Estatísticas européias sobre consumo de maconha - Relatório Anual sobre a Evolução do Fenomeno da Droga na Europa/2012

Efeitos adversos para a saúde do consumo de cannabis

Estatísticas européias sobre consumo de maconha - Relatório Anual sobre a Evolução do Fenómeno da Droga na Europa/2012 - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
É geralmente aceite que os riscos para a saúde associados ao consumo de cannabis são inferiores aos riscos associados ao consumo de heroína ou de cocaína. No entanto, devido à elevada prevalência do consumo de cannabis, esta droga pode ter um impacto significativo na saúde pública. 

Foram identificados vários problemas de saúde agudos e crónicos associados ao consumo de cannabis. Entre os efeitos adversos agudos figuram a náusea, a diminuição da coordenação e do desempenho, a ansiedade e os sintomas psicóticos, que podem ser mais comummente mencionados por pessoas que a consomem pela primeira vez. Estudos de observação epidemiológicos revelaram que o consumo de cannabis por parte dos condutores aumenta igualmente o risco de envolvimento na colisão de veículos rodoviários (Asbridge e outros, 2012). Entre os efeitos crónicos do consumo de cannabis figuram a dependência e as doenças respiratórias. 

O consumo regular de cannabis na adolescência pode ter efeitos adversos na saúde mental dos jovens adultos, e existem dados que apontam para maiores riscos de sintomas psicóticos e de perturbações que aumentam com a frequência e a quantidade do consumo (Hall e Degenhardt, 2009).


Tratamento

Procura de tratamento

Em 2010, a cannabis era a droga principal de cerca de 108 000 pacientes em início de tratamento registados em 29 países (25% do total), o que a torna a segunda droga mais referida a seguir à heroína. 
Além disso, a cannabis foi a droga secundária mais mencionada, tendo sido referida em cerca de 98 000 citações. Os consumidores de cannabis que a consomem como droga principal correspondem a mais de 30% dos pacientes que iniciam o tratamento na Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Hungria, Países Baixos e Polónia, mas a menos de 10% na Bulgária, Eslovénia, Estónia, Luxemburgo, Malta e Roménia, e entre 10% e 30% nos restantes países) (52). 
Quase 70% da totalidade dos consumidores de cannabis que iniciam o tratamento na Europa são notificados pela Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. As diferenças na prevalência do consumo de cannabis e os problemas conexos ajudam a explicar uma parte da variação constatada entre os diversos países no que respeita à percentagem de indivíduos que iniciam tratamento. Outros fatores, como as práticas de encaminhamento e o tipo de oferta de tratamento, são igualmente importantes. 

França, por exemplo, possui um sistema de centros de aconselhamento especificamente direcionados para pacientes jovens, que são sobretudo consumidores de cannabis (53), enquanto a Hungria oferece aos delinquentes consumidores de cannabis a possibilidade de fazerem tratamento em alternativa às sanções penais; ambos os sistemas contribuem para aumentar o número de pessoas que inicia tratamento. 
Nos últimos cinco anos, nos 25 países relativamente aos quais existem dados disponíveis, registou-se um aumento global (de 73 000 pacientes , em 2005, para 106 000, em 2010) do número de pacientes consumidores de cannabis que iniciam tratamento, em especial daqueles que iniciaram tratamento pela primeira vez na vida. 

Perfil dos pacientes em tratamento

A maioria dos pacientes que consomem cannabis inicia tratamento em regime ambulatório e constitui um dos grupos de pacientes mais jovens em início de tratamento, com uma média de idades de 25 anos. 
Os jovens que mencionam a cannabis como droga principal representam 76% dos pacientes que iniciam tratamento registados na faixa etária dos 15 aos 19 anos e 86% dos que têm menos de 15 anos. A proporção entre homens e mulheres é a mais elevada registada entre os pacientes (cerca de cinco homens para cada mulher). Globalmente, cerca de metade dos pacientes que têm a cannabis como droga principal consomem-na diariamente, cerca de 21% consomem-na 2 a 6 vezes por semana, 13% consomem-na semanalmente ou com menos frequência e 17% são consumidores ocasionais, alguns dos quais não consumiram a droga no mês anterior ao início do tratamento. 
Existem diferenças consideráveis entre os países. Na Hungria, por exemplo, onde a maioria dos consumidores de cannabis que iniciam tratamento são encaminhados pelo sistema de justiça penal, os pacientes são na sua maioria consumidores ocasionais ou não consumiram a droga no mês anterior ao início do tratamento (54).

Fonte - Relatório  Anual 2012 do Observatório Europeu sobre Drogas e Dependência Química - European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA)

Link para o original em pdf - Idioma: PT
Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador