Sentir-se parte de algo
O isolamento, provocado pelo uso de drogas, e da doença (dependência química), levou-nos a "viver", em um mundo só nosso, distante, "zinza", vazio. Um mundo de medo, de dúvidas, e falta de ação. E isso, pode ter acontecido para muitos por anos, décadas. Após o primeiro passo, após parar com o uso, mesmo antes de verdadeiramente começar a viver em recuperação, a visão do mundo "real" que está a nossa volta, nos assusta de sobremaneira. As pessoas, parecem diferentes, os dias parecem diferentes.
Olhamos para o futuro comum à maioria das pessoas: Trabalho, relacionamentos, metas, objetivos concretos, pagar contas, etc., e este futuro nos assusta, porque nunca, havíamos vivido, um só dia realmente nele, apenas e talvez breves momentos, mal percebidos porque estávamos ainda entorpecidos, ou pela droga do dia anterior, ou por nossa própria doença.
Quando o processo de recuperação inicia-se, aliado à nossa boa vontade, e determinação pela prática do programa, a "coisa" começa a mudar de figura. Porém, a razão de muitos recaírem neste ponto, é a dolorosa dificuldade, ou visão, do próprio passado de dor e destruição, confrontados com o presente e o futuro. É extremamente doloroso, ver quanta dor causamos, quanto tempo "perdemos", quantas pessoas se afastaram de nós, etc. Neste momento, esta dor para muitos, é insuportável, e usar, mostra-se a "melhor" e mais "fácil" saída. Tudo o que gostaríamos, é não ter que olhar para isso tudo, e a droga, (esta é a ilusão), nos priva desta "realidade"...
Somente a força de vontade, e a determinação, aliados a ajuda de outros adictos, se possível da família também, pode criar a motivação extra, de que muitos as vezes necessitam.
Porque, a dor passará...tudo passará. Aprendemos a lidar com ela. Vivenciando o programa, esta dor será substituída pelo amor, pela fé. Não poderemos muitas vezes, trazer de volta, pessoas que se foram. Não teremos mais, os anos "perdidos", nem a juventude. Teremos que reiniciar, ou simplesmente começar, porque muitas coisas, sequer experenciamos, estabilidade em um emprego, independência financeira, casa, lar, uma vida.
O programa de recuperação, não nos promete nada: Não garante emprego, nem esposa...não promete casa, nem carro. Não diz que seremos ricos, nem que seremos pobres... (de bens). O programa nos garante uma coisa: Se procurarmos seguir as sugetões, os passos, com a ajuda de um Deus amoroso este programa nos garante que, nunca mais, só por hoje, precisaremos voltar a usar. E a partir daí, aos poucos, conquistamos uma qualidade de vida, com a qual nunca sequer sonhamos. Qualidade de vida...estar limpo.
O restante...virá aos poucos, ou virá rapidamente, de acordo com a vontade de Deus. Emprego, relacionamento, possível retorno de família, amigos...Deus, não nos deixa sozinhos, com uma "cruz" maior do que nós mesmos...
Neste momento, é muito bom, e importante, "sentir-se parte de algo". Parte de uma irmandade, de um grupo de bons amigos, de uma família. Encontrar o "lugar", em meio a socidade, a comunidade, e sempre existirá, estando em recuperação, este lugar. Quando nos sentimos parte de algo, nos sentimos úteis, por vezes valorizados, nos sentimos amados.
Desta forma sempre, sempre, existirão dois caminhos. Recuperamos (quando praticamos o programa) o nosso poder de escolha, que antes era somente um: usar. Hoje, podemos escolher, e sempre existem duas escolhas: Viver, ou morrer...
E a vida, sempre valerá a pena, com todas as dificuldades, frustrações, dor (a dor é inevitável, o sofrimento é opcional), mas também com as alegrias, as conquistas diárias, o amor das pessoas...A vida, sempre valerá a pena.
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade
0 comentários:
Postar um comentário
Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com
Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador