Pessoas com transtorno bipolar são mais dependentes de álcool, diz estudo

Pessoas com transtorno bipolar são mais dependentes de álcool, diz estudo
Pessoas com transtorno bipolar, principalmente homens, têm mais chances de desenvolver uso abusivo e dependência de drogas. É o que conta a presidente da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, Ângela Scippa. Ela explica que na fase eufórica as pessoas tendem a não avaliar riscos e ficam propensas a experimentar coisas novas.

Essa fase também pode trazer compulsões, como por sexo e por compras. "Existe, também, aumento da libido na fase de mania e hipomania [conhecidas como fase de euforia], o que pode gerar aumento da atividade sexual e falta de prevenção em relação à gravidez e a doenças sexualmente transmissíveis. No caso das compras excessivas, ela ocorre devido à hiperatividade, na qual o controle inibitório fica perdido: posso ou não? Devo ou não comprar? Tenho dinheiro para pagar?", diz Ângela.

Fernando Carvalho, professor de educação física, relata que desistiu de usar cartão de crédito depois de ultrapassar o limite de compras por algumas vezes. "Não tenho mais cartão de crédito para evitar maiores dores de cabeça. Você acha que pode tudo, que é inatingível, desse jeito é fácil ultrapassar o limite do cartão", conta.

Quando os sintomas da bipolaridade aparecem de maneira brusca, fica mais fácil identificar e tratar. Mas, quando esses sintomas se "arrastam" por anos e surgem aos poucos, fica mais difícil descobrir a doença. Assim, em muitos casos as pessoas adquirem fama de "encrenqueiras" ou de "briguentas", quando, na verdade, são portadoras da doença.

Ângela explicou que as consequências da doença podem ser diferentes em homens e mulheres. "Embora a prevalência seja igual em homens e mulheres, as mulheres têm maior associação do transtorno bipolar com outros transtornos de ansiedade, como o transtorno do pânico e as fobias e podem apresentar piora significativa dos sintomas durante o período pré-menstrual e puerpério (que se segue ao parto]. Já os homens têm maior tendência ao consumo de drogas ilícitas e de álcool".

Fonte - Terra


Voce tem sugestões, ou críticas ? Colabore com este blog clicando aqui...Envie sua mensagem, ou sugestão de assunto. Será um prazer lhe responder. Obrigado, Mais 24 Hrs.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador