Cigarro ainda é responsável por muitas mortes no Brasil

Cigarro ainda é responsável por muitas mortes no Brasil 


Cigarro ainda é responsável por muitas mortes no Brasil
O hábito de fumar ainda é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas no sistema circulatório, diabetes e câncer, alerta a OMS (Organização Mundial de Saúde).

A bancária aposentada Messônia Araújo fumou durante 30 anos. Depois de 12 anos longe do cigarro, ela diz não se arrepender da decisão.

— Sempre sentia muitos gases, garganta inflamada, sinusite, mau hálito do cigarro e outros inconvenientes. Parei definitivamente há muitos anos, uns 10, 12 anos. Hoje eu me sinto super bem. Aqueles sintomas que eu sentia, não sinto mais.

Apesar do grande número de fumantes no país, o pneumologista Ricardo Meirelles, do Inca (Instituto Nacional de Câncer), conta que o índice vem caindo nas últimas décadas.

— A prevalência do tabagismo no Brasil caiu cerca de 50%. Tínhamos, em 1989, 32% e, em 2011, 17%. Então houve queda de quase 50% de fumantes na população adulta. Só que no País essa luta ainda é muito grande, são cerca de 25 milhões de fumantes. A população cresceu bastante. Então ainda é um número considerável de fumantes brasileiros.

As pessoas que quiserem parar de fumar podem buscar por tratamento gratuito no SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, 3.000 unidades básicas de saúde oferecem cuidados contra o tabagismo, incluindo apoio psicológico e o uso de medicamentos.

Fonte - R7

Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador