World Drug Report - Estimativas do comércio mundial de drogas Cocaína e Heroína

UNODC - Escrtório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime
O tráfico de drogas
introdução

O tráfico de drogas é um comércio ilícito global, envolvendo o cultivo, a produção, distribuição e venda de substâncias que estão sujeitas a leis anti-drogas. A UNODC está continuamente monitorando e pesquisando mercados globais de drogas ilícitas, a fim de obter uma compreensão mais abrangente de sua dinâmica. O tráfico de drogas é uma parte fundamental desta pesquisa. Mais informações podem ser encontradas no Relatório Anual Mundial sobre Drogas.

Heroína
Nos níveis atuais, o consumo de heroína mundial (340 toneladas) e as apreensões representam um fluxo anual de 430-450 toneladas de heroína. Desse total, o ópio de Mianmar e República Democrática Popular do Laos produz cerca de 50 toneladas, enquanto o restante, cerca de 380 toneladas de heroína e morfina, é produzido exclusivamente a partir do ópio afegão. Enquanto cerca de 5 mil toneladas são consumidas e apreendidas no Afeganistão, a maior parte remanescente das 375 toneladas restantes é traficada em todo o mundo através de vias que fluem para dentro e através dos países vizinhos do Afeganistão.

Os Balkans as rotas do norte são os principais corredores de tráfico de heroína no Afeganistão ligando aos grandes mercados da Rússia e Europa Ocidental. A rota dos Balcãs atravessa a República Islâmica do Irã (muitas vezes via Paquistão), Turquia, Grécia e Bulgária em toda a Europa do Sudeste para o mercado da Europa Ocidental, com um valor de cerca de 20 bilhões de dólares anualmente. A rota do norte é executada principalmente através do Tajiquistão e Quirguistão (ou Uzbequistão ou Turquemenistão) para o Cazaquistão e da Federação Russa. O tamanho desse mercado é estimado total de US $ 13 bilhões ao ano.

Rotas da Heroína
Rotas da heroína
Em 2008, as apreensões globais de heroína atingiram um nível recorde de 73,7 toneladas. A maior parte da heroína foi apreendida na Europa Central (10 por cento) Próximo e Médio Oriente e Sudoeste da Ásia (39 por cento do total global), o Sudeste da Europa (24 por cento) e Europa Ocidental e Central por outra parte menor. (10 por cento). O aumento global em apreensões de heroína ao longo do período 2006-2008 foi impulsionado principalmente pelo continuados ataques crescentes na República Islâmica do Irã e da Turquia. Em 2008, esses dois países foram responsáveis ​​por mais da metade das apreensões de heroína globais e registrados, pelo terceiro ano consecutivo, a maior e a segunda maior apreensão mundial, respectivamente.

Cocaína
Em 2007 e 2008, a cocaína foi usada por aproximadamente 16-17 milhões de pessoas em todo o mundo, semelhante ao número de usuários globais de opiáceos. A América do Norte respondeu por mais de 40% do consumo global de cocaína (o total foi estimado em cerca de 470 toneladas), enquanto os estados da União Europeia e quatro países do Comércio Livre da Associação Europeia outros 27% , ou seja, mais de um quarto do consumo total. Estas duas regiões são responsáveis ​​por mais de 80 por cento do valor total do mercado global de cocaína, que foi estimado em 88 bilhões de dólares americanos em 2008.

Para o mercado norte-americano, a cocaína é normalmente transportada da Colômbia para o México ou da América Central por mar e por terra, em seguida, parte para os Estados Unidos e Canadá. A cocaína é traficada para a Europa principalmente por mar, muitas vezes nos embarques de contêineres.

A Colômbia continua sendo a principal fonte da cocaína encontrada na Europa, mas os embarques diretos de Peru eo Estado Plurinacional da Bolívia são muito mais comuns do que no mercado dos Estados Unidos.


Rotas da Cocaína
Após um aumento significativo ao longo do período 2002-2005, totais globais de apreensão de cocaína recentemente seguiu uma tendência estável, totalizando 712 toneladas em 2007 e 711 toneladas em 2008.

Continuaram a concentrar-se nas Américas e na Europa. No entanto, a transição 2007-2008 trouxe uma mudança geográfica nas apreensões em relação aos países de origem para a cocaína. As apreensões na América do Sul foram responsáveis por 59 por cento do total mundial em 2008, em comparação com 45 por cento em 2007.

Nota : Somente a cocaína e a heroína, somam um mercado aproximado de 100 bilhões de dólares anuais. Esta é uma publicação da UNODC, constante do World Drugs Report (Relatório Mundial sobre Drogas - 2012)

Tradução - GT
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade
  
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador