Convênio vai ampliar o combate ao crack em São Paulo

Convênio vai ampliar o combate ao crack em São Paulo

Convênio vai ampliar o combate ao crack em São Paulo - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Usuários de crack  na rua General Osório, próximo a rua Mauá, em SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), firmaram ontem convênio para a criação até o final do ano de cinco novos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas para atender viciados em crack. Com isso, serão 11 unidades do gênero (em tempo integral e dirigido a esse público) -seis delas já funcionam na capital. Além disso, cinco ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) serão destinadas especialmente ao socorro de dependentes químicos.
Até o fim de 2014, a meta dos governos estadual e municipal é que 31 Caps dessa rede funcionem o dia todo. O anúncio integra programa conjunto de combate ao crack na cidade. É a primeira vez que o prefeito assume compromisso público com o governador sobre o tema.

Há três meses, o Estado criou, em parceria com a Justiça, Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Defensoria Pública, um plantão judiciário para agilizar internações de dependentes químicos.

O plantão ocorre no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas do Estado), unidade nas proximidades da cracolândia, na região central da cidade. Na ocasião, o prefeito não se mostrou favorável, pois havia o temor que ocorressem internações compulsórias (contra a vontade do usuário) em massa, o que não ocorreu.

Esse tipo de internação é possível com base em uma determinação de um juiz, com aval de psiquiatras. Segundo juízes que atuam no Cratod, o plantão começou a sobrecarregar o atendimento nos Caps. Os magistrados apontaram demora para liberação de leitos psiquiátricos e falta de ambulância para suprir a demanda das ações que envolvem esse público.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Giovanni Cerri, o Estado terá cem leitos à disposição dos Caps em hospitais da Grande São Paulo mais próximos da capital.

"Houve maior procura dos dependentes e de suas famílias. Isso mostrou que há necessidade de trabalhar em sintonia", disse Cerri.

Fonte - Folha São Paulo

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador