvidos no treinamento irão para o CRAS de Planaltina, o maior dos quatro que receberão o projeto, para assistir a primeira sessão com as famílias. No dia seguinte, a equipe do CRAS de Planaltina será dividida em três grupos, que assistirão as sessões com famílias nos outros três CRAS. Na sexta-feira, dia 30, haverá uma cerimônia de encerramento, com entrega de certificados para os participantes.

Fonte - UNODC
 
Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador