Como agem as drogas no cérebro - SNC

Como as drogas atuam no sistema nervoso central da pessoa?

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.
As drogas que atuam sobre o sistema nervoso central são as chamadas "psicotrópicas". Este termo é composto de duas partes: psico - que significa o nosso psiquismo (o que sentimos, pensamos e fazemos) e trópico - que relaciona-se ao termo tropismo, ou seja, "ter atração por".

Drogas psicotrópicas são, portanto, aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de pensar, sentir ou agir. A princípio podemos entender que todas as drogas recreativas conhecidas incluindo o álcool, tem por essência esta definição.

As alterações provocadas pelas drogas no nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção, mas dependem do tipo de substância consumida.

Dependendo da ação no cérebro, as drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grandes grupos: as depressoras, as estimulantes e as perturbadoras.

As depressoras diminuem a atividade cerebral, ou seja, deprimem seu funcionamento e, por essa razão, são chamadas de "depressoras da atividade do sistema nervoso central" (SNC). A pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", "flutuando". São exemplos delas o álcool, os soníferos ou hipnóticos, os ansiolíticos, os opiáceos ou narcóticos e os inalantes ou solventes.

As drogas estimulantes aumentam a atividade do cérebro e recebem o nome técnico de "estimulantes da atividade do SNC". O usuário fica "ligado", "elétrico". Entre as drogas deste tipo encontram-se a cocaína, o crack, a nicotina (presente no cigarro), a cafeína e as anfetaminas.

As drogas perturbadoras não produzem mudanças do tipo quantitativo, como aumentar ou diminuir a atividade do cérebro. Elas fazem com que esse órgão passe a funcionar fora de seu normal, ou seja, a pessoa fica com a mente perturbada. São também chamadas de alucinógenas. Por essa razão, esse terceiro grupo de drogas recebe o nome técnico de "perturbadoras da atividade do SNC". Algumas drogas deste tipo são de origem vegetal como o THC (contido na maconha), a mescalina, certos tipos de cogumelos, lírio, trombeteira, e outras são de origem sintética como o LSD-25, o Êxtase (ecstasy) e os anticolinérgicos.


Como agem as drogas no cérebro - SNC
O cérebro possui bilhões de células (neurônios) se interligando das mais variadas formas, promovendo a passagem de "informação" entre as diferentes regiões do sistema. Quem possibilita que esses sinais sejam enviados de um neurônio para outro são moléculas químicas, chamadas neurotransmissores

As drogas psicotrópicas, por serem também moléculas químicas, chegando ao cérebro, atuam interferindo na engrenagem da química cerebral, aumentando, diminuindo ou alterando a forma de atuação dos neurotransmissores.

Segundo Jandira Masur*: "Euforia, sentir-se "apagado", mudança do humor, intensificação dos sentidos, percepção de sons e visões são a tradução comportamental da desorganização da química cerebral."

Mas, acrescenta esta autora, "essas sensações são consideradas boas por alguns, desagradáveis ou indiferentes por outros. O que dita esta diferença? Forma de ser, fatores culturais, características de personalidade, circunstâncias específicas? A magia química não responde a estas questões. Estão fora do seu limite. Entra-se aí no universo não menos mágico da diversidade humana."
* Jandira Masur. 1985. O que é toxicomania. São Paulo: Editora Brasiliense.
Fonte - Drogas sem distorção - A. Einstein

Como agem no SNC

Como agem as drogas. Efeitos sobre o Sistema Nervoso Central
Seria válida a conclusão de que a motivação para o uso de drogas seria a busca do prazer, mesmo que espúrio, mas um prazer. Recentemente essa ideia tem sido contestada através de estudos com um tipo de tomografia computadorizada com marcadores nucleares chamada PET, e que fornece dados sobre a atividade funcional de áreas, no nosso caso, cerebrais.
Ação das Drogas no SNC - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Ação normal da sinapse

A figura esquematiza a comunicação sináptica entre dois neurônios. Acima, o neurônio pré-sináptico produz e armazena em vesículas(1) neurotransmissores(2), neste caso dopamina (DA). Mediante o estímulo apropriado a DA é liberada no espaço sináptico e se liga aos receptores (3) no neurônio pós-sináptico, desencadeando diversas repostas metabólicas. Após exercer sua ação, parte da DA  volta para o neurônio pré-sináptico mediante o sistema de recaptação (4).
Ação das Drogas no SNC - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Cocaína "bloqueando" os recaptadores prejudicando a sinapse normal
 Na presença de cocaína, esta bloqueia o sistema de recaptação (1) o que leva a um aumento na quantidade de DA no espaço sináptico potencializando os efeitos metabólicos no neurônio pós-sináptico.
Em Julho de 2007 a Dra. Nora Volkow, diretora do NIDA (National Institute on Drug Abuse), proferiu uma palestra no Encontro Anual da APA (Associação Psiquiátrica Americana), dando conta de que o neurotransmissor dopamina constitui o elo comum entre todas as Dependências químicas, tornando-se hiperativa por ação das drogas. Nesse caso, a elevação pode chegar chegar a níveis suprafisiológicos, danificando e destruindo neurônios. 

A dopamina é o principal neurotransmissor do Sistema Límbico onde se localiza o Sistema de Recompensa, mas ela sinaliza também, além dos estímulos prazerosos, como os alimentos, sexo e dinheiro, os estímulos aversivos, como a percepção do perigo e o medo, e então a dopamina é a sinalizadora do ambiente para a pessoa, fazendo-a atentar para as ocorrências mais significativas, e esta função cerebral localiza-se no cortex pré-frontal, onde os estudos pelo PET localizaram receptores de dopamina até então desconhecidos, responsabilizado-se esse neurotransmissor à regulação de atividades frontais como a motivação e funções executivas e outras, como veremos adiante, além das já conhecidas atividades não pré-frontais, como as de recompensa ou previsão de recompensa, aprendizado e memória de longo prazo. 

Mas a memória de curto prazo, chamada mais apropriadamente de memória operacional, é estabelecida pelo cortex pré-frontal, e as suas variadas modalidades estarão comprometidas, tanto pelos efeitos agudos como pelos efeitos crônicos das dependências químicas, prejudicando principalmente o comportamento do dependente relacionado à suas funções executivas, no que se referem ao engajamento (capacidade de engajamento) em comportamento orientado a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas.
Disse a Dra. Nora que os níveis de dopamina, muito elevados pela ação das drogas, prejudicam, ou mesmo destroem as seguintes áreas cerebrais: o Giro Anterior Cingulado, que governa a atenção e regula a impulsividade, o Cortex Pré-frontal Orbital, mediador da tarefa de avaliar o estímulo ambiental e o Cortex Pré-frontal Lateral Dorsal, que governa as funções executivas e decisórias.

O comprometimento dessas regiões cerebrais corresponde aos sintomas clínicos progressivos das Dependências Químicas, cada uma delas compensando outra, de tal forma que nos estágios iniciais da dependência, quando os danos causados pelo aumento da dopamina ainda são pequenos, o indivíduo ainda possui algum controle sobre as suas ações. 

Entretanto, com a continuidade do uso, todos esses sistemas acabam progressivamente por se destruir, de tal forma que em estágios mais avançados, o indivíduo não apresenta mais o poder de escolha, perdendo o seu livre arbítrio.
Enfim, disse a Dra. Nora Volkow: a pessoa não usa a droga porque ela lhe dá maior prazer, mas usa a droga porque a droga é suficientemente poderosa para ativar o seu sistema de recompensa que não está respondendo adequadamente aos estímulos naturais. 


Alguns exemplos

Veremos a seguir os mecanismos de ação das principais drogas, os seus efeitos imediatos e as consequências decorrentes da continuidade do uso, sempre relacionadas ao sistema nervoso central. 

Álcool

O álcool difere da maioria das outras drogas psicoativas por não possuir receptores específicos. Ele inibe os receptores NMDA do glutamato, consequentemente reduzindo a sua ação excitadora. Ao mesmo tempo ele ativa os receptores GABA(O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do nosso cérebro e um dos mais afetados com a ingestão de álcool.) os quais,abrindo os canais de cloro, diminuem o ritmo dos pulsos elétricos chamados potenciais de ação, deprimindo o funcionamento do neurônio e causando, desde um efeito sedativo, até um estado de embriaguez, com redução do nível de consciência. O álcool também bloqueia a ação dos íons cálcio na liberação de neurotransmissores estimulantes. O seu efeito sedativo manifesta-se, inicialmente, por relaxamento e desinibição, diminuindo também a sensação de medo e punição.A sensação de euforia proporcionada pelo álcool provém da sua ação ativadora sobre os receptores dopamínicos existentes no nucleus accumbens. 

O etanol, principal agente dessa droga, é capaz de afetar todas as células do organismo, mas grande parte de suas ações ocorrem em neurônios. Muitos estudos contemplam a influência do álcool na liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina, noradrenalina e peptídeos opióides. Uma das propriedades do álcool é de interagir com os lipídios da membrana neuronal, alterando sua permeabilidade, sua fluidez e a função de suas proteínas. Essas alterações podem prejudicar o funcionamento das bombas de Na⁺/K⁺ e das ATPases, o que compromete a condução elétrica.

Essa ação já tinha sido evidenciada anteriormente em roedores, mas só recentemente pode ser provada com evidências no homem, com o advento de técnicas avançadas (Boileau). Age também sobre os receptores dopamínicos pré-frontais alterando, a curto e longo prazo, as seguintes funções dessa região cerebral:

a) Formação de conceitos (abstração)b) Fluência verbal (flexibilidade mental)c) Programação motora (relacionada ao comportamento)
d) Sucetibilidade à interferência (tendência à distração)e) Controle inibitório (auto-crítica, inibição de impulsos, comportamento apropriado às situações)f) Funções executivas (iniciar ações, planejamento, resolução de problemas, antecipação de conseqüências, mudança de estratégias)g) Memória operacional (memória de curto prazo, arquivamento temporário de informações para o desempenho de várias tarefas)
h) Autonomia (livre-arbítrio, independência de suporte alheio)

O uso abusivo de álcool também pode reduzir os níveis de serotonina no SNC, e esta redução tem dado margem a numerosos trabalhos relacionados às depressões clínicas e também a atos de violência ocasionalmente verificados sob seu efeito. 

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Com a continuidade do uso começarão a surgir mudanças na emotividade e personalidade do alcoolista, tanto quanto prejuízos na percepção, aprendizado e memória. O alcoólico terá necessidade de uma observação visual mais prolongada para a compreensão do que se passa ao seu derredor, tendo também diminuída a sua capacidade de percepção espacial, isto é, da sua própria dimensão no espaço que ocupa, esbarrando com frequência em objetos ou outras pessoas. Tem dificuldade de abstração e resolução de problemas. O estado de dependência leva a uma desmotivação para atividades relacionadas ao sexo que, somada a alterações hormonais e nervosas, afeta de forma importante o relacionamento sexual, tanto nos homens quanto nas mulheres. Essa é provavelmente uma das causas do ciúme patológico. O alcoólico sente que o seu desempenho sexual fica aquém do desejável pela sua parceira, considerando-a vulnerável a uma infidelidade ocasional. 
Um alcoólico também pode apresentar um episódio de alucinações, principalmente auditivas, como o badalar de sinos, alguns ruídos familiares, vozes, etc., que cedem com pouco tempo de abstinência. 

Chamam-se alucinoses alcoólicas, e servem de alerta para problemas ainda mais graves que possam acontecer, se o hábito não for cortado a tempo. A causa mais frequente dos problemas com a marcha, entre alcoólicos, reside no sistema nervoso periférico, quando os nervos distais são atingidos pela polineurite alcoólica, mas o cerebelo, o órgão central da coordenação motora, quando afetado pelo uso continuado de álcool, também produz os mesmos problemas, e se estes ocorrerem junto a surtos de pequenos movimentos repetitivos dos olhos (nistagmos) e alguma confusão mental, já estará indicando uma encefalopatia de Wernick, doença que pode ser resolvida com a abstinência, mas se o uso do álcool não for interrompido, o alcoólico será atingido pela psicose de Korsakoff, uma devastadora doença psiquiátrica irreversivel, onde a pessoa esquece as coisas corriqueiras da sua vida diária assim que elas acontecem, reduzindo drasticamente os limites do seu campo de ação. Enquanto a memória remota ainda estiver preservada, as pessoas vivem literalmente do passado.



Como agem as drogas no cérebro - SNC
Estado normal

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Alterações ao ingerir 1 copo de cerveja

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Alterações ao ingerir 2 copo de cerveja

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Alterações ao ingerir 3 copo de cerveja

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Alterações ao ingerir 4 copo de cerveja

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Alterações ao ingerir 5 copo de cerveja

Essas doenças têm a haver com a deficiência de tiamina, ou vitamina B1, cujo metabolismo é prejudicado pelo álcool. Assim, o alcoólico pode até comer bem e apresentar essa deficiência vitamínica, numa verdadeira fome oculta. Quando a engrenagem da dependência está ativada num alcoólico, ele procura um meio de abastecer-se freqüentemente para não sofrer os sintomas de abstinência, entre os quais destacamos:

Tremores: constituem um flagelo para os alcoólicos porque, além de denunciá-los flagrantemente da sua condição, limitam o uso das suas mãos, às vezes até mesmo para segurar o copo da bebida que lhe quebrará o jejum, aliviando também os outros sinais de abstinência. Não só as mãos tremem, pode tremer o corpo todo.

Náuseas: estas se apresentam logo ao despertar e impedem uma higiene bucal conveniente. Talvez o alcoolista não chegue a vomitar porque aprende contornar certas situações perigosas, como um desjejum adequado, isto é, muito reduzido ou ausente.
Sudorese: a transpiração excessiva dá ao alcoolista uma sensação de pele úmida, como se diz, um "suor frio", que vai melhorando na medida em que ele vai entrando na sua rotina habitual.

Como agem as drogas no cérebro - SNC
 Irritabilidade: em sua residência, o alcoolista pode demonstrar-se irritado com seus familiares ou simplesmente com o ambiente doméstico. Um leve toque de campainha será suficiente para abalá-lo. Em um grau mais acentuado de dependência a sua perturbação de humor poderá atingir patamares mais elevados, apresentando transtorno de ansiedade e depressão. Na esfera psíquica esses sintomas contribuem de forma muito significativa para aumentar o consumo de álcool.

Convulsões: o limiar para convulsões fica rebaixado nos casos de uso abusivo tanto de álcool como de cocaina, tornando os seus usuários vulneráveis a episódios convulsivos, principalmente nos períodos de abstinência ou de diminuição dos níveis orgânicos de álcool ou da freqüência do uso da substância.
Delirium tremens: é um quadro grave que pode assumir aspectos dramáticos, afetando os bebedores com longa história de uso que por qualquer motivo interrompam ou diminuam significativamente a ingestão de álcool. O DT costuma acometer os alcoolistas após uns poucos dias (média de 3 a 6 dias) de abstinência. Ele se manifesta por rebaixamento da consciência, confusão mental, alucinações principalmente sensoriais como a visão, e mesmo a sensação de contato com aranhas ou outros animais (sempre miniaturizados), tremores, transpiração e muitas vezes, febre.



Essa sintomatologia leva o paciente a uma desorientação no tempo e no espaço. É comum uma interação do paciente com a sua alucinação, conferindo-lhe uma sensação de pavor que aumenta ainda mais os seus tremores.
O paciente precisa ser contido na cama para evitar que se debata ou saia correndo, transtornado pelas suas alucinações.

Benzodiazepínicos

Ação das Drogas no Cérebro - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Drogas Lícitas
Os benzodiazepínicos (medicamentos ansiolíticos) possuem local próprio nos receptores GABAA onde agem e produzem um efeito sedativo. O álcool aproveita estes mesmos receptores benzodiazepínicos do GABA, por não dispor de receptores próprios. Esta condição de similaridade faz com que os benzodiazepínicos sejam usados para minorar o sofrimento da abstinência quando se interrompe o hábito de beber. Os vários benzodiazepínicos existentes no comércio são classificados quanto ao seu tempo de ação em longo, médio e curto prazo. Os benzodiazepínicos de curto prazo possuem uma ação sobre a estrutura do sono e são comercializados como medicamentos hipnóticos ou soníferos, sendo freqüente o seu uso por alcoolistas, cujo sono é prejudicado pela ação inibidora do álcool sobre a serotonina.

A ação dos benzodiazepínicos sobre o sono se faz pelo reforço nos estágios chamados REM, que correspondem aos períodos de sonhos, mas reduzem os estágios não REM, sem sonhos, que são justamente os estágios restauradores dos neurônios em suas atividades. Esta ação parece contribuir para um prejuízo na memória, já afetada pela ação do benzodiazepínico sobre o hipocampo.

Esses sedativos bloqueiam a entrada dos inibidores do nucleus accumbens, aumentando a liberação de dopamina e promovendo uma sensação de euforia. Os benzodiazepínicos reforçam a ação depressora do álcool, constituindo uma associação merecedora de maior atenção por suas conseqüências clínicas e comportamentais.

A dependência aos benzodiazepínicos processa-se por períodos variados de tempo de uso, podendo ser muito rápida, por ex. sete dias, como num caso apresentado, até cerca de um ano, mas de modo geral nós podemos situar o seu início entre dois ou três meses de tratamento findos os quais, já se deve pensar seriamente na sua interrupção.
Além da dependência, o seu uso abusivo pode ocasionar problemas como o da memória, já referido, problemas psicomotores, problemas quanto ao tempo de reação aos estímulos, velocidade e processamento de informações, estado de vigilância e muitos outros, comuns às outras drogas depressivas do SNC.

Inalantes 
Consumo de cola
Agentes anestésicos, lança-perfumes, solventes, cola de sapateiro, combustíveis e outras substâncias voláteis de uso industrial. Ativam os receptores GABAA e desativam os receptores NMDA do glutamato, donde o seu efeito depressor. Possuem efeitos indiretos que ativam a dopamina. Produzem inicialmente euforia com rebaixamento das inibições, seguindo-se de excitação e perda da coordenação motora, desorientação, visão turva com alterações na percepção de cores, distorção no sentido de espaço-tempo, vertigens, enjoos, inquietação, apagamentos. Os inalantes possuem potencial de dependência, gerando tolerância e sofrimentos de abstinência. 


Opiácios

Ópio, morfina, semi-sintéticos (heroína, Dolantina). Produzem uma sensação oceânica de prazer e bem-estar, além de ter um poderoso efeito analgésico.
Os seus efeitos resultam da interação da substância com os receptores opiácios que existem em várias áreas do SNC, incluindo a área tegmentar ventral, no Circuito de Recompensa. O organismo sintetiza os seus próprios opiácios, como as encefalinas e as endorfinas.
Os neurotransmissores podem ter mensageiros intermediários para o desempenho das suas funções, e os opiácios interferem no desempenho de alguns desses mensageiros. Assim como o álcool, eles limitam bastante a entrada de cálcio nos neurônios, impedindo uma transmissão satisfatória de sinais pelos neurotransmissores.
Os opiácios possuem elevado poder de dependência, com dois ou três meses de uso. A tolerância desenvolvida pode alcançar níveis de até cinqüenta ou cem vezes a dosagem inicial do uso. O uso continuado torna o seu usuário passivo e apático, até mesmo letárgico, com seus membros pesados, de difícil movimentação.


Anfetaminas e derivados

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Anfetaminas
Estas drogas estimulantes do SNC são sintéticas e constituem o elemento básico dos medicamentos chamados "moderadores do apetite" mas, além do seu uso pelas pessoas que desejam perder peso, têm sido procuradas, com o nome de "bolinha" ou "rebite", por motoristas de caminhão, vigilantes noturnos, universitários, etc., por apresentar também efeitos como redução do sono e da fadiga, bem como aumento da capacidade de trabalho. A pessoa fala mais depressa, e como dizem, fica "ligada", com sentimentos de confiança e presunção. As anfetaminas estão relacionadas entre as substâncias de "doping" esportivo. 

Nos Estados Unidos encontra-se no mercado ilícito uma metanfetamina que chamam de "Ice", derivada da anfetamina, para ser usada em cachimbos. O "Extase", atual droga da moda nas noitadas de "embalo", é outro derivado da anfetamina, chamado MDMA, que provoca euforia e um bem-estar intenso, juntamente a um desejo de intimidade, de conversar e de manter proximidade física (não sexual) com as pessoas. Pode elevar a pressão arterial e produzir hipertermia com muita transpiração e conseqüente desidratação.

As anfetaminas bloqueiam a recaptação da dopamina proporcionando, como a cocaina, um aumento da concentração desses neurotransmissor na fenda sinática. Uma dosagem maior pode levar ao bloqueio dos receptores, produzindo distúrbios da locomoção.
Também ativam os receptores da serotonina aumentando a sua liberação, da mesma forma em que fazem aumentar a liberação de noradrenalina, causadora da sintomatologia clínica referida.
Com o uso continuado, as anfetaminas podem causar problemas com a locomoção, visão turva e movimentos involuntários com os olhos (nistagmo), inapetência, náuseas, insônia, mudanças de humor, irritabilidade e alucinações. Nesse estágio atua como um alucinógeno, produzindo ataques de pânico, psicose tóxica, episódios paranóicos e depressão pós-anfetamínica. As dificuldades sexuais agravam os estados paranóicos e as depressões.

Cocaína 

Cocaína
É uma das drogas de maior sustento para o tráfico ilícito, em virtude do grande número de consumidores e da avidez com que estes buscam a droga. O cloreto de cocaína é um pó branco ("farinha"), usado por aspiração nasal. Ele também pode ser diluído em água e injetado na veia. Quando a cocaina é tratada por reativos alcalinos ela se empedra produzindo o crack, que é fumado. A cocaína possui um elevado poder de dependência porque disponibiliza diretamente a dopamina na fenda sináptica por impedir o retorno desse neurotransmissor à sua célula de origem. Após o neurotransmissor ter cumprido a sua missão junto ao receptor do neurônio pós sináptico e, impedido de retornar à sua célula mãe, ele fica na fenda repetindo a neuro transmissão, dando ao usuário o efeito imediato da droga. Nós dizemos que a cocaína impede a recaptação da dopamina.
A recaptação é um mecanismo extremamente importante para o funcionamento equilibrado do SNC, porque o neurotransmissor tem que ser reciclado a cada uso para reagir eficientemente a novas exigências.

Para agravar mais ainda os malefícios produzidos pela cocaína, esta droga ainda impede, da mesma forma, as recaptações de mais outros dois neurotransmissores: a noradrenalina e a serotonina.
Em virtude dessa ação farmacológica a cocaína produz as sensações psicológicas de magnificência, euforia, prazer e excitação sexual.


Quando usada de forma intermitente e em doses altas, como por exemplo, em noitadas de "agito" ela pode sensibilizar os neurônios, ocasionando irritabilidade com agressividade, inquietação e paranóia. A engrenagem da dependência, no uso continuado de cocaina, estabelece-se com a desativação de um número de receptores pós-sináticos da dopamina, estendendo-se a outros receptores, como os da noradrenalina e serotonina.
Essa adaptação traz sérias consequências para o funcionamento cerebral, como o surgimento de estados paranoicos que podem atingir níveis psicóticos bem como depressões graves que podem levar ao suicídio.
A ação da cocaina sobre vários neurotransmissores pode gerar conseqüências simultâneas em vários sistemas orgânicos, entre as quais destacamos a mais comum, a falta de apetite, e a mais grave, o derrame cerebral ou insuficiência cardio-respiratória, ao lado de respiração ofegante, aumento da pressão e até aumento da temperatura.

Nicotina

A nicotina é uma substância constituinte do tabaco e que lhe confere o poder de estabelecer dependência, estado pelo qual denominamos tabagismo. A nicotina é, portanto uma droga, muito embora o FDA, Food and Drug Administration, a organização americana que estabelece as regras para a sua comercialização, não a reconheça.
Ação das Drogas no Cérebro - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Cigarro - Nicotina

A nicotina possui receptores próprios junto aos receptores de acetilcolina, ativando estes neurotransmissores os quais, como já vimos, age no hipocampo estimulando funções cognitivas, entre as quais a memória, e também proporcionando um efeito de relaxamento muscular através da sua ação sobre o sistema neuromuscular.
A nicotina proporciona a liberação de noradrenalina no locus coeruleus, aumentando a vivacidade, diminuindo as reações ao estresse e melhorando a concentração. A nicotina estimula os receptores de dopamina aumentando a atividade do Circuito de Recompensa, atividade essa que, por sua vez é reforçada pela liberação de opióides endógenos.
A nicotina também interfere na ação da enzima acetilcolinesterase que desnatura a acetilcolina após o seu uso, fazendo com que este neurotransmissor permaneça por mais tempo disponível na fenda sináptica.
É muito poderosa a força da dependência à nicotina, tornando difícil a interrupção do uso. Até meados do século passado quase não se dispunha de trabalhos científicos evidenciando os enormes prejuízos à saúde causados pelo uso do fumo e então, valendo-se disso, a sua poderosa indústria já havia ativado uma propaganda muita bem elaborada, que atraiu milhões de pessoas ao seu uso.


Atualmente, a grande quantidade de evidências sobre a nocividade do uso do tabaco tem conseguido a necessária sensibilização política dos governos para combater aquilo que nós podemos qualificar de pandemia tabágica. 

A nicotina, é considerada uma substância estimulante (droga), causando como visto acima, grave dependência física, porém, vale salientar que não é considerada uma droga alteradora do SNC (alterações na percepção de tempo, espaço, e visão por exemplo, como cocaína, maconha, álcool, e outras drogas)

Maconha

A maconha é uma erva usada como substância psicoativa perturbadora do SNC, geralmente de forma fumada. O seu princípio ativo é o THC, tetrahidrocanabinol. O teor de THC depende da variedade da planta, forma de cultivo e preparação do produto, variando desde 0,5 a 2,0% até 60%, como é o caso do haxixe, preparado da resina de folhas e flores dessa erva. A produção ilícita da maconha (ou marijuana) tem se preocupado em apresentar variedades com maior concentração de substância ativa como o "skunk", que conta com até 22% de THC.

O início da ação e a duração dos seus efeitos dependem da concentração do seu princípio ativo e da forma de administração da droga (quando fumada o efeito é mais rápido mas menos duradouro do que na forma ingerida), sendo que esses efeitos podem ser muito relacionados com a disposição prévia do humor do usuário e do ambiente de uso.
Ação das Drogas no Cérebro - http://www.mais24hrs.blogspot.com.br
Cigarro de maconha
Os efeitos de um "baseado" (cigarro de maconha) constituem-se de uma alteração da consciência, diminuição da atenção, estado sonhador com ideação livre e desconexa. Lentificação e dificuldades da coordenação motora, voz pastosa, sendo importante o sentido de lentificação do tempo e distorção do espaço, tornando a direção de veículos perigosa até 10 horas após o uso. Pode aparecer uma sensação de grande bem-estar, euforia e riso, acentuação na percepção de cores, mas também pode surgir depressão do estado de ânimo ("baixo", na gíria), despersonalização e desrealização.
Um cigarro com teor maior de THC pode levar a alucinações visuais coloridas. Pode aparecer medo e pânico, distorção da imagem corporal e sensação de peso nas extremidades.
Os canabinóides possuem receptores próprios (CB1) distribuídos pelo córtex cerebral (notadamente pré-frontal) e cerebelo, bem como no sistema límbico, sobretudo no hipocampo e nucleus accumbens, por onde liberam dopamina.

Como agem as drogas no cérebro - SNC
O seu uso habitual pode gerar afrouxamento das associações com fragmentação do pensamento e comprometimento da capacidade mental, alterações do pensamento abstrato, confusão, alterações da memória de fixação, isto é, na transferência de material da memória imediata para a memória de longo prazo. Prejuizo nas habilidades de falar corretamente, formar conceitos, concentração, atenção, lentificação e dificuldades da coordenação motora, ansiedade e depressão, oferecendo possibilidades para alterações da personalidade tais como passividade, ausência de objetivos, apatia, isolamento e falta de ambição e abrindo guardas para o uso de outras drogas.
A longa vida do THC no corpo humano (ocasionada por sua afinidade às gorduras onde se fixam) faz com que os usuários possam, de fato, permanecer cronicamente intoxicados e exibir prejuizos comportamentais e motivacionais, mesmo fora do período do uso ativo.

Trabalhos recentes correlacionam com evidência a precipitação de surtos esquizofrênicos (psicose canábica) em jovens predispostos, e levando inclusive a possíveis quadros esquizofrênicos, ou desenvolvimento gradual destes.
Os usuários de maconha não costumam se aperceber que grande parte dos seus problemas foi gerada pela droga, e ainda mais, do quanto ela agravou os problemas já tidos.

Em virtude de comprometer fundamentalmente a memória e a atenção, acaba por comprometer a atividade intelectual, o aprendizado e as habilidades sociais.
A maconha leva à dependência, com os seus componentes – tolerância e sofrimentos de abstinência. Esta se apresenta com pouca intensidade, pela propriedade do THC de ligar-se bem às gorduras onde podem estocar-se por maior tempo como dissemos acima, mas mesmo assim ocorrem problemas com o sono, irritabilidade e agressividade. Há que diga, com certo alívio, que a maconha "só" causa dependência psíquica. Isso não faz sentido, pois o que importa é que ela dá ao usuário a mesma impulsividade para obtenção e uso como quaisquer das outras drogas que chamam de "pesadas".

Alucinógenos

Reunimos com esse título um grupo de substâncias que induzem a percepções irreais e que são muito diversificadas quanto às suas estruturas químicas, o seu modo de ação e quanto aos seus efeitos sobre o SNC.
Dividiremos os alucinógenos em dois grupos, quanto à sua origem vegetal ou sintética.

A) Alucinógenos vegetais:

Mescalina:

Substância extraída do cacto mexicano chamado "peiote", usada em práticas religiosas regionais no norte mexicano e sudoeste americano pela população nativa dos Navajos tendo, para tanto, o seu uso legalmente permitido. Fora dessa situação, o uso da mescalina foi difundido popularmente por Carlos Castañeda e Aldous Huxley, sendo produzida até sinteticamente com o nome de STP, uma droga que imita os seus efeitos, semelhantes aos do LSD.
A mescalina provoca alucinações auditivas e visuais oníricas com efeitos psicodélicos. Há uma excitação do SNC seguida de depressão.

Muscarina:

Extraída de cogumelos do gênero "aminita", muito difundidos por todo o mundo e conhecidos como "chapéu de anão"
A muscarina provoca inicialmente sono com certa desorientação, para depois aparecerem euforia, distorção da noção do tempo e alucinações.
A sua ação decorre da união aos receptores muscarínicos da acetilcolina que têm efeitos inibidores, mas essa ação se estende com a atuação sobre os receptores GABA.

Psilocibina ou psilocina:
Como agem as drogas no cérebro - SNC
Cogumelo
É extraída de cogumelos do gênero "psilocybe", conhecidos como "cogumelos mágicos" comuns no México e sudoeste americano e América Central. É usado em práticas religiosas no México, sendo de uso recreativo nos Estados Unidos e em vários países da Europa. 

Um inquérito da Agência da União Européia que identifica as tendências das drogas na Europa, incluiu pela primeira vez o consumo de "cogumelos mágicos" em 2003. A estimativa de prevalência deste consumo entre estudantes de 15 e 16 anos é igual ou superior às de LSD ou outras drogas alucinogênicas na maioria dos países participantes.
As psilocybinas possuem estrutura química semelhante à do neurotransmissor serotonina e do LSD, com efeitos indistinguíveis desta droga.

Ayahuasca:

É um preparado composto pela casca da árvore do mesmo nome e de folhas de "chacruna", dois exemplares da flora amazônica.
É usada em cultos religiosos (Santo Dime) com permissão do Conselho Nacional Anti-Drogas (CONAD).
O seu efeito é resultante da mistura entre uma substância da casca da ayahuasca com outra substância das folhas da chacruna. Cada uma dessas substâncias isoladas, não tem ação, mas, estando as duas juntas, ocorre uma interação com o sistema da serotonina, produzindo um estado de emoção transcendente e alucinações psicodélicas.

B) Alucinógenos sintéticos

LSD


Como agem as drogas no cérebro - SNC
"Selos" de LSD Sublinguais
Dietilamida do ácido lisérgico. É uma droga sintética que faz efeito com doses minúsculas, fato que dá margem à sua comercialização dissimulada em cartões, selos etc. Pode ser servida até na forma de gotas.
A ação alucinógena do LSD se faz principalmente pela sua atuação nos receptores pré-sináticos 5HT2, diminuindo a liberação de serotonina e aumentando, indiretamente, a liberação de dopamina, dando a sensação de euforia com conseqüente reforço psicológico.
Descreveremos a sua ação como protótipo de outros alucinógenos sintéticos.
As alterações sensoriais causadas por essas drogas variam desde simples aberrações da percepção até a degradação da personalidade. Os seus efeitos têm dado margem a interpretações fantasiosas dos seus experimentadores que, em geral os descrevem como viagens, de bom ou de mau curso.

Em meados do século passado o grande pensador americano Aldous Huxley, entusiasmado com os efeitos do LSD, e acreditando na possibilidade de aproveitá-los para promover uma ascese espiritual, chegou a constituir uma associação de experimentadores da droga. Essa associação, entretanto, logo se desvaneceu em virtude de terem surgido efeitos neurológicos negativos da droga em alguns dos seus membros.
Durante uma experiência o usuário pode permanecer calmo, lúcido e bem orientado, assim como pode apresentar ansiedade, desorientação e pânico, mas sempre estará consciente de que a irrealidade vivida corre por conta da droga. Têm sido relatados casos de violências relacionadas ao uso de LSD.
Um efeito retardado e indesejado do uso desses alucinógenos é o aparecimento de "flashbacks", que são súbitas e incontroláveis recorrências de distorções da percepção, posteriores ao uso, como as que se apresentaram nos seus efeitos imediatos.

Anticolinérgicos

Como agem as drogas no cérebro - SNC
Lírio
As drogas anticolinérgicas encontram-se em algumas flores como o lírio, saia branca, trombeta ou trombeteira, e outras, e costumam ser usadas na forma de chás ou infusões. Essas plantas produzem duas substâncias psicoativas, a atropina e a escopulamina, que são responsáveis pelos seus efeitos, mas tais substâncias também podem ser sintetizadas, fazendo parte de alguns medicamentos usados contra o mal de Parkinson ( Artane ®, Akineton ®), também empregados para minorar efeitos colaterais de alguns anti-psicóticos, além de alguns colírios dilatadores de pupila e também medicamentos de uso em gastroenterologia.

As drogas anticolinérgicas atuam impedindo que o neurotransmissor acetilcolina passe a sua mensagem para o receptor do neurônio que deveria recebê-la (diz-se de uma ação antagonista), e por esse motivo produzem alterações que no Sistema Nervoso Central manifestam-se por: desorientação, incoerência, delírio, alucinações, agitação, comportamento violento, sonolência e até coma.
Temos observado casos de uso concomitante de anticolinérgicos sintéticos e álcool, com graves conseqüências de ordem psiquiátrica.
No Sistema Nervoso Periférico (corpo) ocorrem: elevação da temperatura, dilatação das pupilas, secura na boca, rubor facial, aceleração dos batimentos cardíacos, prisão de ventre e retenção urinária.
Nota: Antes da invenção de rouge cosmético era comum o uso de folhas ou pétalas das flores de beladona pelas mulheres, que as friccionavam na face para efeitos estéticos. A beladona faz parte daquelas plantas que possuem substâncias anticolinérgicas citadas acima e leva esse nome justamente por esse antigo costume feminino.



Bibliografia
01-Berman M.O. PhD, Shangrin B. PhD, Evert D. PhD, Ipstein C. PhD
"Brain and Behavior Impairements"
Alcohol Health & Research World vol21 No1, 1.997
02-Boileau I, Assad JM, Pihl R, Benkelfat C,Leyton M, Diksik M, Tremblay R E, Dagher
"Alcohol promotes dopamine release in the humam nucleus accumbens"
Synapse sep 15;49(4):226-31
03-Childrens, Anna Rosa
"Limbic ativation during cue-induced cocaine craving"
Am. Journ. of Psy. 156(1):11-18, 1.999 NIDA Notes – vol 16 No2
04-DiChiara G "Alcohol and dopamine"
Alcohol Health & Research World vol21, No2, 1.997
05-Eduardo Kalina - "Os efeitos das drogas no cérebro humano"
Comunidade Terapêutica Bezerra de Menezes 1.997
06-George Vaillant - "A História Natural do Alcoolismo Revisada"
ArtMed 1.999
07-Gesina L. Longencker - "Drogas, Ações e Reações"
Market Books 2.002
08-Gonzales R. PhD, Jaworski J. PhD
Alcohol Health & Research World vol21 No2 1.997
09-Griffith Edwards - "O Tratamento do Alcoolismo" 3ª Edição
ArtMed 1.999
10-Henquet C, Krabendan L, SpanwenJ, Kaplan C, Lieb R, Wittchen van Os J.
"Prospective cohort study of cannabis use, predispisition for psychosis , and psycotic syntoms in young people"
BMJ jan1; 330(7481);11 2.005
11-Himmelsbach C. K. - "The morphine abstinence syndrome its nature and treatment"
Annals of Internal Medicine 15:829-843, 1.941
12-Littleton J. - "Neurochemical mechanisms underlying alcohol withdrawal"
Alcohol Health & Research World vol22 No 1 13-24 1.998
13-MacLean - "The triune brain evolution"
Plenum Press. New York 1.990
14-Mark Moran - "Drug Addiction Erodes 'Free Will' Over Time"
Psychiatric News July 6, 2007 Vol 42 N 13 p16
15-Mihic S. PhD, Harris R. A. PhD - "GABA and the GABAA receptor"
Alcohol Health & Research World vol 21 No2 1.997
16-NIAA- Thenth special report in the United States Congresso on Alcohol and Health
"Alcohol, the Brain and Behavior"
Alcohol Health & Research World vol 24 No1 2.000
17-Organização Mundial de Saúde
"Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde" – CID-10
Distribuição pelo Centro Brasileiro de Classificação de Doenças e Ministério da Saúde.
18-Organizacion Mundial de la Salud – Comitê de Expertos en Higiene Mental
Serie de Informes Técnicos No 42
"Informe de la Primera Reunión del Subcomitê del Alcoholismo" 11-16 diciembre 1.950
Oficina Sanitária Panamericana – Washington DC- E.U.A.
19-Organizacion Mundial de la Salud – Comitê de Expertos em Higiene Mental
Serie de Informes Técnicos No 48
"Segundo Informe del Subcomitê del Alcoholismo – 15-20 octubre 1.951
Oficina Sanitária Panamericana – Washington DC- E.U.A.
20-Pawlak R, Melchior J, Mathis T, Skazpiec A, Strickland S.
"Ethanol – withdrawal seizures are controlled by tissue plasminogen activator via modulation of NR2B-
containing NMDA receptors.
Proc. Natl. Acad. Sci. USA, 10.1073/pnas 0406454102 jan 2005
21-Penildon Silva - "Farmacologia" Sexta Edição
Guanabara Koogan 2.002
22-Radel M, Goldman D.
"Pharmacogenetics of alcohol reponse and alcoholism: the interplay of gener and enviromental factors in
thresholds for alcoholism"
Drug Metabolism and Disposition – US Gov vol 29 No4 Part 2 2.001
23-Riezl A, French E. - "Abused inhalants and central reward pathway"
Ann. N. Y. Acad. Sci, June 1, 965:281-91 2.002
24-Stewart, R.B. PhD, Ting-Kai Li, MD. - "The neurobiology of alcoholism in genetically selected rat models"
Alcohol Health & Research World, vol 21 no 2 - 1.997
25-Valenzuela C. PhD - "Alcohol and neurotransmitters in interactions"
Alcohol Health & Research World vol 21, No2, 1.997
26-Walters C, Kuo Y, Blendy J. - "Differential distribuition of CREB in the mesolimbic dopamine reward pathway"
Fontes - Psiqweb, NIDA, Boas Práticas Farmaceuticas
Share:

14 comentários:

  1. Não tão anônima ..Mas representação de mães que buscam conhecer o inimigo muito mais para vencê-lo. Esse artigo é base de conhecimento argumentativo. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito bem sintetizado, porem achei que poderia demostrar melhor as reações dos receptores em todas as drogas apresentadas.
    Mas de toda forma muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, trabalho sério e eficiente.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana, Mr ajudou bastante nos estudos... Trabalho bem feito e eficiente

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo. Mas faltou a finalização, o mais importante!!!! Como tratar um dependente químico com sérios distúrbios mentais? Quem devemos pedir ajuda? A quem recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inex

      Grato por sua visita ao site. A sua questão não é simples, tudo depende do tipo de "distúrbios" a que você se refere. Se decorrentes do uso e temporários (comuns e normais a usuários), se anteriores ao início do uso de SPA's, qual o tipo, etc. Toda comorbidade associada ou não, ao uso de substâncias psicoativas, poderá ser diagnosticada por profissionais habilitados, sendo eles, psicólogos, e psiquiatras. E a partir daí, tratada em conjunto, e paralelamente, ao tratamento contra a DQ do paciente. Busque, dependendo de sua situação, auxílio em uma unidade CAPS de sua cidade. Se possível, busque ou indique, paralelamente a isso, uma internação para o tratamento da DQ (Dependência química), se necessário. Como afirmei, cada caso é um caso...importante é você, se puder, buscar tomar conhecimento qual o tipo de problema a que você se refere, e então, poderá oferecer ou proporcionar, a ajuda. Deus ilumine. Abraço!

      Excluir
  6. Esclarecedor!!!
    Com relação aos sintomas da "abstinência", há algo para auxiliar na melhora dos sintomas quando não está sendo usada medicação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, os "sintomas da abstinência" a que você se refere, acredito que sejam do álcool. O que pode auxiliar(além de um programa de recuperação, e no caso a parte, das medicações auxiliares de controle da abstinência)? Bom, água, muita água. Algo "doce", como sucos, chocolate vez por outra, algum doce em geral também pode ajudar. Existem outras indicações, veja aqui nestes links:

      http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-para-alcoolismo.html
      http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/remedios-caseiros-para-deixar-o-alcool-019285

      Nada porém, é comprovado cientificamente com exceção à medicação típica e indicada pelo médico, mas, bem da verdade, inclusive médicos aconselham a ingestão de alguns tipos de chás, água, etc, no auxílio para alívio de sintomas. Apenas cuidado com açúcar em excesso.

      Por fim, força de vontade, muita força de vontade, clareza de "querer". Ninguém nasce bebendo cerveja, ou vinho, nascemos tomando leite, depois água. O álcool é absolutamente supérfluo na vida de um ser humano. Aprender a viver, sem ele, é se libertar não somente do vício em si, mas de correntes sociais.

      Espero ter podido ajudar, abraço e Mais 24 Hrs!

      Excluir
  7. Achei muito bom o conteúdo do texto!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, por que o crack é uma droga estimulante do SNC? Ela deveria ser uma perturbadora, já que, ela causa alucinações e delírios. Se alguém puder me explicar ficarei grata. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Layse tudo bem? Não sendo profissional da área...apenas conheço o seguinte: O crack é um derivado da cocaína, e possui as propriedades químicas dela. Numa explicação simplista, a cocaína e por conseguinte o crack, são estimulantes do SNC, no sentido de que por exemplo "potencializam" alguns sentidos: audição, visão, etc, ou seja, a pessoa fica "alerta". Uma droga estimulante, pode sim causar alucinações, e a cocaína causa alucinações, por consequência, o crack também. As drogas depressoras, como o álcool, tem efeito contrário nesse sentido, pois diminuem a atividade do órgão(cérebro). Já as perturbadoras, agem não no sentido quantitativo (diminuir ou aumentar) mas sim, o cérebro (SNC) passa a trabalhar de maneira "anormal", desordenada. Exemplo: Maconha, LSD, Mescalina, etc. Vale destacar no entanto, que o uso de drogas(todas), mesmo as estimulantes, "trabalha" no seguinte esquema: a pessoa sai do seu estado normal(antes do primeiro uso) e ao usar, fica eufórica, alta, etc (lá em cima) ou "ligada", após o efeito, no primeiro uso, volta ao estado normal. Com o tempo, depois de usar, e passar o efeito, ao invés de voltar ao estado "normal", o humor desce para a depressão. E então, começa o ciclo: Euforia X Depressão, e Estado Normal. A pessoa passa mais tempo no estado depressivo, em seguida no estado eufórico, e pouco tempo no estado normal (funções normais cerebrais). >http://mais24hrs.blogspot.com.br/2012/08/acao-das-drogas-no-snc.html<

      Abraço e obrigado por participar!

      Excluir

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador